Cultura

Estilo minimalista industrial: inspirações para decoração

Clean e sofisticado, agora a inspiração para decorar une elegância, aconchego e funcionalidade com o estilo minimalista industrial

Estilo minimalista industrial
Estilo minimalista industrial

Repaginar ou decorar um imóvel é maravilhoso e recompensador, mas não é uma tarefa simples. Decidir os detalhes e criar composições que ornem pode levar algum tempo. A decoração e a disposição dos itens nos cômodos fazem diferença na hora de transformar o ambiente em um lar aconchegante, perfeito para descansar, aumentar a sensação de bem-estar e imprimir a personalidade dos moradores. Buscar referências e conhecer os estilos de decoração são ótimas alternativas para começar.

Um dos tipos de decoração que está em alta é a de estilo minimalista, que pode mesclar com características do industrial e do escandinavo e é ideal para quem prefere algo mais clean e prático, sem perder o conforto, a classe e a elegância. A principal proposta do estilo minimalista é reduzir a mobília ao invés de adicioná-la, visando aumentar os ambientes, dar um respiro e permitir a passagem de bastante luz natural.

A decoração minimalista é a escolha de personalidades da música, da moda e do cinema, como a cantora Simaria, a blogueira Jenny Mustard, a modelo Rosie HW e a atriz Bruna Marquezine, que publicam em suas redes sociais alguns cliques dos cômodos e detalhes da decoração. A estética minimal permeia até mesmo na organização do feed do Instagram de Rosie, que conta com registros respeitando a mesma paleta de cores que passam por tons nude, claros e o preto. No perfil da modelo é possível notar muitas características do estilo, como tapetes lisos, armários retos, estofados de cadeira e sofás de tecidos com poucas texturas e neutros, grandiosas janelas, o chão e as mesas de madeira, as paredes brancas e a presença de vasos e plantas como enfeites.

Estilo minimalista
Foto: Instagram @jennymustard
Estilo minimalista
Foto: Instagram @rosiehw
Estilo minimalista
Foto: Instagram @rosiehw

O estilo surgiu em meados da década de 80, como uma reação dos movimentos pós-modernos que aconteceram no meio artístico e do design. Prioriza cores neutras, formas e traços geométricos simples, linhas retas e uma redução considerável nos elementos que são utilizados como base para a decoração. Em combinação com o estilo industrial, o preto e candy colors (tons pastéis) também podem estar presentes e ajudam a trazer requinte ao ambiente. 

O cuidado com a escolha dos elementos e dos móveis é uma parte importante para quem deseja integrar essa aparência dentro de casa, impedindo que a decoração pareça impessoal e pouco confortável devido a maior quantidade de espaços úteis vazios. Unificar e equilibrar simplicidade e glamour pode ser um processo desafiador. Deste modo, contar com um profissional formado na faculdade de arquitetura facilita as tomadas de decisões. 

Estilo minimalista
Foto: Instagram @thatcoolmoodboard

Estilo de vida

O minimalismo não se restringe somente a um estilo de decoração, mas traduz um lifestyle que consiste em focar no que é essencial, visando praticidade e serenidade. Isso pode incluir roupas, acessórios, móveis e até mesmo distrações. O estilo de vida minimalista defende que possuir menos objetos facilita na organização, liberta do apego e do medo de perder artigos materiais. Quanto à decoração, a ideologia é que a residência não deve causar incômodos ou a sensação de sobrecarga em utensílios, e apostar em materiais naturais e incorporar tonalidades claras para gerar a sensação de suavidade e abrigo. 

Estilo de vida
Foto: Instagram @jennymustard
Estilo de vida
Foto: Instagram @rosiehw

Cores

A paleta de tons neutros é predominante nesse estilo de decoração. Paredes brancas, móveis amplos também em cores sutis ou madeira clara caracterizam o que há de mais forte no minimalismo. O branco é o tom mais utilizado acompanhado pelo preto na decoração. Mas, para quebrar um pouco, apostar em tons como bege, creme, cinza e off-white são boas opções já que podem ser facilmente inseridos. No entanto, outras cores mais fortes, como tons terrosos, azul-marinho e o verde podem estar presentes em peças decorativas, como plantas, velas, quadros, esculturas, almofadas e mantas. O preto em alguns móveis e itens, como, por exemplo, mesas de centro ou laterais, cadeiras e vasos, traz um toque de classe e modernidade para o ambiente. Espaços mais claros transmitem a sensação de paz, limpeza e torna mais fácil notar a existência de objetos.

