Ferragamo anuncia campanha com pinturas da Galeria Uffizi
Uma direção completamente nova, reconectando a Ferragamo com Florença e sua tradição. Confira todos os detalhes e apaixone-se!
Com obras cedidas por um dos museus mais antigos e famosos do mundo, o Le Gallerie degli Uffizi, localizado em Florença, a Ferragamo acaba de anunciar sua nova campanha. A ''Nova Renascença'' fala muito sobre a essência e tradição da casa de moda italiana e, sobretudo, a importância que o renascimento - em todos os seus sentidos - teve em sua trajetória.
Inovando já nos bastidores, desta vez, Maxilimian Davis cedeu o lugar da direção criativa da campanha para o italiano Ferdinando Verderi. Nas fotos, os membros da nova comunidade de Ferragamo são imaginados como os protagonistas atemporais de famosas obras-primas da Renascença italiana, enquanto isso, paralelamente, imagens fornecem informações sobre o processo.
A história de Salvatore Ferragamo tem, definitivamente, tudo a ver com o Renascimento. Não é simples, como o fundador colocou, "a história do pequeno, descalço, e iletrado menino que se tornou um famoso sapateiro". Nascido no vilarejo de Bonito, a 11ª criança de 14, que criou belos calçados desde seus 12 anos de idade, renasceu nos EUA como um jovem artista italiano que entendia os desejos de Hollywood. Esse foi o primeiro renascimento da Ferragamo.
O interior da boutique na “6683, Hollywood Boulevard” também era pura renascença italiana: paredes com batique que lembram tapeçarias do século 14, sofás esculpidos à mão, e cortinas luxuosas complementando as colunas clássicas. Quando alguns anos depois ele decidiu retornar à Itália, havia apenas um lugar que serviria: Florença. Ali, uma nova renascença de Ferragamo havia começado.
A Renascença Italiana foi um período de intensa criatividade e novas ideias. Ali, ele celebrou inovação e artesanato, casando com a excelência. Tudo isso estava em evidência no Palazzo Spini Feroni, a casa de Ferragamo em Florença em 1927 - a qual ainda é a sede da maison. Ao longo desse tempo, a comunidade criativa alimentou a imaginação do fundador e divulgou suas coleções inspiradas em Florença. Isso incluía não só os companheiros artesãos de Ferragamo, mas também sua extraordinária clientela: nomes como Audrey Hepburn, Greta Garbo, Sophia Loren, Lauren Bacall, Marilyn Monroe e Eva Perón (anos depois Madonna usaria Ferragamo quando interpretou Perón em Evita).
Ponto central para a experiência florentina que guiou a criatividade de Ferragamo, o símbolo de coração pulsante da celebração do Renascimento foi a galeria italiana Uffizi, um dos primeiros museus modernos, abrindo sua galeria para o público em 1769 e se tornando um museu pouco menos de um século depois. Ao longo da história da Ferragamo em Florença, a galeria Uffizi esteve lá, uma luz guia relembrando a importância de novas ideias, arte, beleza e criatividade, que hoje concede algumas das pinturas mais famosas dos séculos 15 e 16 para servir de cenário para a campanha.
Ao colocar musas, amigos e membros de sua comunidade criativa diversificada vestindo alfaiataria afiada e terno requintado, com tecidos ricamente texturizados, materiais e cores ousados, a bolsa Hug e os arquivos inspiraram a sandália dourada no contexto de trabalho de Bellini, Veronese e Botticelli, Maxilimian Davis criou um diálogo entre o passado e o presente, onde ambos os espíritos da Renascença e do mundo luxuoso do século 21 foram lançados em diferentes relevos em sobreposição.
"A Renascença está conectada à Florença, e Florença está conectada à Ferragamo. Nesse momento de um novo recomeço para a maison, faz total sentido recuperar o berço do Renascentismo como nosso berço espiritual, e aproveitar o profundo espírito artístico da cidade para divulgar a nova coleção", declara o diretor criativo da maison.
E assim como o fundador Salvatore colaborou com a comunidade artística, para a nova campanha, Davis convidou um grupo de criativos para aparecer nas imagens tiradas pelo fotógrafo Tyler Mitchell. A Nova Renascença narra uma comunidade em formação baseada na arte em sua forma mais pura.