Moda

Frank Gehry assina 10 designs em edição limitada para Louis Vuitton

Ganhador do famoso Pritzker, o arquiteto Frank Gehry assina dez modelos em edição limitada da bolsa Capucines da Louis Vuitton

accessories bag handbag
Frank Gehry e Louis Vuitton - Foto: Reprodução Instagram / @louisvuitton.

Museu Guggenheim de Bilbao é um dos mais conceituados e turísticos do mundo; o edifício residencial Breekman Tower, um dos mais admirados de Nova York; e o Satata Center, em Massachusetts, pura irreverência. Eles têm em comum o autor: Frank Gehry. O arquiteto também está por trás da Fundação Louis Vuitton, em Paris, uma construção futurista inaugurada em 2014. No mesmo ano, ele criou a bolsa Twisted Box em homenagem ao 160o aniversário e ao logotipo da marca francesa, cujo shape assimétrico está de volta como um dos dez modelos de uma coleção especial em edição limitada, apresentada em dezembro na Art Basel Miami Beach, e disponíveis para encomenda a partir deste primeiro trimestre.

art painting face person portrait adult male man coat suit
Frank Gehry - Foto: Divulgação.

A cápsula colaborativa é baseada em três temas fundamentais para a carreira de 65 anos de Gehry – Arquitetura e Forma, Exploração de Materiais e Animais. São oito designs baseados nas icônicas bolsas Capucines da Maison, e outras duas são desdobramentos do Twisted Box Trunk e da escultura Bear with Us de Gehry. Estão no primeiro set a Capucines BB Analog, que pode ser descrita como uma escultura geométrica em dois tons em homenagem ao edifício nova-iorquino IAC; a Capucines Mini Puzzle, decorada com peças de quebra-cabeça pintadas e bordadas à mão; e a Twisted Box, com formato contorcido.

accessories bag handbag purse jewelry necklace art
accessories bag handbag purse
accessories bag handbag purse
A coleção assinada por Frank Gehry traz interferências ousadas na bolsa Capucines - Fotos: Louis Vuitton / Divulgação.

O arquiteto explora materiais inusitados em outros três modelos. Na Capucines MM Concrette Pockets usa um tratamento de ponta de serigrafia em 3D para recriar fielmente as texturas e tons de concreto dos seus edifícios. A Capucines BB Shimmer Haze combina transparência e cor em seis painéis de plexiglas transparentes fixados em conjunto com rebites de flores monograma, formando uma espécie de camada protetora sobre o PVC iridescente que cobre a bolsa, em referência ao Museu da Cultura Pop (anteriormente EMP Museum), em Seattle. Já a Capucines Mini Blossom, homenagem aos frascos de perfume Les Extraits que Frank Gehry projetou para a Louis Vuitton em 2021, traz pétalas em resina semelhante a vidro — originalmente era em murano.

accessories bag handbag purse
accessories bag handbag purse
accessories bag handbag purse
A coleção assinada por Frank Gehry traz interferências ousadas na bolsa Capucines - Fotos: Louis Vuitton / Divulgação.

No grupo que dialoga com a fauna, o arquiteto criou a Capucines MM Floating Fish com um peixe vermelho brilhante em vários tons que parece saltar do couro branco liso graças ao delicado e meticuloso couro 3D e lantejoulas, inspirado nas luminárias Piscine que Gehry desenhou para a Fundação Louis Vuitton. Outro peixe, desta vez desenhado, aparece na Capucines Mini Drawn Fish, ressaltando como o seu interesse pela vida marinha se desdobra no design de suas construções. A Capucines BB Croc ganhou uma alça inspirada na escultura de crocodilo que o arquiteto criou para o restaurante London Sexy Fish. Por fim, a clutch Bear with Us é a versão em bolsa, feita de latão com acabamento em rutênio, da escultura homônima criada em 2014. Cada bolsa exemplifica a combinação única do talento de Gehry e o notável artesanato e savoir-faire da Louis Vuitton.

accessories bag handbag purse
accessories bag handbag purse tote bag
bag accessories handbag tote bag purse
A coleção assinada por Frank Gehry traz interferências ousadas na bolsa Capucines - Fotos: Louis Vuitton / Divulgação.

Tags

Posts recomendados