Joias

Stephanie Perla inspira-se na Chapada dos Veadeiros em nova coleção

A designer de joias Stephanie Perla mergulha fundo na impactante paisagem da Chapada dos Veadeiros para sua nova coleção

189 Joalheria por Stephanie Perla
189 Joalheria por Stephanie Perla

Dona de uma personalidade vibrante e de muita sensibilidade, a designer de joias Stephanie Perla está sempre com suas antenas voltadas para o mundo. Não por acaso, acaba de lançar sua coleção inspirada na paisagem impactante da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

189 Joalheria por Stephanie Perla
Foto: Divulgação.

Aos 28 anos, a paulistana de Pinheiros vem se destacando no mercado como um sopro de ar fresco. À frente de sua marca, a 189 Joalheria Contemporânea, Stephanie começou sua jornada profissional com a moda. Formada pela Faculdade Santa Marcelina, sempre foi apaixonada pelo processo da costura. “Tenho uma tia que tem fábrica de roupas, e desde pequena ia lá para desenhar e criar alguma coisa para mim”, lembra ela, que chegou a ir para a Inglaterra fazer cursos de figurino e de moldes, que lhe permitiram realizar ideias mais complexas de vestuário.

 

Foi na Europa, aliás, que Stephanie finalmente encontrou sua verdadeira paixão. Estudou os segredos da cravação perfeita (flush) e da modelagem em cera, tão essenciais para a joalheria. “Fiz um semestre obrigatório da faculdade de moda no Brasil, depois me mudei para Londres e fiz três cursos na Central Saint Martins. Na sequência, me mudei para Florença, na Itália, onde fiz pós na Alchimia, faculdade de design de joias”, conta ela, que garante que o processo de manufatura das peças é seu favorito, quando ela põe sua alma, em que cada movimento traduz uma emoção. Pensar na natureza, na terra, na pedra, na origem do metal, em uma textura nova faz com que a designer respeite cada etapa do processo até o resultado.

 

Sobre o lançamento da coleção Vale da Lua, Stephanie explica: “Encantada pelas curvas e pela água abundante da região, passei a imaginar como seria ou poderia ser o interior dessas pedras”. Vinte e quatro peças foram confeccionadas pela equipe da 189, de prata 925 reciclada usando a técnica da espuma, que consiste em criar texturas por meio da aplicação controlada de um líquido que, ao endurecer, forma uma espuma com uma variedade de padrões e superfícies que se assemelham às pedras da paisagem lunar encontrada na Chapada dos Veadeiros.

 

“Sempre utilizo metais como prata e ouro. As pedras são em sua maioria brutas. No caso dessa coleção, usei a técnica de espuma expansiva para obter um aspecto mais rústico”, explica a designer, que se preocupa com questões de sustentabilidade. “A produção da Vale da Lua foi feita inteiramente por mulheres, desde a criação até a ourivesaria.” Adepta do slow design, que leva em conta todo o ciclo de vida das joias e o tempo necessário para seu desenvolvimento e sua produção, ela usa prata reciclada proveniente das placas de raio X, normalmente descartadas após exames médicos, entre outras práticas.

 

A irreverência também faz parte do DNA da 189. Fã do surrealismo e do hiper-realismo, busca referências nas mulheres que passaram por sua vida, na beleza de cada detalhe da natureza do nosso país, nas lendas e histórias de seus antepassados.

 

Em fevereiro, a 189 foi selecionada para integrar a curadoria da multimarcas Flying Solo durante a semana de moda de Paris. O desfile da coleção aconteceu no evento The Ones to Watch, organizado pela Flying Solo, reconhecida por seu compromisso em destacar criadores independentes, marcas e designers emergentes. E vem mais por aí: “Estaremos em Nova York para o Design Week e já estamos confeccionando as próximas coleções”, comemora Stephanie.

 

Tags

Posts recomendados