Moda nordestina: 6 lançamentos para aproveitar o verão
Com estilo e autenticidade, confira alguns lançamentos na moda nordestina para apostar na estação mais quente do ano!
Com a chegada das festividades do final de ano e do verão, surge a oportunidade perfeita para um toque de estilo incomparável. Em nossa lista especial, reunimos seis lançamentos de moda repletos de personalidade, cada um carregando a essência vibrante e autêntica da referência brasileira.
Originárias do Nordeste, essas marcas não apenas destacam a excelência do design nacional, mas também trazem uma curadoria especializada feita pelo Nordestesse. Prepare-se para descobrir as peças que prometem elevar seu estilo e fazer você brilhar durante os dias quentes do verão.
Alma de Sol, por BOAH
A BOAH viajou até a encantadora vila na região da Puglia, na Itália, famosa por seus trulli, casas com telhados cônicos feitos de pedra seca, que datam do século XVII. Cada esquina revela segredos antigos e beleza atemporal, que serviram de inspiração para o lançamento, que conta com vestidos, camisas, macaquinhos, calças e saias feitas a partir do cenário paradisíaco da região europeia e adaptada para o estilo único e baiano da BOAH.
Travessias com Dudu Bertholini, por Catarina Mina
Dudu e as rendeiras de Trairi desenvolveram juntos uma coleção que parte de uma das tipologias mais especiais do Ceará: o Bilro. A joia do Ceará, a renda do Ceará, que por meio de utensílios trazidos da natureza da caatinga, e um trabalho manual finíssimo e muito desafiador, transforma linha fina em trama e tecido. São bolsas, conjuntos e vestidos que trazem cor, leveza e movimento para looks de verão.
Estopim, por Duas
Estopim é rastilho, pavio, estímulo, torcida, início, gatilho – e é o nome da coleção mais recente da Duas. A marca recifense, que tem como carro-chefe a estamparia autoral inspirada no Nordeste e na arte, resolveu juntar esses dois fatores e homenagear a cultura popular da região e, principalmente, de Pernambuco. A cada semana, a etiqueta apresentava uma estampa diferente da coleção aos seus seguidores e fãs nas redes sociais. Tivemos desde "Feira", padronagem inspirada nas feiras populares, até "Doces" e "Platimbadas", que fazem referência aos quitutes típicos e à arquitetura do interior, respectivamente.
Aurora, por Gabriela Fiuza
Para a coleção Aurora, a marca traz uma celebração do que significa vestir com propósito e identidade. Tal como o amanhecer sinaliza novos começos, as peças desta coleção são um tributo à afetividade, à moda e, claro, ao crochê. Cada peça é mais do que vestuário; é uma expressão de conexão e identidade. A paleta de cores foi pensada para refletir as transições do céu no alvorecer. E, com o uso de tecidos nobres como o linho, cada peça reforça o design atemporal e distinto que é marca registrada da Gabriela Fiuza.
Baião de Dois, por RUSH
A Rush, marca de moda praia pernambucana, acaba de lançar sua nova coleção “Baião de Dois”, feita em parceria com o mestre do couro Espedito Seleiro. A primeira collab da etiqueta com um artista de outro Estado uniu a estética dos dois para homenagear o cantor Luiz Gonzaga e, de quebra, mostrar que o couro e os símbolos do sertão têm passe livre no litoral – e no dia a dia de todo o país. As peças de beachwear apresentam detalhes em couro, uma inovação não só no ramo moda praia como também na Rush. Além disso, pensando em atingir novos públicos, as peças de roupa foram feitas em linho e em seda, para dar um visual mais sofisticado e versátil.
Reisado, por Açude
A Reisado foi inspirada na festa de mesmo nome que acontece entre dezembro e janeiro na região do Cariri. Também conhecido como Folia de Reis, o festejo que mistura dança e fé e que é rico em cores dita os tons, as formas e os bordados das novas peças da marca. As peças se destacam pelas silhuetas amplas, modelagens marcantes e blocos de cores que contrastam com as tonalidades suaves do sertão, interpretadas tão bem graças ao linho. As fitas dos looks do festejo foram interpretadas pela estilista nas alças de um top, por exemplo. Já o Jaraguá, o Mateu e o boi, personagens das danças, aparecem de forma delicada em um colete de alfaiataria.