Minimalismo: confira a evolução do estilo nos últimos anos
Das cores aos modelos, o minimalismo permite a criação de inúmeros looks e abre espaço para inovações. Veja sua evolução ao longo do tempo!
A moda sempre foi uma extensão da vida social, política e econômica de um grupo. Seja ela no papel de influenciadora ou influenciável, o que importa é que nos vestimos de acordo com o que está em pauta. Um claro exemplo é o crescimento do estilo minimalista entre celebridades e outras pessoas no dia a dia.
A pandemia e os movimentos em prol de um consumo mais consciente foram catalisadores do crescimento da nova tendência. A necessidade de ficar em casa, durante as fases mais rígidas do isolamento social, ressignificou a relação que temos com as roupas. Conforto, sobriedade e maior aproveitamento de uma mesma peça são características que foram e ainda são muito buscadas e almejadas.
O slow fashion, que visa um consumo de moda mais consciente e desacelerado, também impulsionou a disseminação do estilo, que atrela elegância, sofisticação e certa frugalidade: o minimalismo.
Menos é mais: o que caracteriza a tendência?
Visando a maior possibilidade de composição de looks com a mesma peça, o ponto central do minimalismo é priorizar a qualidade do que a quantidade. Pensar que, com uma calça, por exemplo, deve-se ser viável criar outfits para as mais diversas ocasiões.
Com cortes e modelos mais simples, trazendo ares de sofisticação e luxo, no minimalismo, o ideal é deixar as roupas mais soltas e fluidas, agregando um pouco do oversized. Saindo do foco das trends da moda, o estilo tende a ser mais evergreen. Ou seja, uma mesma peça minimalista comprada nos anos 2000 ainda pode ser utilizada, sem que seja considerada antiquada.
Por esse motivo, o minimalismo é tão aclamado e vem ganhando cada vez mais adeptos. É um estilo que sempre vai gerar elogios e deixar que você sempre ande bem vestida. A tendência entra em voga novamente por ter a bandeira do menos é mais tão evidente, a ponto de viabilizar a criação de um armário versátil e sofisticado.
O minimalismo entrega conforto, sutileza e supre as demandas por moda sustentável e consciente, ao trabalhar com peças de altíssima durabilidade e fácil adaptação.
Cores, estampas e modelos!
Ficou claro como atrelar o minimalismo a um lifestyle, porém, ainda é muito importante, para caracterizar de forma mais detalhada a tendência. As roupas do estilo costumam passar a sensação de leveza, mesmo nos cortes mais rígidos. A paleta de cores básica gira em torno do preto, branco, bege, cinza, marrom e azul-escuro. É o estilo dos contrastes.
As estampas não ficam de fora. Ainda que mais sutis, podemos encontrar peças no xadrez, listradas e até mesmo com poás e geométricas. A modelagem é bem versátil, transitando através do foral e casual, além de ter como principal característica a sutileza das peças.
É nos acessórios que se encontra o toque final do look; indica-se a busca por itens mais discretos, e como todo estilo, que possam ser utilizados em diferentes composições. Os sapatos e as bolsas permitem uma maior ousadia nos modelos, porém o ideal é seguir a paleta de cores neutras do minimalismo. De forma geral, estruturar um guarda-roupa com modelos de roupas e acessórios que possam ser utilizados nas mais variadas situações é o cerne do estilo.
Adaptações nos dias de hoje
Para quebrar o estigma de que ser minimalista é não poder usar cores mais fortes, vibrantes e variadas, no cenário atual, fashionistas mesclam o colorido com o neutro, e conquistam looks mais originais e carregados de personalidade.
Para além do preto, branco e bege, podemos incorporar acessórios, peças e até mesmo detalhes em roupas com cores mais chamativas. Compor um outfit todo em cores neutras e equilibrar com uma bolsa verde-oliva, por exemplo, cria um equilíbrio e traz para o item colorido um destaque super positivo.
Se as cores vibrantes ainda não combinam com você, a paleta dos tons pastéis pode ser uma excelente opção para incorporar novos elementos ao look, sem sair do menos é mais. Ainda nesse cenário das cores, composições monocromáticas também são bem-vindas, e trazem consigo muita elegância e sofisticação.
Na modelagem, as peças assimétricas vem ganhando espaço dentro do minimalismo e atraindo a atenção de grandes estilistas. Além de trazer ares mais contemporâneos, o look fica estiloso e rompe com padrões da moda.
Uma das maiores trends do minimalismo não se refere apenas a modelos, estampas e cores, mas, sim, ao armário cápsula. Ele consiste na seleção de peças curinga que possam ser combinadas de diversas formas entre si, possibilitando não só viver de acordo com o estilo, mas também complementar as combinações, com acessórios coloridos e novos elementos mais modernos.
Algumas peças não podem deixar de ser inclusas no armário cápsula, como, por exemplo, a calça e saia jeans e as camisas – sociais ou não – oversized e nas cores mais neutras. Sendo atemporais, os itens são mais sóbrios e permitem looks minimalistas distintos.
O que fazer para ser minimalista?
Se você se interessou pela estética e sentiu vontade de incorporar os elementos do estilo no dia a dia, saiba que o mais importante é que o minimalismo não se restringe apenas à moda. É um estilo de vida, que aos poucos, vai se tornando um traço de personalidade.
Sobre as roupas, dê ênfase, inicialmente, ao que é mais frugal e clássico. Pense na usabilidade da peça e como ela pode ser combinada com itens que você já tem em casa. Inicialmente, comece com acessórios mais neutros e passe a ousar mais ao longo do tempo. Encontre no seu guarda-roupa o aconchego e o acolhimento. Brinque com as roupas e torne o estilo em algo divertido e que te faça sentir bem e confortável consigo mesma.