Maison Pierre Cardin celebra 100 anos de história
Sempre além de seu tempo, a Maison Pierre Cardin, comemorou em grande estilo seu centenário em Veneza.
Maison Pierre Cardin celebrou o centenário do icônico designer Pierre Cardin em grande estilo em Veneza. Rodrigo Basilicati-Cardin, sobrinho e colaborador próximo desde jovem, atual Presidente do grupo, foi o grande anfitrião. Foram 2 dias de celebrações começando no dia 2 de julho, data de seu nascimento. Monsieur Cardin, nascido Pietro Costante Cardin, num pequeno vilarejo na região de Vêneto, nordeste da Itália, era filho de agricultores humildes que emigraram para a França em 1924, fugindo da pobreza que os abateu durante a Segunda Guerra Mundial.
O jovem Pierre começou seu aprendizado aos quatorze anos, em 1936, no atelier de um alfaiate de Saint-Étienne, passando pela Casa Manby, em Vichy, e transferindo-se finalmente para Paris em 1945, onde estudou arquitetura e trabalhou com Madame Paquin, criando inclusive máscaras e figurinos para o filme de Jean Cocteau "A Bela e a Fera".
Em 1946, após uma passagem por Schiaparelli, une-se à Christian Dior, que acabara de abrir a sua Maison, e ali, realmente inicia sua carreira como couturier. Em 1950 Cardin cria a sua própria marca de moda e depois instala-se definitivamente numa mansão na esquina da Faubourg Saint-Honoré e da avenida Marigny.
Convencido pelo princípio de que a moda exclusiva deve ser acessível a todos, ele foi um dos primeiros costureiros que, em 1959, apresentou um grande desfile de moda na loja de departamentos Printemps de Paris. Desde o início de sua carreira, Cardin perseguiu um design de moda visionário: "As roupas que prefiro são as roupas que invento para um estilo de vida que ainda não existe - o mundo de amanhã". Já no início dos anos 1960, o empreendedor-costureiro, estilista e pioneiro da moda prêt-à-porter conquistou o mercado internacional de moda com seus designs futuristas de vanguarda.
Nos anos 70, a moda de Cardin desenvolveu-se para se tornar um sucesso internacional. Suas criações exibiam um olhar provocante que realçava os corpos da geração jovem. Cardin utilizou materiais inovadores, alguns deles inéditos na moda, como o plástico e o vinil, ele criou um novo vocabulário formal têxtil e um estilo de vestir com cores ousadas, cortes marcantes e assimétricos que representavam uma visão mais liberal da vida.
A era espacial foi seguida na década de 1970 por um estilo focado em fortes contrastes: vestidos e saias extremamente curtos combinados com jaquetas e túnicas até o chão, além de bodysuits coloridos. A moda geométrica de Cardin passa a ser usada por estrelas de cinema como Lauren Bacall, Raquel Welch e Jeanne Moreau. Nas décadas de 1980 e 1990, Cardin ampliou seu repertório formal com elementos simplificados. Foi quando seções plissadas nas costas de jaquetas e casacos se tornaram uma característica. Da mesma forma, o chamado vestido tubo, com argolas integradas, foi dotado de um novo visual escultural marcante. Para as coleções masculinas, ele desenvolveu jaquetas de couro quadradas com amplos elementos geométricos nos ombros que foram combinados com calças esportivas estilosas.
Pierre Cardin foi considerado um pioneiro da globalização e no licenciamento mundial do comércio de moda. Ele era o único proprietário de sua empresa global. Com suas criações de alta costura, Pierre Cardin ganhou fama internacional por mais de sete décadas. Ele foi um visionário, não só como criador mas como empresário, investindo em mercados do Oriente antes da maioria, se apresentou na China, em 1979, e desfilou na Praça Vermelha, em Moscou, em 1991, vislumbrando antes de muitos designers que o universo de uma marca de moda é bem maior do que as roupas que ela vende.
Pierre Cardin, faleceu aos 98 anos deixando um império, foi um homem multifacetado que soube vestir diferentes trajes: estilista, empresário, hoteleiro, proprietário de restaurante. Adicione aos títulos ainda termos como acadêmico, mecenas além de Embaixador da Unesco.
Hoje o nome à frente da Maison é Rodrigo Basilicati-Cardi. Presidente do Grupo, multitalentoso, ele foi trabalhar ao lado do tio nos anos 2000. Com formação em design, Rodrigo ainda formou-se em Bacharel Científico e obteve diploma no Conservatório de Música, além de uma licenciatura em engenharia civil na Universidade de Pádua. Após os seus estudos, praticou durante três anos na Academia de Música Franz Liszt em Budapeste e iniciou uma carreira de concertista ganhando vários prémios de prestígio em concursos internacionais.
Desde 1999, gerente de várias companhias do grupo Pierre Cardin com sede na Itália, também dirigiu dezenas de produções artísticas do Teatro Espace Pierre Cardin ao redor do mundo. Sua atividade designer gráfico o colocou a frente da concepção e produção de móveis, objetos e acessórios da marca, dando continuidade à coleção de "Utility Sculptures" iniciada por Pierre Cardin na década de 1970.
Em 2007, tornou-se diretor lançando uma nova coleção de móveis e ampliando uma gama de produtos, mobilizando sua capacidade criativa para encontrar novos conceitos tecnológicos. O evento comemorativo do centenário teve como cenário o Palazzo Ca 'Bragadin, no Sestiere di Santa Croce, em Veneza, residência particular da família Cardin. Rodrigo, ao lado da esposa Sabrina, recebeu amigos, colaboradores, franquiados e imprensa internacional para um elegante evento, que contou com show retrospectivo com uma seleção de modelos icônicos originais, criados pelo estilista ítalo-francês nas últimas 7 décadas; seguido de desfile da nova coleção "Cent" composta por uma série de roupas e acessórios eco-sustentáveis feitos inteiramente de tecidos reciclados, fibras naturais e materiais recuperados no atelier parisiense.
Esta revisão de criações combina o DNA de vanguarda da Maison com a adoção dos mais inovadores princípios de circularidade e responsabilidade ambiental. Os novos modelos Cardin “Cent” foram criados pela histórica equipe de designers da Maison, sob a direção artística de Rodrigo Basilicati Cardin. Na ocasião também foi apresentada o a coleção de óculos PIERRE CARDIN/EVOLUTION 9, os novos óculos de sol unissex , edição limitada Made-In-Italy, vêm com um design inovador, uma derivação da visão futurista de Monsieur Cardin, que encontrou inspiração em planetas e galáxias remotos para esta peça verdadeiramente única.