Jordanna Maia mostra o que é tendência de maneira inovadora
Jordanna Maia se torna a primeira influenciadora virtual do país a produzir conteúdo voltado exclusivamente para editoriais de moda, com informações e reviews muito mais abrangentes e inovadores
Diretamente de Castanhal, interior do Pará, Jordanna Maia é pura geração Z. Aos 20 anos, se comunica muito bem, diga-se de passagem, de forma atenta, consciente e direta. Com milhões de seguidores no TikTok, Instagram e YouTube, é criativa na hora de mostrar produções e dicas de moda, comportamento e beleza. Estudante de Publicidade e Propaganda, na ESPM, de São Paulo, Jordanna está na internet desde os 13 anos, mas foi em 2018 que ela se profissionalizou, desenvolvendo uma assinatura criativa própria.
Sempre de olho nas novidades, ela foi uma das primeiras personalidades a investir na própria personagem virtual – Jords chega em 2023 cheia de novidades. “Ela trabalhou com marcas como Amazon Prime Video e Hugo Boss, servindo perfeitamente como meu alter ego muitas vezes”, conta Jordanna. Tanto que ganhou um perfil para chamar de seu e uma nova narrativa: a influenciadora virtual se torna a primeira do país a produzir conteúdo voltado exclusivamente para editoriais de moda, com informações e reviews muito mais abrangentes e inovadores. “Com seu próprio perfil, Jords será capaz de absorver possibilidades únicas e produzir conteúdo de moda totalmente personalizado como sempre desejei. No mundo real, as barreiras físicas acabam desacelerando alguns dos nossos planos, já no ambiente virtual essas produções podem acontecer de maneira muito mais efetiva e imersiva. Essa é justamente a proposta do perfil pessoal dela, proporcionar informação com fluidez, mostrar o extraordinário, o que é tendência e o que vai se tornar desejável de uma maneira nunca vista antes”, conta. Reconhecendo na moda uma das maneiras mais belas de se expressar, sonha ter a sua própria marca de roupas, com seu DNA, no futuro.
L’OFFICIEL A patricinha dos 300 dólares mais legal do TikTok: o que significa essa definição?
JORDANNA MAIA Esse foi um apelido que me deram assim que eu iniciei no TikTok porque eu fui a primeira influencer de moda. Assim que o TikTok estourou, eu fazia muito essas dublagens de patricinha e não tinha pessoas que mostravam moda, principalmente moda de luxo no aplicativo. Comecei a fazer um quadro, uma dublagem que viralizou – acho que é uma das dublagens mais virais na época do TikTok, que era a patricinha que pedia 300 dólares para o pai para comprar um chapéu. Foi algo muito marcante.
L’O Um dos destaques do seu Tik Tok são dicas para valorizar seios pequenos. Como você lida com os padrões de beleza?
JM Acho que poucas influenciadoras falam sobre isso… Sempre tem algo que incomoda e que pode ser uma insegurança. Meus seios são muito pequenos, eu praticamente não tenho. E eu sempre sofri com isso, minha vida inteira pensando em colocar silicone – e meus pais nunca deixaram. Mas não era algo que me incomodava, era algo que incomodava as pessoas. Então foi um ponto que eu comecei a abordar no TikTok porque eu vi que muitas meninas têm essa vontade de colocar silicone ou então se sentem inseguras e se acham menos bonitas por conta disso, não se sentem tão femininas. Foi aí que resolvi falar sobre isso. Todo mundo pergunta “Você tem vontade de colocar silicone?” como se fosse uma pergunta normal. Acontece que não é para ser uma pergunta normal. É algo totalmente invasivo e que foi normalizado. Qualquer pergunta que diz respeito ao corpo do outro é indelicado, pode causar uma insegurança. Então é muito legal a gente dar esses tipos de dicas independentemente de como seja o seu corpo. Vai ter alguém que se identifique com aquilo. Eu usava aqueles biquínis gigantes e achava que ninguém ia perceber. Mas, pelo contrário, chamava ainda mais atenção para esse ponto. Você pode se sentir bonita ainda que tenha essa característica. Tentar esconder causa o efeito reverso! Então, como valorizar mais o seu corpo? Se um dia eu colocar silicone, foi por mim. Sabe? Não foi pelos outros.
L’O Você é reconhecida nas redes por suas transições de vídeo criativas e sincronizadas. De onde vem a inspiração? O segredo é estudar bastante as tendências para estar sempre à frente das trends e das indicações da For You Page?
