Isa Domingues em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil
Isa Domingues entra no jogo de opostos da moda, no qual superfícies poderosas encontram espaço entre a discreta alfaiataria e a democracia do jeans
Mineira de São Domingos do Prata, Isa Domingues é empresária pioneira em live commerce no Brasil. Foi em 2021, em meio à pandemia, já influenciadora, que ela começou a se destacar na área de compras online. Criou o quadro Provador Live, um programa ao vivo em seu Instagram, para os seguidores poderem fazer compras online em tempo real enquanto as peças eram mostradas no vídeo. Deu mais que certo, e ela não parou por aí. Depois desse sucesso meteórico, Isa e o marido, o empresário Bernardo Dinardi, ao lado de três outros sócios, fundaram a Oli Video Shop, para ensinar outras influenciadoras a utilizar esse modelo de live. Seu segredo? Proximidade entre a audiência e os produtos. Não à toa, se tornou referência quando se fala em inovação e empreendedorismo feminino.
L’OFFICIEL Qual a diferença da experiência de comprar online para comprar em live commerce?
ISA DOMINGUES Costumo dizer que, no live commerce, não existe truque, já que você está provando a roupa ao vivo para a audiência poder entender caimento, tecido, cor. Esse sistema
é muito eficaz, pois o público pode tirar dúvidas, entender melhor sobre o produto e se sentir 100% seguro na hora de realizar a compra.
L’O Quando você criou o quadro Provador Live, imaginava que faria tanto sucesso?
ID Comecei na internet em 2018, apostando no meu grande sonho de trabalhar com moda e fazendo isso de um jeito diferente. Assim, acabei viralizando nas redes sociais com o
meu primeiro quadro no Instagram, chamado Desafio. Na época, os vídeos curtos não eram algo comum, mas eu já pesquisava bastante sobre novas tendências de conteúdo mundo afora. Então, durante a pandemia, em 2020, após ser mãe, me descobri uma nova mulher e, por isso, senti a necessidade de criar um novo ciclo na minha carreira. Mergulhei novamente em pesquisas e me deparei com o grande fenômeno de live commerce que já acontecia com força na China, e percebi que não havia ninguém no Brasil fazendo algo parecido. Pensei então: por que não apostar nesse formato? Dessa forma, fui em busca de marcas parceiras e desenvolvi o projeto do Provador Live, que auxiliou as marcas a se conectarem com o seu público de forma mais humanizada, mesmo online (já que estávamos em meio a pandemia, com as lojas físicas fechadas). Após o projeto inicial de um mês, feito somente em parcerias, o Provador Live se tornou um grande sucesso e o principal produto da minha empresa.
L’O Qual o foco do seu conteúdo? Sobre quais assuntos gosta de falar?
ID Gosto de falar sobre o que realmente consumo, especialmente sobre moda, beleza e lifestyle. Acredito que essa deva ser a nossa missão como comunicador na internet: abordar temas relacionados ao seu dia a dia, estilo de vida e experiências pessoais.
L’O Como define seu estilo?
ID Após uma transição de imagem, que aconteceu comigo nos últimos dois anos, tenho várias formas de me vestir e me portar. Hoje, me sinto mais segura para “brincar” com a moda, sendo uma mulher diferente a cada dia, com vários estilos em uma só mulher.
L’O Qual considera a peça-chave do seu guarda-roupa?
ID Acho que cada um deve procurar peças essenciais dentro do seu próprio estilo. Para mim, um guarda-roupa eficiente e objetivo precisa ter algumas peças-chave, entre elas uma calça preta de alfaiataria bem cortada, uma camisa branca de linho e um vestido preto curinga.
L’O Fale um pouco da Oli Video Shop. Qual o seu propósito?
ID A Oli Video Shop é uma empresa de tecnologia criada para abrir um novo canal de vendas online. Com as nossas ferramentas, pequenas ou grandes marcas e empreendedores conseguem vender seus produtos por meio de vídeos curtos ou live commerce, alcançando maior interatividade com seus clientes e gerando maior conexão deles com os produtos, humanizando assim o processo de vendas.
L’O Como é trabalhar com o marido? Atrapalha ou ajuda a vida a dois?
ID O Bernardo, além de meu marido e pai da minha filha, Olivia, é meu sócio na Oli Video Shop. Ele é uma grande fonte de inspiração para mim, já que vem traçando um caminho longo e muito próspero como empreendedor há mais de 15 anos. Eu o vejo como um grande parceiro e confio muito também nas ideias e pontos de vista dele. Não existe muito segredo, mas tentamos não levar o trabalho para casa e saber separar o momento em família das reuniões de negócios.
L’O Como o Oli Short mudou a experiência de consumo online?
ID O Oli Short veio para aproximar as marcas de seus consumidores online, trazendo verdade para as compras. Com os vídeos, as pessoas conseguem ver com mais clareza o que estão comprando e, consequentemente, a logística reversa tem tido ótimos resultados.
L’O Qual considera ser seu grande trunfo? Uma relação próxima ao público? Pensar fora da “caixa”? Um jeito mineirinho de chegar aos poucos?
ID Não acho que exista uma fórmula mágica que tenha resultado nessa relação próxima com a minha audiência. Desde o início, quando falei pela primeira vez na frente da tela do celular, foi algo muito natural. Procuro sempre manter um diálogo aberto com quem me segue e trazer, constantemente, novidades nas áreas em que atuo, com a intenção de levar conhecimento e entretenimento. Além disso, acredito que as lives tenham me aproximado do meu público de uma forma diferente e especial. Estamos ali juntos praticamente toda semana, numa espécie de bate-papo entre amigos, de forma leve e natural.
L’O Como se tornou referência quando se fala em inovação e empreendedorismo feminino, em apenas cinco anos nas redes?
ID Sempre tive dentro de mim um desejo grande de traçar meu próprio caminho, com foco naquilo em que realmente acredito. Hoje, apesar de já ter conquistado meu espaço com muito trabalho e dedicação, sei que ainda há uma longa estrada pela frente. A evolução não pode parar e meu objetivo é sempre buscar o novo, com o propósito de levar, cada vez mais, experiências e conteúdos diferentes para o meu público.
L’O Quais as cinco dicas que daria para uma mulher que quer empreender?
ID Não sinta vergonha por sonhar alto e ir atrás dos seus objetivos; é importante sempre inovar para se destacar; estude o mercado onde quer atuar e as demandas que já existem; persista e não desista! Apesar de ser clichê, isso é muito imortante na hora de empreender; por outro lado, devemos sempre também saber a hora certa de mudar a rota e desenhar novas estratégias.