Moda

Ralph & Russo: uma entrevista com os nomes por trás da grife

Um mergulho no savoir-faire da grife de Tamara Ralph e Michael Russo. Criadores da label que deu novo fôlego à alta-costura e mostrou formas de conquistar um público mais jovem
Ralph & Russo
Ralph & Russo

Mesmo com tantas transformações na moda acontecendo nos últimos tempos, seja na estrutura criativa, seja na forma como as marcas se comunicam, a alta-costura parece manter seu posto de “conto de fadas”. No caso de Tamara Ralph e Michael Russo, a participação nessa história, que já conta com personagens como os mestres Christian Dior, Cristóbal Balenciaga e Karl Lagerfeld, é um sonho se tornando realidade.

 

“Nosso crescimento foi orgânico e meteórico ao mesmo tempo. Muitos de nossos clientes nos recomendaram. Antes que soubéssemos, fomos abordados por Angelina Jolie e Beyoncé, que ainda hoje são amigas próximas da marca. Agora, quase dez anos depois, temos uma equipe grande e uma lista enorme de consumidoras”, diz Michael, CEO da Ralph & Russo.

 

Ele e Tamara, que ocupa o cargo de diretora criativa, representam um dos nomes mais promissores do segmento de couture dos últimos tempos e estão por trás das criações de peças ricas em bordados, materiais sofisticados e estruturas que renovam os códigos clássicos de feminilidade, e com certo romantismo. “Ser reconhecido e convidado para fazer parte da Câmara Sindical de Alta-Costura foi definitivamente um dos maiores elogios da grife até o momento. Olhando para trás, isso representou um verdadeiro salto de fé. Nossa primeira coleção também foi nossa primeira temporada em Paris, quando apresentamos o verão 2014”, lembra ele sobre a mudança de trabalhar num pequeno ateliê para se tornar um nome global. 

Tamara Ralph e Michael Russo
Michael Russo e Tamara Ralph, os nomes por trás da grife londrina

Com um début marcado pelo caminho mais desafiador (e, talvez, mais temido por quem ainda não estabeleceu a marca no mercado), a dupla, de origem australiana, entrou para a temporada de prêt-à-porter parisiense apenas no verão 2018, sete anos depois de abrirem as portas do ateliê e três anos após participarem de forma regular das apresentações de alta-costura.

 

O sentido oposto ao que, claramente, é feito pela maioria das casas de moda. Mas, independentemente da coleção em questão, todas elas seguem a mesma preocupação altíssima com o respeito às tradições do trabalho feito a mão e, claro, toda excelência estética digna de uma peça de luxo. Uma equação que parece funcionar muito bem para os dias de hoje. Não à toa, ao contrário do que se pensa de forma geral sobre consumidores de alta-costura, suas clientes continuam ficando cada vez mais jovens – com idades entre 18 e 25 anos. 

Bordados
Bordados. As etapas de construção das peças de Alta Costura são feitas pelos quase 300 artesãos exclusivos da grife.

A cereja do bolo? Como uma boa surpresa, a duquesa de Sussex escolheu um modelo criado pela marca para o seu noivado oficial, no ano passado. “Ficamos incrivelmente honrados em ter a oportunidade de trabalhar com ela nessa ocasião. Foi um verdadeiro prazer projetar para uma mulher tão inspiradora. Recebemos muitos comentários positivos dentro e fora da indústria”, diz Tamara. 

  

Em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil, eles contam detalhes sobre como tudo começou e aonde ainda querem chegar. 

  

L’OFFICIEL Vamos começar pelo momento em que vocês se conheceram. Foi em Londres ou na Austrália? 

TAMARA RALPH Eu estava emocionada, visitando Londres pela primeira vez. Foi justamente quando conheci Michael. Ele já morava aqui havia vários anos, quando nos encontramos na King’s Road, em Chelsea, e começamos a praticar os nossos “sotaques nativos”.

MICHAEL RUSSO Nosso relacionamento cresceu rapidamente e, em apenas um ano, demos grandes passos juntos. Assim que nos conhecemos, eu sabia que Tamara tinha um talento real. Levando em conta a minha experiência em construção de negócios do zero, nosso encontro não poderia ter acontecido em momento melhor, pessoal ou profissionalmente.

