Coco Chanel: confira as peças inusitadas criadas pela estilista
Uma das maiores estilistas da história da moda, Coco Chanel criou peças que talvez você não sabia
Uma das maiores estilistas e mais revolucionárias do universo da moda, Coco Chanel, estaria completando 141 anos na última segunda-feira (19/08). Mesmo diante de um lado sombrio envolvendo os nazistas na Segunda Guerra Mundial, Coco Chanel é uma lenda eterna na história da moda. E sem Coco, seria bem diferente!
Com um olhar visionário e despretensioso, Chanel transformou o preto em luxo e não mais luto, silhuetas fluidas em feminilidade, calças para as mulheres em elegância, chapéus de palha em artigo chique, o tweed em marca da Chanel, e seu eterno lema para o mundo fashion: o simples é elegante e glamouroso. Assim como o memorável perfume Chanel N° 5, e os exuberantes colares de pérolas substituindo joias.
Sempre a frente de seu tempo, Gabrielle Coco Chanel foi uma mulher atemporal que desenvolveu peças que atravessam gerações desde 1910. Onde iniciou criando chapéus em sua primeira loja chamada “Chanel Modes” na rua 21 rue Cambon, em Paris, na França.
Algumas dessas peças seguem sendo tendências atuais e ganhando novas versões. Mas te contamos algumas peças inusitadas feitas por Coco Chanel que talvez você não saiba, e quais foram suas inspirações.
Camisa Listrada
Apesar de ter sido popularizado por Jean Paul Gaultier em seus desfiles nos anos 80, a camisa branca com listras azul-marinho mais finas na horizontal, conhecida pelos franceses como marinière, foi uma criação de Coco Chanel.
Consegue imaginar qual foi sua inspiração? Foi o uniforme da Marinha Francesa! Após uma de suas primeiras visitas ao mar, Coco Chanel observou marinheiros pescando e notou o potencial daquelas camisas, e como poderiam ser fashions e elegantes. E ela estava certa.
Estilo Hi-Lo
Conhece e sabe o que é “estilo hi-lo”? Pois bem, foi Chanel a primeira a ter a ousadia em usar o jérsei, antigamente usado apenas em roupas íntimas, em vestidos e casacos.
Apesar do termo estilo hi-lo não ser usado na época, era sobre esse uso de misturar peças caras com outras mais baratas.
Calça Pantalona
Como dito, Coco Chanel revolucionou a história da moda, como trocar as saias por calças no início da década de 1920.
Quebrando regras e superando o patriarcado, Chanel apareceu vestindo calças pantalonas de forma despojada e eternizando o uso das calças no guarda-roupa feminino. Atualmente de diversos estilos, designs, tecidos, modelagens e cores.
Chapéu de Palha
Iniciando no mundo da moda criando chapéus da época, Coco Chanel desenvolveu sua própria versão: os chapéus de palha. Apesar de serem mais simples para a década, o chapéu de palha representou exatamente o olhar único da estilista, trazendo elegância e praticidade.
Blazers - Tailleur
Coco Chanel popularizou o uso de blazers para as mulheres, não apenas com o seu famoso tweed especializado por ela.
E demonstrando mais uma vez seu papel fundamental na história da moda ao implementar estas peças consideradas masculinas no período.
Gabrielle Coco Chanel apropriou-se de itens clássicos do vestuário masculino e o inovou transformando-os em peças atemporais e elegantes no guarda-roupa feminino.
É inegável, a história da moda é baseada antes de Chanel, e depois de Chanel. Obrigada Coco!