Estilo de vida
Foto: Instagram @alyssakapitointeriors

Luzes

Um dos principais preceitos da iluminação na tendência minimalista é aproveitar ao máximo a entrada de luz solar. Por isso, ambientes ampliados e janelas grandes são características marcantes nesse estilo. O uso de cores alvas também auxilia na potencialização da iluminação natural, deixando a casa bastante clara. Contudo, as luzes artificiais também são de extrema importância: além de manter a luminosidade do ambiente, ajuda a destacar os móveis, como mesas e os poucos artefatos decorativos. Em relação às lâmpadas, dê preferência para as luzes LED, por serem mais duradouras, eco friendly e mais claras, e aos materiais, escolha a madeira, o concreto ou o metal. Quanto ao design, insira luminárias e pendentes de cores claras e modelos mais simplistas, para valorizar a estética do local. 

Estilo de vida
Foto: Instagram @thatcoolmoodboard
Estilo de vida
Foto: Instagram @alyssakapitointeriors

Mobília

Os móveis devem ser escolhidos a dedo e com muita atenção, principalmente no que diz respeito a design, conforto e cores. No conceito minimalista, a mobília, como sofá, prateleiras, rack e mesinhas, tem linhas retas bem como as do tapete e da cortina que contribuem para a decoração. Apesar do mobiliário ser básico, torna as composições mais harmônicas. Ao integrar o estilo em casa, invista em elementos clássicos e elegantes, como na madeira em tom claro, no couro, no vidro, no metal, na pedra e no concreto, que podem estar presentes em quase todos os locais, até mesmo nos lavabos. Na seleção do mobiliário e acessórios, como cama, roupas de cama, sofás e poltronas, mantenha os tons neutros, aposte no conforto, alta qualidade e na suavidade do toque, pois o aconchego se torna um fator primordial dentro de um estilo que pode parecer mais vazio. Além disso, por meio do uso de cada cômodo no dia a dia e desses móveis específicos, conseguirá recarregar as energias, relaxar e fazer o que gosta, como apreciar o livro favorito, assistir filmes e séries.

Estilo de vida
Foto: Instagram @rosiehw
Estilo de vida
Foto: Instagram @alyssakapitointeriors

Decoração

Alguns itens estratégicos podem ser utilizados para compor o ambiente, sem exagerar e perder a base minimalista da decoração. Quadros com cores neutras, linhas retas, desenhos com linha fina e formas geométricas são algumas das opções mais utilizadas, pois proporcionam requinte e modernidade. Os espelhos, que podem variar de tamanhos e formatos, são grandes aliados, servindo muito bem como um item decorativo e útil na rotina. As especificações continuam sendo as mesmas, as molduras simples, de madeira ou de metal. Os maiores e retangulares, podem ficar em contato direto com o chão e receber alguns artigos ao redor para complementar, como tapete, vasos, plantas ou quadros. Os orgânicos podem ser posicionados na parede tanto sozinhos como em conjunto com outros elementos.

Já as plantas, além de tornar o local mais arejado e melhorar a qualidade do ar, quebra um pouco do monocromático sem perder o minimalismo. Utensílios como mesas de centro, bancadas e estantes suspensas feitas de materiais como vidro ou concreto deixam o ambiente mais elaborado, prático e mantém a sobriedade. O próprio chão, quando feito de madeira clara, concreto ou até mesmo pedra, se torna parte da decoração, dando um charme ímpar ao ambiente.  

Estilo de vida
Foto: Instagram @thatcoolmoodboard
Estilo de vida
Foto: Instagram @alyssakapitointeriors
Estilo de vida
Foto: Instagram @rosiehw

Tags

Posts recomendados