Botas over-the-knee são tendência ousada da próxima temporada
As botas over-the-knee voltam dos anos 60 como destaque para o outono/inverno; saiba como usar
Já é certo: na moda nada se perde, tudo se renova. Diretamente dos anos 60, as polêmicas botas over-the-knee retornam como tendência e com direito a destaque na próxima temporada. Durante a Semana de Moda de Nova York, em fevereiro deste ano, os estilistas Prabal Gurung, Michael Kors, Brandon Maxwell, Oscar de la Renta, Carolina Herrera foram apenas alguns dos nomes que apostaram no calçado.
Com a proximidade do outono/inverno, já é comum o uso de botas, mas em 2022 o modelo é a grande aposta. Com cano longuíssimo, acima do joelho - e algumas vezes, bem acima dele - as over-the-knee além de perfeitas para aquecer no frio, imprimem personalidade e sensualidade. Quando surgiu em 1960 e foi incorporada em 1962 por Balenciaga e Yves Saint Laurent, as botas marcaram um rito de passagem para as mulheres, que começavam a deixar de lado uma estética mais feminina para apostar no mais atrevido e potente.
Em 2022, o ressurgimento das botas over-the-knee traz, junto com essas características, a versatilidade. Ainda mantendo a proposta que as originou, o uso da bota acima do joelho na temporada mostra também que o par do calçado pode combinar com diversos estilos, como o street style, além do clássico elegante e até mesmo o famoso tapete vermelho. Os modelos também saíram do preto tradicional e tem cores, detalhes, variedade de tecidos, entre outros detalhes.
Para quem deseja apostar na tendência, avalie qual modelo utilizar a partir da sua estrutura física. Caso seja mais alta, pode investir sem medo. As botas over-the-knee combinam perfeitamente com mulheres altas e, claro, pernas longas. Mas caso seja baixinha, não se preocupe, o truque é usar a bota da mesma cor da calça ou com uma meia longa, para dar uma sensação de extensão às pernas.
Outro ponto importante é o equilíbrio na hora de montar o look. Tente não exagerar, já que as botas trazem a força imponente e não tenha medo de experimentar! Mescle peças, combine cores e deixe a sensualidade fluir. Como diria Pierre Bergé, “Chanel deu liberdade às mulheres. Yves Saint Laurent lhes deu poder.”
Confira alguns modelos e usos para se inspirar: