Maria Braz estrela editorial e entrevista exclusiva para L’Officiel
Um dia não tão quente na praia com Maria Braz
Maria Braz formou-se em direito em 2023, mas já trabalhava como influenciadora em paralelo há tempos. E acredita que o curso lhe deu bagagem para ser a profissional de comunicação que é hoje: responsável, comunicativa e embasada. “Tudo o que transmito de informação, pesquiso antes, porque me cobro muito nesse sentido de responsabilidade”, diz ela, definindo seu estilo de influenciar como criativo. “Gosto de pensar, de elaborar roteiros, de criar. Antes de ir ao Festival de Veneza, por exemplo, decidi que queria fazer todas as imagens com uma estética cinematográfica, com aquele perfume vintage que remete aos filmes clássicos, e fiquei muito feliz com o resultado. Penso que planejar antes de executar é a chave para um trabalho bem-feito.” Filha da superinfluenciadora Silvia Braz, ela revela como esse legado a moldou, sua relação com a moda e como se imagina no futuro.
L’OFFICIEL Desde quando a moda faz parte da sua vida?
MARIA BRAZ Desde sempre! Me lembro de, ainda criança, fazer colagens para a escola com recortes de revistas de moda que sempre estavam presentes na minha casa. Sempre amei moda, sabe? Sonhava com peças icônicas, acompanhava as grandes maisons… Moda, para mim, é um reflexo do que quero mostrar de mim mesma para os outros. Acho que ela é poderosa neste sentido: traduzir a mensagem que queremos transmitir.
L’O Consegue sair de casa com produção zero?
MB Super! Eu adoro sair sem maquiagem, principalmente quando estou no Rio, onde temos apartamento. Acho que a cidade, por si só, já tem um clima mais “easy going” do que São Paulo. Sair de cabelo molhado, sem make e com Brizza no pé já virou costume.
L’O O que pretende trazer no programa Hunting Fashion em 2025? Como surgiu a ideia do projeto ?
MB A ideia surgiu quando decidi me diferenciar no mercado. Foi um movimento intencional e estratégico. Sempre gostei de falar, estudar e me comunicar, e é exatamente isto que o Hunting Fashion representa: um programa de moda no qual imprimo minhas opiniões, transmito informações e desmistifico temas que, para quem é da moda, podem parecer óbvios, mas que para admiradores do mercado não são.
L’O Você está sempre presente nas principais semanas de moda no mundo. O que antevê para 2025 em termos de bandeiras e tendências?
MB Com certeza o boho, que veio com força este ano; o minimalismo, mas de forma revisitada – nada sobre cores, e sim sobre texturas e formatos, com uma abordagem mais refinada e sofisticada.
L’O Sua mãe ajudou a moldar seu caminho como influenciadora?
MB Ah, eu acho que nem sempre! Segui passos parecidos, mas do meu jeito, sendo fiel a mim mesma e ao meu estilo. Olho para as minhas irmãs e vejo que cada uma tem trilhado o próprio caminho, com suas peculiaridades. Minha mãe sempre foi uma fonte de inspiração para mim. Somos muito grudadas, melhores amigas de verdade… e, como profissional, vejo que ela é muito respeitada exatamente por ser quem ela é: autêntica e espontânea. É isso que me inspira e me faz querer me parecer com ela.
L‘O Você vem de uma família de mulheres fortes. Como imprime esse legado nos seus conteúdos?
MB Minha família é composta de mulheres incríveis, cada uma marcando presença na sua área, com valores muito claros. Tento trazer para os meus conteúdos essa força que vejo nelas: a coragem de ser autêntica, a vontade de transmitir algo relevante e a paixão por fazer bem o que me proponho a fazer. Esse legado está presente na forma como busco trabalhar com propósito e intensidade.
L’O São Paulo, Rio ou Minas?
MB São Paulo para trabalhar, Rio para descansar nos fins de semana e Minas para me reconectar comigo mesma, encontrar a família e recarregar as baterias!
L’O Qual foi o último livro que leu e o último filme a que assistiu?
MB O último filme que assisti foi A Substância, e fiquei obcecada. Reassisti. Retrata as loucuras que somos capazes de fazer em busca de uma juventude e beleza inalcançáveis… É bem surrealista, mas, no fim, a mensagem é real. Quanto a livro, estou lendo A Paciente Silenciosa, de Alex Michaelides.
L’O Como se imagina em dez anos?
MB Ai… sou bem sonhadora! Eu adoraria explorar novas facetas de mim mesma. Amo me comunicar, então adoraria ter um quadro em algum programa de TV. Ou talvez até criar minha própria marca… Gosto de sonhar alto! Sempre repito a frase do Lemann: “Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho” (risos). Quero expandir meus projetos na moda e na comunicação. Quero abordar temas que vão além do fashion, trazendo questões sobre comportamento, tendências e estilo de vida. Minha maior vontade é produzir conteúdos inéditos e explorar ainda mais meu lado comunicadora. Luxo, para mim, é estar com a minha família e meus amigos, em volta de uma mesa cheia de comida e bebida, celebrando a vida e sendo feliz. De verdade! Parece piegas, mas são os momentos em que mais me divirto e consigo ser a versão mais genuína de mim mesma.
FOTOS: Izac Fedotti.
STYLING: Rafael Cietto.
DIREÇÃO DE MODA: Marcio Banfi.
TEXTO: Karina Hollo.
GUEST: Maria Braz.
BELEZA: Arthur Lordello.
ASSISTENTE DE BELEZA: Victor Hugo Cunha Souza.
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO DE MODA: Naomi Leão.
PRODUÇÃO DE MODA: Victor Chico e Izaías Nunes.
ASSISTENTE DE DIREÇÃO DE MODA: Tainara Wollmer.
ASSISTENTES DE FOTOGRAFIA: Tyna Cardoso e Renato Machado.
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Alessandra Della Rocca.
AGRADECIMENTOS: Pousada Yamandu.