Quiet Luxury é uma tendência impossível de ignorar
Entenda o que significa o tão falado “quiet luxury” e porquê ele se tornou o assunto do momento
Aparentemente, estamos vivendo uma era em que a ostentação saiu de moda. Você consegue acreditar? O quiet luxury se tornou a aposta do momento, evidenciando peças atemporais, sofisticadas e perfeitamente produzidas, fugindo dos logos ou modismos. Está todo mundo falando sobre isso. A grande pergunta é: Será que finalmente estamos chegando a uma nova forma de consumo ou apenas uma nova estética passageira?
Nos últimos anos foi possível ver um verdadeiro boom dos estilos, os queridinhos “core” (regencycore, kidcore e balletcore) são apenas alguns exemplos das apostas que se destacaram na moda. Mas, quando o assunto é “quiet luxury", essa nova forma de se vestir pode apresentar uma nova visão de mundo, em um momento de forte instabilidade econômica.
Claro que, essa estética não é uma novidade. Marcas como Brunello Cucinelli, The Row - criada pelas gêmeas Olsen - Chloé e Hermés são famosas por terem essa abordagem, com peças sofisticadas e perfeitamente elaboradas. Mas agora essa ideia está ganhando cada vez mais popularidade.
Recentemente, o TagWalk compartilhou uma análise sobre a temporada de Outono Inverno 2023. Em comparação com a temporada de 2022, houve uma queda de 54% no uso de logos. Não dá para negar que esse é a abordagem do momento, né?
Além das logos, o quiet luxury opta por visuais mais minimalistas e atemporais, uma estética que, inclusive, personifica uma visão mais sustentável de consumo. Menos peças, menos modismo, mais qualidade e, consequentemente, durabilidade.
Entre as referências do momento estão os figurinos da série Succession, os visuais de Sofia Richie, a fashionista da vez, ou até mesmo as produções usadas por Gwyneth Paltrow durante o julgamento sobre seu acidente de ski.
Será que essa estética vai durar? Não há como saber. Após a crise financeira de 2008, no qual o normcore se destacou, nós já vimos de novo a extravagância em alta. Se você olhar mais longe, em 1947 o New Look foi criado por Christian Dior, como uma antítese à estética utilitária e minimalista que cresceu por conta da recessão pós-guerra, apresentando uma silhueta extravagante e o uso de bastante tecido. Tudo que sabemos é que, nesse momento, o quiet luxury é a tendência da vez.