Chanel voltará a desfilar no Grand Palais em 2024
Saiba tudo sobre o retorno triunfante da Chanel ao Grand Palais, seu palco tradicional.
Após uma pausa prolongada para reformas, o Grand Palais, ícone da moda e cultura parisiense, está prestes a reaver sua importância histórica com um retorno aguardado. Em outubro de 2024, a Chanel, cuja conexão é profundamente enraizada, estará de volta ao seu palco tradicional. O desfile de prêt-à-porter primavera-verão 2025 marcará não apenas o retorno das apresentações da marca no Grand Palais, mas também uma significativa contribuição para a cultura.
Em um gesto de apoio à preservação e promoção das artes, a Chanel fará uma doação generosa de trinta milhões de euros para o programa artístico e cultural 2024-2028 do Grand Palais. Este retorno simboliza a continuidade de uma rica parceria entre ambos e reafirma o papel do lugar como um centro vital de criatividade e inovação na moda - e além.
“O Grand Palais é uma máquina incrível que cria sonhos. Para nós, é um dos lugares que incorporam a Maison Chanel, da mesma forma que a Rue Cambon ou a Place Vendôme”, diz Bruno Pavlovsky, presidente da Chanel. “Estamos orgulhosos de continuar nosso compromisso com este importante ator cultural na capital. A transformação do Grand Palais terá um grande impacto na influência de Paris e da França. Assim como a Torre Eiffel, o Grand Palais atravessará os séculos."
A relação da Chanel com o Grand Palais
Em 2005, o GP se tornou o cenário para os desfiles da Maison e, como um verdadeiro playground para a criatividade de Karl Lagerfeld, acolheu uma sucessão de acontecimentos extraordinários. De esculturas monumentais a reproduções em escala real de um supermercado e um foguete, cada desfile era um evento que capturava a imaginação do mundo.
Em 2018, a Chanel prometeu seu apoio à restauração e reforma do Grand Palais, um empreendimento ambicioso que visava preservar a joia arquitetônica e restaurá-la à genialidade e beleza de seu design original.
Em abril de 2024, o presidente francês, Emmanuel Macron, visitou as obras e inaugurou a entrada, renomeada “Gabrielle Chanel” em homenagem à fundadora da Maison francesa. Além do desfile da marca no final deste anos, em 2025 o público em geral poderá descobrir os novos espaços no coração do Grand Palais, principalmente para exposições e, potencialmente, outros eventos.
“Um século depois de ter sido construído para a Exposição Universal de 1900, o Grand Palais está se preparando para revelar seu antigo esplendor, graças a um projeto de restauração liderado por milhares de ‘compagnons’ [artesãos especializados] e trabalhadores da construção civil altamente qualificados”, explica Didier Fusillier, presidente do GrandPalaisRmn. “Sob sua estrutura metálica verde-resedá e paredes pintadas de um delicado branco-creme, o Grand Palais, agora adaptado aos desafios de hoje de conservação e operação, está se preparando para começar um novo capítulo em sua história. Um programa inovador abrangerá as belas artes, arte contemporânea, festividades e entretenimento ao vivo. Estamos muito felizes que a Chanel esteja acompanhando este movimento artístico, em linha com seu investimento na restauração do edifício.”
Assim como o patrocínio do Palais Galliera e da Opéra National de Paris, este acompanhamento ao reposicionamento do Grand Palais faz parte do compromisso da Chanel em promover a influência cultural e artística de Paris e suas instituições.