Mega desfile da Fendi comemora os 25 anos da Baguette
Fendi apresenta super desfile para comemorar os 25 anos da primeira it bag
Era 1997 quando a Fendi deu ao mundo a Baguette. Nascida na Itália, a bolsa virou febre em Nova York, mais precisamente junto com os looks de Carrie Bradshaw, a personagem fashionista de Sarah Jessica Parker em Sex and the City. O auge, fãs da série devem se lembrar, é a cena que foi ao ar em outubro de 2000 quando um ladrão exige a bolsa e Carrie argumenta que se trata de... uma Baguette. Alí veio a sentença de status e filas e mais filas de espera ao redor do mundo. Criada por Silvia Venturi Fendi, diretora criativa de acessórios e herdeira da marca, foi inspirada em bolsas bordadas dos anos 1920 e 1930, da coleção particular de sua avó, Adele Casagrande.
É essa trajetória ímpar que explica o super desfile realizado pela Fendi na noite desta sexta-feira, que transformou o Hammerstein Ballroom de Manhattan, para comemorar os 25 anos da primeira it bag, há poucos dias do show verão 2023, durante a semana de moda de Milão. A comemoração reuniu editores de moda de vários países, estilistas e celebridades como Kim Kardashian, que escolheu um vestido de malha metálica combinando com uma mini Baguette, Naomi Watts e modelos Shalom Harlow, Amber Valletta e Kate Moss, que viu a filha, Lila Grace Moss, abrir a apresentação.
A conexão entre Itália e Estados Unidos na trajetória da bolsa também está por trás da colaboração entre o estilista Marc Jacobs e Kim Jones, diretor artístico de moda feminina da Fendi. Mas não somente: ambos já haviam trabalhado juntos na Louis Vuitton. Jacobs na feminina; Jones na masculina. A empatia da dupla reverbera no equilíbrio da coleção e na generosidade de Jones de abrir espaço para o colega dar o tom. Saltou de looks femininos e masculinos a pegada grunge com suas muitas camadas em tecidos de pesos e texturas diferentes, em um mix and match que deu pegada jovial e alegre a materiais sofisticados.
“Não queria fazer uma coleção tradicional para o aniversário. Em vez disso, é uma celebração de um tempo, do momento em que a Baguette se tornou famosa. Relaciono esse período a um senso de liberdade e diversão, duas qualidades da Baguette”, explica Jones no texto sobre o projeto. Essa vontade se materializa nos muitos desdobramentos da bolsa, que vai parar em gorros, luvas e meias; vira bolso, pingente e pochete. Utilitário-extra chique! O céu parece ter sido o limite ainda para a escolha de matérias-primas e cores, ratificando a vocação original do acessório: uma tela em branco e democrática.
Da cartela multicolorida salta o azul da Tiffany – marca da LVMH como a Fendi –, linkando o desfile a outra etapa da comemoração: a colaboração com a joalheria americana que gerou a versão da Baguette no tom exato da icônica Blue Box carregada por Bella Hadid em full look monocromático. Outra parceira, a atriz Sarah Jessica Parker contribuiu para uma versão com brilho, seguindo o caminho dos modelos usados por sua personagem em Sex and The City e, recentemente, em And Just Like That... Dividido em três atos – 1997, Fendiroma e Encore – o desfile teve final apoteótico com os modelos no palco do Hammerstein, que recebeu uma parede espelhada. Os 25 anos da Baguette já viraram um marco para Nova York, que há tempos não era palco de um desfile tão grandioso, e para a Fendi. Bravo!