Alexa Chung deu um grande passo em 2017 em sua carreira na moda e passou a ser não apenas uma it-girl, como também uma empreendedora ao lançar sua primeira marca homônima. Mas a pandemia afetou todos os setores e seu projeto foi duramente impactado nos últimos anos, o que a levou a tomar uma decisão difícil essa semana: a de encerrar a grife que leva eu nome.
A Alexa Chung Inc chegou a desfilar duas vezes na Semana de Moda de Londres e acaba de lançar uma coleção em parceria com a Barbour, cujas peças serão vendidas até 31 de março, mas nem todos esses grandes feitos acabaram salvando o negócio. De acordo com o "WWD", a marca em si não será comprada por nenhum grupo de luxo e nem terá seu CNPJ encerrado completamente, pelo menos por enquanto.
Um dos possíveis motivos levantados pelo jornal que levaram ao término da marca, foi que Alexa estava muito focada em vendas em atacado para grandes multimarcas como Net-a-porter, Selfridges , Liberty, Mytheresa, The Webster, Bergdorf Goodman e Isetan, em vez de ter uma linha direta com seus clientes com mais investimentos em e-commerce e redes sociais.
No seu Instagram, Alexa publicou uma carta aberta para seguidores e fãs da marca. Leia na íntegra a sua versão traduzida abaixo:
"Gostaria de compartilhar a notícia de que nos últimos meses tenho gradualmente encerrado as operações da ALEXACHUNG, a linha de moda que fundei em 2017.
Foi mais do que uma honra poder criar o guarda-roupa dos meus sonhos, e gostaria de agradecer aos nossos clientes maravilhosos pelo amor que vocês nos enviaram - vocês têm muito bom gosto.
A experiência de montar e estar à frente da minha própria empresa tem sido gratificante e muitas vezes alegre, mas os últimos dois anos têm sido desafiadores para pequenas empresas independentes e a nossa não é exceção.
A decisão de fechar não foi tomada de ânimo leve, até porque sou muito grato pela paixão e criatividade que a equipe da ALEXACHUNG trouxe consigo todos os dias e pela fé que todos os envolvidos tiveram nesse empreendimento. Tenho muito orgulho da empresa que nos tornamos.
Desnecessário dizer que meu entusiasmo pela moda continua inalterado, e com isso pensei em mostrar algumas das minhas coisas favoritas que criamos ao longo dos anos como forma de celebrar tudo o que conquistamos!"