JM Sempre busco fazer algo de diferente. Tudo o que eu vou fazer tem uma historinha. Se é um fashion week, qual vai ser a história que eu vou contar nesse fashion week? E se eu vou fazer um vídeo de transição, qual vai ser a dublagem que eu vou usar? Qual vai ser o áudio? O que eu quero transmitir, que personalidade quero ser? Com essa moda de Barbie (todo mundo me chama de Barbie), vou explorar isso. Foi assim que cresci tanto no TikTok quanto no Reels. Cada vídeo tem que ter uma história por trás, desde o lançamento do meu avatar até uma publicidade que eu faço no dia a dia. Por que eu vou usar essa roupa? Tem que saber, ter esse olhar para observar o que está acontecendo ao seu redor. Às vezes é ouvindo uma música no carro que eu tenho uma ideia.
L’O Qual o segredo para diferenciar trabalho e vida privada na tela do celular?
JM Eu sempre trabalho em cima de propósito. Trabalho com internet desde os meus 13, 14 anos. Sempre tive que diferenciar a Jordanna do trabalho e a Jordanna pessoa física. Ainda criança, quando ligava a câmera, eu mudava completamente: você tem que projetar a sua voz, tem que saber argumentar, tem que saber falar, quando vai em evento, tem que interagir com as pessoas. E quando você chega em casa, só quer aquele aconchego, desliga o celular, põe ele no mudo e vai assistir uma série, vai andar no parque. Eu sempre fui assim. Meus relacionamentos também são fechados. Por mais que o meu namorado trabalhe com internet, as pessoas sempre ficam se perguntando: será que eles estão juntos? Porque a gente não aparece muito juntos, só quando realmente é um trabalho. Dessa forma você consegue manter a sua vida e não ser engolida pelo trabalho. É importante ter saúde mental, conexão com a sua família. Acho que em todas as áreas da vida a gente precisa de equilíbrio.
“
Só partilho aquilo em que realmente
acredito.
Não caio nessa onda
de ‘eu preciso
de números, vou fazer polêmica’.
”
L’O O que só a Jordanna Maia tem… que nenhuma outra influencer tem?
JM Ah… só existe uma Jordanna Maia no mundo. Acho que isso é uma das coisas mais importantes: saber que você é única e que isso não a faz melhor ou pior do que os outros. Você tem sua individualidade, sua forma de se comunicar – e não pode se comparar com os outros. Nunca me envolvo em polêmica. Nunca me envolvi em nenhum cancelamento porque busco ser muito ética com as pessoas. De nada adianta ser uma ótima profissional e não ter integridade. Só partilho aquilo em que realmente acredito. Não caio nessa onda de “eu preciso de números, vou fazer polêmica”. Quando uma amiga minha cresce, eu tento ajudá-la a crescer ainda mais! Eu acho que assim que a gente cresce junto, sabe?
L’O Qual a diferença da Jordanna do Instagram para a do Tik Tok?
JM Hoje o TikTok é a minha plataforma de escape. Às vezes eu quero falar sobre algo, vou lá, desabafo, converso com as pessoas. O TikTok dá muito mais proximidade com o seu público do que o Instagram, porque você realmente consegue se conectar não só com quem acompanha mas também com desconhecidos que partilham do mesmo pensamento que você. Então a Jordanna do TikTok é muito espontânea, solta. Não preciso me preocupar se a luz está boa, se estou arrumada, se meu cabelo está certinho. Você fala aquilo que quer e as pessoas se conectam justamente por isso. No Instagram, eu acho que a gente ainda tem aquela prisão de ter que fazer uma foto bonita. A luz tem que estar linda. O cabelo tem que estar impecável para salvar a sua foto, usarem como inspiração. Nos stories, os donos da marca estão assistindo, então você tem que tomar cuidado com o que fala, se o fundo está bonito. O Instagram é o portfólio de todo mundo. É onde as marcas investem, é onde você pode deixar o seu material e fica ali. O TikTok é mais dia a dia, para fazer uma dublagem, uma brincadeira, trend com meu namorado ou com a minha irmã, mostrar meu cachorrinho. As linguagens são completamente diferentes de uma rede social para a outra. Sempre falo que aquilo que viraliza no TikTok pode viralizar no Reels, mas aquilo que viraliza no Reels nem sempre viraliza no TikTok, uma rede social que realmente funciona em um ritmo muito mais rápido e acelerado. Estava inclusive mexendo um pouco comigo esse ritmo frenético de ter que postar toda hora, às vezes as pessoas postam três vídeos por dia. Não consigo fazer tudo isso!
L’O Qual sua marca registrada?
JM A minha marca registrada com certeza é essa imagem de Barbie. E a minha coleção de minibags que as pessoas amam. Sempre que adquiro uma nova míni, elas ficam malucas.
Fotos JORDAN LARZ
Edição de moda e direção criativa LUCIO FONSECA
GUEST : Jordanna Maia,
MAQUIAGEM: Ewa Cieszkowska,
CABELO: Maxime Guicheteau,
PRODUÇÃO: LF Office,
ASSISTENTE DE FOTO: Jay Paulo Rodrigues,
AGRADECIMENTOS : LR Media P R, Hotel Warwick Paris, RG Voyages,
tratamento de imagem: Alvaro Zeni