Plissados
Plissados

L’OFF E como vocês deram o start a partir de criações de alta-costura, em vez do prêt-à-porter? 

TR Nascida em uma família com quatro gerações de costureiros, era natural para mim estabelecer uma marca de alta-costura antes de lançar o prêt-à-porter. Em princípio, a técnica é muito semelhante à confecção de prêt-à-porter, mas incorpora muitos dos mesmos estágios criativos e foi realmente a base perfeita para construir. O lançamento das coleções fora da couture sempre fez parte da nossa visão de longo prazo, mas a velocidade com a qual começamos foi realmente o resultado da demanda. Mesmo seguindo um ritmo diferente de produção, essas peças representam a Ralph & Russo em termos de qualidade e design. A introdução das peças apresentadas na semana de moda de Paris é mais acessível, mantendo a sensação de luxo e o atendimento impecável, do qual nos orgulhamos.

  

L’OFF Quais são as conexões entre as criações dos dois segmentos? 

TR Todas as nossas categorias de produtos incorporam os principais valores da marca. Nosso prêt-à-porter é trabalhado com a máxima qualidade, usando o mais alto artesanato e exalando a mesma celebração da feminilidade. A diferença entre elas é o imediatismo do qual o prêt-à-porter pode estar disponível e mais acessível.

Processo de moulage
Processo de moulage

L’OFF Como vocês veem esse novo movimento da alta-costura? Acreditam que algo mudou desde que começaram? 

MR Quando estabelecemos a marca, havia um verdadeiro estigma contra a alta-costura. Muitos falaram conosco como sentiam que esse mercado era uma arte em extinção na era moderna. Tamara e eu discordamos completamente. Vimos uma lacuna no mercado aqui, em Londres, e descobrimos que a alta-costura cresceu em popularidade. 

TR É verdade. Estamos testemunhando o surgimento dos mercados mais importantes do mundo. Acho que houve um ressurgimento na apreciação pelo verdadeiro artesanato e uma mudança na percepção de ela ser uma roupa estritamente noturna. Muitos de nossos clientes investem em peças de couture para o dia, da mesma forma que é possível usar um item superelaborado para compor um visual mais casual.

  

L’OFF O que mudou na maneira como as mulheres compram peças de alta-costura? Vocês acreditam que existe algum tipo de impacto da geração Millennial? 

TR Definitivamente, nos últimos dois anos, vimos uma mudança real na idade de nossos clientes de couture, à medida que o público mais jovem começou a se interessar mais.

  

L’OFF Por que aconteceu essa mudança? 

TR A couture é a combinação entre a exclusividade e a beleza. Uma peça de alta-costura é projetada para se encaixar imaculadamente, ser única e fazer parte do guarda-roupa para sempre. É um verdadeiro investimento. Ela foi projetada para valorizar as áreas desejadas e fazer a pessoa que está usando ficar ainda mais bela.

Ralph & Russo
Uma estética elegante e atraente ao olhar do público mais jovem

L’OFF E os estilos urbano e esportivo? Ambos podem matar o conto de fadas de um vestido mais glamouroso? 

TR Como designer, tenho um respeito inato por qualquer indivíduo que afirme com confiança seu próprio estilo. O que acontece é que cada peça tem seu lugar e momento. Os vestidos tradicionais, glamourosos, têm seu espaço reservado para ocasiões especiais, o que é diferente do que acontece nas ruas, no dia a dia. 

  

L’OFF Vocês acham que o luxo mudou nos últimos dez anos? 

MR O luxo e as expectativas do seu consumidor evoluí - ram definitivamente com o tempo. Embora a qualidade, a exclusividade e o artesanato continuem sendo elementos - -chave desse espírito, eles foram superados pela importância da experiência. O consumidor moderno é bombardeado com destinos e produtos de varejo, mas o luxo final está fornecendo algo além do que o dinheiro pode comprar. Trata-se de estabelecer uma conexão emocional, fazendo com que o cliente se sinta especial, e sua compra, memorável. O novo luxo é acessível e nada arrogante.

Ralph & Russo

L’OFF Todas as peças são feitas a mão? 

