Cultura

Inspiração feminina: 5 biografias de mulheres na moda

Livros contam trajetórias de sucesso nas passarelas e nos bastidores do universo fashion

face head person photography portrait blonde hair accessories brown hair
Gisele Bündchen | Reprodução: Instagram @gisele

Não é difícil perceber que biografias continuam encantando leitores através de gerações. Em se tratando de episódios memoráveis da vida e da carreira, o gênero literário concorrido das prateleiras - físicas e virtuais – conta com inúmeros títulos com nomes femininos.

Em se tratando de moda, as inspirações do universo da mulher dominam quando atuam nas passarelas, nas direções criativas de marcas badaladas, assim como na repercussão de estilos únicos e mundialmente reconhecidos. De diferentes idades e profissões, o mundo da moda é repleto de trajetórias de mulheres marcantes que deixam sua assinatura por onde passam.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, selecionamos 5 biografias de personalidades que atuam – ou atuaram – no universo fashion. Veja a lista completa!

Coco Chanel: a vida e a lenda, de Justine Picardie

Coco Chanel: a vida e a lenda, de Justine Picardie | Reprodução: Amazon

É fato que existem inúmeras biografias da costureira mais famosa do mundo. Imortalizada pelo glamour do pretinho básico e por revolucionar a silhueta feminina, Coco Chanel foi um dos ícones que a história da moda tratou oficializar por seu legado fashion.

Usando material inédito do arquivo pessoal da estilista francesa, a jornalista de moda Justine Picardie revela minuciosamente algumas das faces de Chanel. Em Coco Chanel: a vida e a lenda (2011), temos acesso a informações raras sobre carreira, a vida privada, assim como a construção do império da modista. De forma minuciosa, a jornalista também se debruça em explicar os códigos da marca e seus significados, como a camélia, as pérolas, o matelassê de bolsas de acessórios, assim como os símbolos que atravessam gerações.

Por mais de uma década, a jornalista teve acesso ao acervo da maison em Paris e teve a oportunidade de entrevistar amigos, familiares e pessoas próximas a Mademoiselle Chanel. Relatando episódios da vida e da obra, é possível conhecer como a pequena Gabrielle saiu do convento de Aubazine, onde foi deixada pelos pais na França, e se transformou em uma revolucionária da moda e da personalidade feminina da época.

Aprendizados, de Gisele Bündchen

Aprendizados: minha caminhada para uma vida com mais significado, de Gisele Bündchen | Reprodução: Amazon

Um dos maiores fenômenos dos últimos tempos da moda, procura mostrar o que há por trás do rosto e do corpo reconhecidos no mundo todo. A supermodelo brasileira Gisele Bündchen saiu das quadras de vôlei do Rio Grande do Sul para conquistar as passarelas do mundo.

Em 1998, a participação de Gisele no desfile memorável de Alexander McQueen em Londres foi o ponto de partida para que sua carreira deslanchasse e inaugurasse um novo capítulo na história da moda e da beleza. De lá para cá, foram mais de 450 campanhas publicitárias, mais de 1.200 capas de revistas, além de ter participado de cerca de 500 desfiles das marcas mais badaladas do mundo.

No entanto, poucas pessoas tiveram a oportunidade de conhecer a verdadeira Gisele, uma mulher cuja vida privada é o oposto de sua imagem pública. Em Aprendizados: minha caminhada para uma vida com mais significado (2018), de Gisele Bündchen, a modelo e empresária revela sua outra face e quais foram os ensinamentos que permearam sua jornada de sucesso dentro e fora das passarelas.

Carmen, de Ruy Castro

Carmen, de Ruy Castro | Reprodução: Amazon

Colares, pulseiras, adereço de frutas na cabeça são parte deste patrimônio da moda brasileira. Com uma carreira de sucesso, Carmen Miranda, adepta de seu figurino repleto de “balagandãs”, como chamava, trabalhou no rádio, no teatro de revista e chegou até a Broadway de 1930 a 1950.

Carmen (2005), de Ruy Castro acompanha, ano a ano, a vida da brasileira mais famosa do século XX - do nascimento da menina Maria do Carmo em Portugal e a chegada à capital carioca aos 10 meses de vida até a consagração brasileira e internacional. Entrelaçando a intimidade e vida pública, o biógrafo traça um painel histórico e social do Rio de Janeiro dos anos 20 e 30, além conhecermos os altos e baixos e o guarda-roupa único de um símbolo da cultura brasileira levada para o exterior.

Naomi, de Josh Baker

Naomi, de Josh Baker | Reprodução: Amazon

Desde a sua ascensão ao estrelato nas passarelas, ainda na adolescência, a supermodelo e atriz britânica Naomi Campbell conquistou o mundo com a sua aparência, a sua força e o seu espírito inovador. A primeira modelo negra a aparecer em capas de revistas de moda do mundo todo também estrelou incontáveis editoriais e foi rosto e corpo para centenas de marcas de moda dos anos das décadas de 80 e 90.

Originalmente publicado como uma edição de colecionador com apenas 1000 cópias, Naomi (2020) reúne o melhor do portfólio da modelo em edição atualizada. A obra traz imagens estreladas pela modelo e assinadas por nomes lendários da fotografia de moda, como Mert Alas, Marcus Piggott, Richard Avedon, Anton Corbijn, Steven Meisel, Helmut Newton, Herb Ritts, Paolo Roversi, Ellen von Unwerth e Bruce Weber, e ainda inclui imagens memoráveis, como a sequência de Naomi de Peter Lindbergh e Jean-Paul Goude.

A obra também traz textos escritos por Naomi exclusivamente para a edição ao lado de capas de revistas, anúncios e outros materiais fotográficos que marcaram diferentes fases da carreira da modelo que já trabalhou com os maiores designers de moda, incluindo Azzedine Alaïa, John Galliano, Marc Jacobs, Karl Lagerfeld, Gianni Versace, além de depoimentos sobre sua trajetória de sucesso na moda.

Vivienne Westwood, de Vivienne Westwood e Ian Kelly

Vivienne Westwood, de Vivienne Westwood e Ian Kelly | Reprodução: Amazon

Uma das designers mais famosas da história da moda é também um dos símbolos do movimento punk. Colecionando originalidade e rebeldia, a aclamada Vivienne Westwood detém um estilo e personalidade únicos. A autobiografia da mulher que influenciou e continua inspirando milhões de pessoas há mais de cinco décadas detalha momentos de sua jornada e sua contribuição para a cultura de moda.

Em Vivienne Westwood (2016), escrito em parceria com o biógrafo Ian Kelly, a estilista britânica revê os acontecimentos, as pessoas e as ideias que deram forma a inúmeras criações, desfiles e uma jornada memorável no mercado de moda. Considerado “honesto, evolvente e vívido” pelo jornal inglês Harold Tribune, o livro também foi apontado pela crítica como uma das melhores biografias de moda dos últimos anos.

Tags

Posts recomendados