Moda

Marina Naves: conheça a expert na consultoria de imagem digital

A empreendedora revolucionou a forma de aproveitar melhor peças de roupas que já estão no armário, com um curso de método didático e online

Marina Naves
Marina Naves. Foto: Divulgação

A redação da Revista L’Officiel bateu um papo com a expert sobre carreira, planos futuros e ainda colheu algumas dicas preciosas de estilo.

Revista L’Officiel: Como você começou a sua carreira em moda e o que te levou a seguir na consultoria de imagem?

Marina Naves: Comecei a trabalhar como consultora de imagem quando ainda estava cursando a faculdade de moda. Pegava clientes pontuais e, aos poucos, fui me desenvolvendo profissionalmente. Quando me formei, já tinha uma certa rotina de trabalho, então entrei de vez na consultoria de imagem e não parei mais. Eu sempre me interessei pela parte de styling e em como isso é capaz de transformar uma pessoa e até mesmo contar uma história por meio da roupa. Na consultoria, atendo pessoas reais, com problemas reais de comunicação visual que afetam o trabalho e a vida pessoal. Poder usar a moda como ferramenta de comunicação, o que ela realmente é, me deixa muito feliz.

person human clothing apparel dress female
person human clothing apparel monitor electronics display screen female furniture
Fotos: Divulgação

L’O: Como funciona a consultoria de imagem no seu curso “Armário Perfeito”?


MN: Todo o meu processo de consultoria de imagem é feito por meio dele, atualmente. O “Armário Perfeito” é dividido em aulas que abordam todos os temas da consultoria: estilo, tipo físico, cartela de cores, armário cápsula e construção estratégica de imagem. A aluna assiste às aulas e tem nosso suporte, de segunda a sexta, para tirar todas as dúvidas de forma particular, via WhatsApp. 

A nossa consultoria é um processo longo de autoconhecimento, porque além de fazer o curso, a aluna fica conosco por um ano trabalhando a imagem aos poucos e dentro do objetivo que ela tem.  Nós conversamos o dia inteiro com elas. Essa é a nossa rotina aqui no escritório.

 

L’O: Quais são os maiores desafios nessa relação com as alunas?

MN: Nosso maior desafio é mostrar para a aluna que ela só vai estar satisfeita com o que vê no espelho quando ela passar a se vestir dentro do estilo dela, pois é muito comum entrarem no curso querendo se vestir igual a uma outra pessoa (uma amiga ou uma influenciadora) e isso acaba sendo frustrante, pois não reflete a personalidade dela. Por isso, focamos na importância de descobrir o que faz sentido individualmente e não só vestir o que está na moda ou o que outra pessoa usa. Tudo precisa funcionar para o corpo de cada pessoa, para os lugares que ela frequenta e para o estilo de vida dela. Posso dizer, portanto, que focamos muito em deixar essa realidade cada vez mais palpável para que todas possam se encontrar e se sentir mais felizes por meio das roupas.

 

L’O: No “Armário Perfeito” é possível descobrir quais cores e estilos combinam mais, mesmo sendo um curso em plataforma online?

MN: Sim, perfeitamente! O “Armário Perfeito” traz todas as etapas que aborda a consultoria de imagem; entre elas está a parte de estilo e de coloração pessoal. No curso, existem testes para as alunas aplicarem e descobrirem tudo isso. Nós fazemos o acompanhamento via suporte: tanto o teste para termos a garantia de que o resultado estará correto, como o acompanhamento ao longo do ano, para ver o desenvolvimento da aluna. Na sessão sobre estilo, especificamente, gosto quando as alunas querem o nosso acompanhamento diário, assim podemos ver a evolução de pertinho. A maioria nos envia fotos dos looks todos os dias ou pelo menos toda semana. Vamos pontuando, individualmente, o que pode ser melhorado em relação ao seu desejo de comunicação. Vale frisar que esse suporte é particular. Falamos com cada aluna separadamente, todos os dias, se assim ela quiser. Temos um canal de atendimento disponível para conversar com todas elas das 9h - 18h, de segunda a sexta-feira.

 

L’O: Quais são as formas que você se mantém atualizada sobre moda e estilo, como sites, livros, séries e influenciadores?

MN: Eu leio e estudo muito sobre temas que não são diretamente ligados à consultoria, mas que, de alguma forma, influenciam esse universo ou influenciam o meu trabalho. Marketing, semiótica, comportamento e previsão de tendências são assuntos que estou ligada diariamente. Gosto muito de livros. Grande parte do conhecimento humano já foi passado por meio deles, além de ser um passatempo legal. Também faço cursos online sobre os temas, procuro muita coisa na plataforma Business of Fashion e WGSN, além de revistas e portais de moda. Alguns influenciadores também são ótimos para traduzir microtendências.

 

L’O: Você também abastece o seu Instagram com dicas de moda. Quais são os posts que seus seguidores mais pedem?

MN: Elas adoram os posts com conteúdo instrutivo tipo "5 formas de combinar tal coisa" ou "3 jeitos de usar coisa tal no look", além também dos meus looks do dia. São dois conteúdos que têm um engajamento muito bom. Nos stories,  tento responder o maior número de dúvidas que consigo todos os dias, por meio das caixinhas de perguntas. Dessa forma, quem me acompanha pode sempre aprender alguma coisa, mesmo que não seja minha aluna.


L’O: Agora vamos de dicas! Quais são as peças que você indica que são atemporais, para ficar sempre na moda?

MN: Uma boa camisa branca, um jeans reto de cintura alta, uma calça de alfaiataria, um blazer, um casaco estilo trench coat, um vestido básico com decote V e modelagem evasê e uma jaqueta de couro. Todas estas peças são fáceis de encaixar em diversos estilos, do mais romântico ao mais rocker. A diferença é que cada pessoa vai combinar de acordo com a sua personalidade. São roupas que ultrapassam gerações. Vão estar sempre atuais. 

Eu sou muito adepta aos clássicos, pois são eles que salvam o nosso guarda-roupa na hora do aperto. Sempre que você não sabe o que vestir, ou quer ficar elegante de forma simples, ou quer uma roupa que vai combinar com muitas outras, vai ser uma peça clássica a salvadora. Nenhuma tendência é capaz de ajudar tanto!

 
 
 

L’O: Como montar looks elegantes sem esforço e sem parecer muito montada?

MN: Quanto mais informação colocamos, mais montadas vamos parecer. Para ter esse visual "easy chic” é interessante que o look seja mais limpo visualmente. Sem muitas variações de cores, com modelagens mais limpas, sem excesso de aviamentos, com zíper, botão, sobreposição de texturas, etc. Uma maquiagem leve também é importante para parecer mais natural e menos montada. Eu gosto da ideia de sempre trazer uma peça de alfaiataria para o look, quando a intenção é deixá-lo mais elegante. Por exemplo, um jeans e camiseta básica podem ficar instantaneamente mais chiques se forem combinados com um blazer ou colete. É rápido e efetivo.


L’O: Quais são as peças que você mais gosta de usar e tem mais relação com o seu próprio estilo? 

MN: Eu gosto muito de fazer uma mistura dos clássicos com elementos modernos. Uso muito camisas, calças pantalona, adoro blusas que tenham algum detalhe na gola, adoro peças em couro, porque dão um toque mais cool para o look, e sandálias de tiras finas, que são as minhas favoritas, pois me alongam e trazem mais leveza para a roupa. Também costumo usar acessórios maiores e mais dramáticos, porque eles trazem mais personalidade para a roupa, transformam o look. 



Saiba tudo sobre Marina Naves em www.marinanaves.com.br.

 
 
 

Tags

Posts recomendados