São Paulo Fashion Week 2020/2021: 3 tendências para se inspirar
Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a São Paulo Fashion Week 2020 ocorreu de maneira digital, formato adotado pela maioria dos eventos de moda que aconteceram durante o ano. O evento, que marcou o aniversário de 25 anos da SPFW, aconteceu entre os dias 4 e 8 de novembro, e contou ao todo com 33 marcas que apresentaram suas coleções de diversas maneiras, incluindo fashion films, séries de fotos e conteúdo para redes sociais, trazendo inúmeras referências para a próxima temporada. Confira três tendências que tiveram espaço na celebração para se inspirar!
Adaptação e conforto
A pandemia enfrentada durante 2020 impactou praticamente todas as áreas da vida, inclusive o vestuário do dia a dia. O período em casa pediu por roupas confortáveis, mas que, ao mesmo tempo, estivessem adequadas aos momentos de trabalho. Durante esse momento, o ato de se vestir também colabora para aumentar a sensação de paz e aconchego – pontos importantes no cenário atual.
Essa mudança apareceu de maneira significativa em desfiles ao longo do ano e marcou sua presença também na São Paulo Fashion Week, destacando a tendência de roupas confortáveis e adaptadas às novas necessidades. Entre os destaques está a coleção Ritual, da Amapô, que repensa o uso do jeans de maneira mais maleável e ampla. A calça jeans feminina e masculina ganha novos contornos, com uma modelagem mais leve e que abraça o corpo, alinhada com a necessidade da sensação de conforto. A marca Lenny Niemeyer também apresentou uma coleção alinhada com esse movimento, representada por meio de peça fluidas e caimentos leves.
Necessidade de espaço
A busca por amplitude e o desejo de dominar o espaço é outra tendência que já apareceu em desfiles da estação, associado tanto à busca da mulher por espaço, quanto a um movimento contrário ao período de isolamento causado pela pandemia. As mangas bufantes, que marcaram presença nas coleções de Aluf, Juliana Jabour e Handred Studio, dão um bom exemplo de como é possível usar a roupa para exigir o respeito de seu espaço e chamar a atenção para si. Calças de modelagem ampla, peças oversized e outras referências do estilo streetwear agregam ainda mais camadas e elementos para essa tendência.
Mundo colorido
Para brindar a chegada do verão, as marcas trouxeram coleções cheias de tonalidades vibrantes para levantar o astral. Azul, roxo, verde e laranja foram alguns dos destaques, surgindo em peças de variadas cores e estilos, mostrando que o uso das cores pode ser feito em qualquer hora e lugar. A coleção Lampejo, da marca Neriage, e a Estudos Melancólicos, da Renata Buzzo, foram alguns dos nomes que exploraram o universo das tonalidades durante o evento – que, no geral, foi mais sóbrio –, criando looks monocromáticos onde as cores são o elemento de destaque.