Karl Lagerfeld: 10 fatos que você não sabia sobre o estilista
Karl Lagerfeld morreu na manhã desta terça-feira (19.02), aos 85 anos, deixando um enorme legado para a moda. Com 64 anos de carreira e seu extraordinário talento criativo, Karl reinventou os códigos criados por Gabrielle Chanel, como o little black dress, jaqueta tailleur, sapatos bicolores, bolsas matelassadas e muito mais. Seu trabalho era muito maior do que um simples estilista, e Karl explorou muitos horizontes artísticos, incluindo fotografia e cinema.
Como forma de homenageá-lo, selecionamos 10 fatos pouco conhecidos sobre o estilista icônico. Descubra abaixo:
1. Karl Lagerfeld nasceu em 1933, em Hamburgo, Alemanha. O estilista falava fluentemente inglês, francês, italiano e alemão.
2. Seu nome verdadeiro era Karl Otto Lagerfeldt, mas ele decidiu retirar a letra T do final por achar que ficaria mais comercial.
3. Lagerfeld começou no mundo da moda em 1955, depois de ganhar uma competição de design patrocinada pelo International Wool Secretariat, ficando em primeiro lugar. No concurso, ele conheceu e ficou amigo de ninguém menos que Yves Saint Laurent.
4. Seu primeiro trabalho na moda foi como assistente de Pierre Balmain em 1955. Começou a trabalhar na Fendi em 1967 E na Chanel em 1983 – apenas uma década após o falecimento de Coco Chanel.
5. Ele era viciado em refrigerante. Na verdade, Lagerfeld não era apenas viciado na bebida, de acordo com Page Six, ele mantinha um mordomo à mão para acompanhá-lo em festas com uma taça de refrigerante em uma bandeja de prata.
6. Ele mantinha seu rabo de cavalo desde 1976. O designer em cerca ocasião revelou que nos anos 70 ele se cansou de ter cabelos longos e encaracolados, então o puxou de volta para um rabo de cavalo e esse foi seu penteado exclusivo desde então.
7. Ele queria se tornar um cartunista, mas achava que ganharia mais dinheiro na moda. Karl disse que esperava se tornar um artista de desenho animado, mas que sempre gostou de moda e achou que poderia ganhar a vida seguindo essa carreira.
8. O design de Hedi Slimane, da época que ele comandava a Dior Homme, o inspirou a perder peso. De acordo com a New York Magazine, o estilista ficou tão apaixonado por Slimane e seu trabalho que provocou uma obsessão por perder peso. Não só Lagerfeld acabou perdendo 90 quilos em uma dieta de baixa caloria, ele escreveu um livro sobre isso.
9. Lagerfeld abriu a livraria em Paris, na Rue de Lille, em 1999, para vender uma coleção de livros sobre arte, moda, arquitetura, comida, fotografia e design.
10. Lagerfeld atuou como figurinista em 16 produções cinematográficas, incluindo a "Babette's Feast", ganhadora do Oscar em 1988.