Virginie Viard: conheça a sucessora de Karl Lagerfeld na Chanel
A casa de Chanel confirmou nesta terça-feira (19.02) "com profunda tristeza" o falecimento de seu diretor criativo Karl Lagerfeld e anunciou que Virginie Viard o sucederia.
Embora Chanel tenha se recusado firmemente a abordar questões sobre a sucessão de Lagerfeld ao longo dos anos, a casa silenciosamente pavimentou o caminho para preparar Virginie para ser sua grande sucessora. Nas últimas temporadas ela acompanhou Karl no final dos desfiles, na hora dos agradecimentos, e no último desfile de alta-costura, apareceu sozinha - na época a marca comunicou que o estilista estava doente e não pôde comparecer.
Sua função era garantir que a visão de Karl virasse realidade, comandando e supervisionando o trabalho de todos os ateliês especializados e mantidos pela Chanel. Ela também ajudava na escolha de tecidos, modelos, fittings e todos os toques finais a cada coleção.
Ela chegou na Chanel como estagiária na área de bordados em 1987, com uma recomendação do mordomo do príncipe Rainier de Mônaco - ele era amigo íntimo da família Wertheimer, que controla a maison.
Em certa ocasião, Lagerfeld disse que quatro pessoas dirigiram a gigante a Chanel: ele próprio, Bruno Pavlovsky (presidente da marca), Virginie Viard e o diretor de imagens Eric Pfrunder.
Chanel disse em comunicado que "Virginie Viard, Director of Fashion Creation Studio da CHANEL e colaboradora mais próxima de Karl Lagerfeld por mais de 30 anos, foi confiada por Alain Wertheimer para a criação das próximas coleções, para que o trabalho de Gabrielle Chanel e Karl Lagerfeld perpetue."