TR Cada uma de nossas peças artesanais é trabalhada por nossa equipe, incrivelmente qualificada. Até o momento, ela inclui quase 300 artesãos, de mais de 45 nacionalidades. O processo de desenvolvimento, baseado na complexidade da peça, pode ser encontrado na consulta inicial, no encaixe do tecido e no encaixe final do tecido. Durante todo o processo criativo e desde a concepção até a conclusão, um look pode passar por mais de 30 pares de mãos. O processo de desenvolvimento é longo e complexo, mas, como a alta - -costura que está sendo criada, também é único em si.

  

L’OFF Quanto tempo levam para fazer um vestido? 

TR Como orientação geral para nossa clientela, sempre sugerimos o prazo de três meses para qualquer costura. Mas isso realmente depende da complexidade do design. Se for um vestido de baile com bordados finos específicos ou um vestido de noiva com linhas muito complexas, o prazo poderá aumentar para seis meses ou até um ano. É importante lembrar que tudo é feito sob medida, incluindo manufatura, e prevê ajustes no corpo da cliente.

Ralph & Russo

L’OFF E os estilos urbano e esportivo? Ambos podem matar o conto de fadas de um vestido mais glamouroso? 

TR Como designer, tenho um respeito inato por qualquer indivíduo que afirme com confiança seu próprio estilo. O que acontece é que cada peça tem seu lugar e momento. Os vestidos tradicionais, glamourosos, têm seu espaço reservado para ocasiões especiais, o que é diferente do que acontece nas ruas, no dia a dia. 

  

L’OFF Vocês acham que o luxo mudou nos últimos dez anos? 

MR O luxo e as expectativas do seu consumidor evoluí - ram definitivamente com o tempo. Embora a qualidade, a exclusividade e o artesanato continuem sendo elementos - -chave desse espírito, eles foram superados pela importância da experiência. O consumidor moderno é bombardeado com destinos e produtos de varejo, mas o luxo final está fornecendo algo além do que o dinheiro pode comprar. Trata-se de estabelecer uma conexão emocional, fazendo com que o cliente se sinta especial, e sua compra, memorável. O novo luxo é acessível e nada arrogante.

  

L’OFF Que tipos de técnica são usados para construir as coleções? 

TR Existem muitas técnicas por trás da confecção de uma peça de vestuário, desde uma ponta, a um corsetry e drapeados no lado técnico, a Zardozi, Tambour e manipulação de tecidos quando se trata de enfeites. A chave para a alta-costura é a habilidade por trás do artesanato. Muitos de nossos artesãos aprimoraram sua arte ao longo de uma vida inteira de prática e é essencial para a indústria preservar esse conhecimento.

Ralph & Russo
Lady in red: Entre neutros e tons suaves, a cartela vermelha também é um dos destaques da coleção. E não basta ser vibrante, precisa ter volume e muitas camadas. Foto: Phoebe Guo@Peter Xu Studio

L’OFF No lado criativo, o que os inspira?

TR Tudo e qualquer coisa! (risos) Estou constantemente sendo inspirada por tudo ao meu redor, seja arte, arquitetura, geografia, um filme ou um indivíduo. O processo criativo nunca é novo e continua a evoluir à medida que cresce. Ao projetar uma coleção, por exemplo, sempre há uma inspiração abrangente – o ponto focal da temporada –, mas ainda fico impressionada com novas ideias, ou um padrão que vi numa revista que poderia ser perfeitamente incorporado a um bordado. O mundo aos olhos de um criativo é realmente uma lente de oportunidades.

  

L’OFF Qual é o próximo desafio para vocês? 

MR Tamara e eu sempre compartilhamos a visão de construir uma marca de luxo global que ofereça um estilo de vida holístico. Nosso desafio a longo prazo será levar a Ralph & Russo a ser uma marca que inclua alta-costura, prêt-à-porter, acessórios e artigos de couro, interiores, fragrâncias, beleza e óculos. Antes disso, teremos presença física em todos os principais mercados, com lojas em Nova York e Miami no próximo ano, seguidas de outras nas principais capitais da moda do mundo. É seguro dizer que temos alguns anos ocupados chegando! (risos)

Ralph & Russo

Tags

Posts recomendados