Desenho Racional: Esfér traz atemporalidade para joias nacionais
O DNA cosmopolita da Esfér, da dupla João Viegas e Aldo Miranda, é o ponto de partida para o début da label no mercado nacional. Criada com design autêntico e sem perder de vista a essência tradicional da joalheria, a grife aposta na racionalidade dos contornos minimalistas para dar forma a materiais nobres, como o ouro e a prata.
Nesse primeiro select foram criadas 30 peças entre anéis, brincos, colares, pulseiras, tornozeleiras e ear cuffs. “A nossa ideia é que essas joias façam parte permanente do catálogo, por isso elas foram pensadas na atemporalidade”, avisa Viegas, que assina a direção criativa da marca.
Os sócios da grife são amigos de longa data e resolveram unir forças desde 2018 para dar start ao projeto. João Viegas, mineiro radicado em São Paulo, é um fotógrafo conhecido no mundo da moda. Além da vocação fashion, ele tem intimidade com o universo da ourivesaria. “O meu irmão é ourives, o que ajudou no posicionamento que eu estava buscando, que era idealizar algo moderno e elegante, que pudesse ser usado tanto por mulheres como por homens.”
Já Aldo Miranda reuniu a experiência que tinha como empreendedor, sua formação jurídico e o gosto pelas práticas inventivas para assumir a direção executiva do projeto. “Foi uma honra unir-me ao João na criação da marca. Nosso nível de exigência e nossas forças complementares foram essenciais para que conseguíssemos atingir o objetivo de elaborar peças harmônicas e de qualidade”, conta Aldo.
Avessos aos rótulos, eles preferem trabalhar mais perto do entendimento da “fashion jewelry”, tramando acessórios que ajudam na construção de uma identidade visual única. “Acreditamos que os nossos consumidores sejam pessoas inquietas, cheias de personalidade e de atitude, e que reconhecem o valor da joia e do design”, dizem.
A inspiração para batizar a brand de Esfér veio da ideia de “desconstruir o esférico”. “Queríamos um nome forte, descomplicado, autêntico e que tivesse a ver com forma e função.” E é exatamente isso o que se vê pontuado no line-up: brincos delineados em eixos longitudinais, correntes com movimentos esculturais, ear cuffs esquematizados como se fossem engrenagens e anéis configurados com delicados origamis. Aí está um respiro de originalidade para quem tem sede de novidade.
Créditos
FOTOS: João Viegas
EDIÇÃO DE MODA: Victor Borges
MODELO: Lana Santucci
BELEZA: PaulaKadija