Moda

Martha Medeiros tem nova Diretora Criativa

Metamorfose de cordel! É inegável que Martha Medeiros fez história, mas, em novo momento, Gabriela Medeiros assume a responsabilidade de manter viva a essência da marca, encarando o desafio de renová-la.

clothing knitwear sweater dress coat
A coleção Cosmopolitan, de Martha Medeiros, expressa cada detalhe do novo capítulo da marca (Foto: Divulgação)

Aos 8 anos, Martha Medeiros criava roupas para bonecas, revelando um talento nato que a guiou. Por conta da pressão de sua família tradicional, Martha foi para a faculdade, formou-se e prestou concurso público. O que parecia ser uma barreira em sua paixão pela costura foi, na verdade, um novo começo para seus sonhos. Afinal, como ela mesma conta: “Montei uma butique no banheiro do Banco do Brasil”. Enfrentando obstáculos e polêmicas, mas sempre persistindo no sucesso, Martha Medeiros chegou lá! Conquistou seu espaço, vestiu celebridades globalmente e descortinou a riqueza da renda brasileira para o mundo.

É inegável que Martha fez história, mas em novo momento da marca, sua nora, Gabriela Medeiros, assume a responsabilidade de manter viva a essência da etiqueta, encarando o desafio de renová-la. Na empreitada, a jovem diretora criativa destaca o esforço para preservar a alma manual das peças em uma abordagem mais contemporânea e comenta: “O grande desafio foi, e ainda é, encontrar uma estratégia para manter o DNA artesanal, mas em um produto mais jovem, moderno e renovado”.

A transição entre sogra e nora foi natural e planejada, com Gabriela absorvendo o âmago da marca ao longo dos diversos setores e sempre apaixonada por todo legado já construído. Assim como Martha, Gabriela sempre teve uma alma ligada à moda, aos 10 anos já se aventurava em aulas de bordados, com 13 ganhou da avó sua primeira máquina de costura e na adolescência fazia suas próprias bijuterias. Frente aos negócios, ela mantém uma rotina agitada e busca inspiração para seu trabalho criativo na suavidade do seu olhar no cotidiano, e sobretudo, no espírito feminino. "Gosto de me inspirar na mulher, de vê-la vestida na roupa e como ela se sente empoderada em seu próprio estilo."

A coleção Cosmopolitan, de Martha Medeiros, expressa cada detalhe do novo capítulo da marca (Foto: Divulgação)

Imersa entre papéis, revistas, lápis coloridos e tecidos, Gabriela expressa seu apreço pela “bagunça criativa” em seu escritório, compartilhando sua perspectiva sobre a marca. “Vejo a Martha Medeiros como defensora da autenticidade, artesanalidade e exclusividade, incorporando um forte compromisso socioambiental. A sustentabilidade está intrinsecamente ligada à sua trajetória.” Sendo assim, ela evidencia que em todos os estágios da produção, especialmente no aspecto têxtil, são aplicados rigorosos critérios de responsabilidade ambiental, além de diversas ações sociais realizadas pelo Instituto Martha Medeiros, abrangendo desde a construção de casas e poços artesianos até a facilitação de consultas médicas para a comunidade. Com orgulho, Gabriela acentua esse impacto positivo. “É muito bonito ver pessoas que, há menos de dez anos, mal tinham o que comer e hoje possuem uma vida digna, podendo mandar seus filhos para a universidade. Isto é transformador!”

Com visão para o futuro, a diretora criativa almeja transformar a marca em um ícone global da moda, expandindo para novos setores, como joalheria e decoração. No cenário atual, revela seus planos para 2024, incluindo o lançamento da linha Atelier, com peças ainda mais exclusivas e feitas à mão, bem como a abertura de uma loja de noivas “que irá oferecer uma experiência completamente diferente do que temos hoje neste segmento no Brasil”.

Além da notável transformação, a grife Martha Medeiros apresenta a coleção Cosmopolitan, que expressa cada detalhe desse novo capítulo. Destacam-se, como materiais, couro, veludo, paetês e a clássica renda, em uma vibrante paleta de cores, incluindo os tons orquídea, verde arcádia e azul cerulean. Esses novos elementos se entrelaçam harmoniosamente com as distintas camadas do estilo singular de Martha Medeiros.

Tags

Posts recomendados