Moda

Raica Oliveira posa para cliques exclusivos e fala sobre novos projetos

Batemos um papo com a top model Raica Oliveira, que abriu o jogo e contou tudo sobre sua evolução pessoal, profissional e espiritual

clothing apparel person human

Batemos um papo com Raica Oliveira, a top que foi uma das maiores referências de passarela nos anos 2000, e que até hoje, aos 38 anos, brilha em editoriais de moda das revistas mais renomadas ao redor do mundo. Confira cliques exclusivos e uma entrevista pra lá de interessante com a modelo que contou tudo sobre sobre moda, padrões e evolução de corpo e mente. De quebra, Raica revelou seu novos projetos. 


L’Officiel Brasil: Vamos começar falando sobre padrões, você acha que decadência da Victoria 's Secret significa o final da era dos corpos “perfeitos”?

Raica: Por muitos anos a VS definiu a imagem dos corpos perfeitos, extremamente sexy ou seja uma imagem altamente sensual para vender tal imagem “sexy sells”. Eu acho que as pessoas cansaram disso, acredito que hoje em dia essa visão acabou ficando fora do contexto. O mercado dos dias atuais é totalmente diferente, ele quebra padrões e contempla representarividade com muita diversidade de gêneros e pluralidade de corpos.

face person human collage advertisement poster
person human clothing apparel plant female tree

L’Officiel: Você sempre foi referência de estética, e apostamos que todo mundo quer saber quais cuidados você tem adotado no auge dos seus 38 anos?

R:  Para a pele, skincare combinado com ginástica facial. Quando falamos de alimentação, há 20 anos me tornei vegetariana, sou bem saudável, mas amo comer uma besteira às vezes. Para cuidar do corpo, faço yoga regularmente e sempre que posso entre em contato com a natureza. Aplico diariamente óleos corporais para favorecer hidratação ao corpo. Eu sei que muita gente já ouviu falar na importância da água, e realmente é essencial, assim como deixar o corpo descansar, uma boa noite de sono vale muito!

L’Officiel: Sobre autoaceitação e viver de forma leve, conta pra gente o seu segredo?


R: A beleza tem muito a ver como você se sente interiormente, no princípio da minha carreira, como falei havia uma cobrança muito grande pela magreza, o que trazia uma grande insegurança emocional de nunca achar que estava no peso ideal, foi um longo processo de poder aceitar o meu corpo do jeito que é. Acredito que muitas modelos possam ter passado por dietas bem malucas, foi a partir dessa insatisfação que comecei a buscar o que me fazia bem, não só na alimentação, mas em círculos de amizades, lugares, gostos, foi um grande processo na minha redescoberta pessoal. Entender que se eu não me amasse ninguém mais além de mim poderia fazer isso. O maior segredo está na auto aceitação e parar com a comparação. Também comecei a praticar Yoga, o que além de favorecer meu corpo me trouxe um grande autoconhecimento, é uma prática poderosa. 

clothing apparel person human evening dress fashion gown robe water

‘’A comparação pode nos trazer grande insatisfação e o desejo pela perfeição que não existe. Ninguém é perfeito e todos nós estamos enfrentando nossos próprios desafios’’

plant

L’Officiel: É por falar na prática da Yoga que está diretamente conectado com evolução é equilíbrio espiritual, quais mudanças essa relação com essa busca de crescimento provocou em você?

R: Eu venho de uma base espiritual bem forte familiar, a espiritualidade nunca foi algo distante na minha vida. Mas a partir do momento que fui amadurecendo e crescendo fui descobrindo outros caminhos espirituais além do que me foi ensinado como criança e adolescente. Estamos vivendo uma era que a espiritualidade vem da conexão que temos nós mesmo, somos um portal para o divino, a partir do momento que passamos a nos conhecer, aumentamos ainda mais nosso poder intuitivo, então somos um veículo de expressão do divino, quase que um intercâmbio. 


L’Officiel:  Não podíamos deixar moda de fora dessa entrevista. Vamos traçar um paralelo da moda versus o seu estilo de vida, como seria?

R: Sou muito grata por tudo que a moda me ofereceu por todos esses anos, sempre foi um sonho de criança me tornar modelo, e foi por meio dessa profissão que muitas portas se abriram, muitas oportunidades de trabalho, países, conheci diversas culturas e uma experiência gigantesca que nenhuma universidade poderia oferecer. Tudo que consegui na minha vida foi através da moda e pelos meus esforços. Apesar de trabalhar na moda, não sigo tendências, nos últimos três anos foram raras as vezes que comprei roupas, se por acaso decido comprar algo são de produtores pequenos e mais artesanais. Sou consciente do grande impacto que a indústria da moda tem sobre o nosso meio ambiente e vejo também que a moda gera uma compulsão desnecessária nas pessoas. Antes de comprar qualquer coisa eu realmente me pergunto se eu preciso disso ou não. 

person human dance pose leisure activities water
leaf plant veins person human

L'Officiel: E quais os planos daqui para frente?

R: Construí uma plataforma online chamada Itree Life, que visa gerar conteúdos voltados para o bem estar e alinhamento pessoal. Nos últimos 5 anos dediquei boa parte do meu tempo a diferentes estudos que me levaram a criar essa plataforma. Comecei na curiosidade de me aprofundar nas práticas de Yoga, o que me levou a um profundo autoconhecimento do meu corpo e energias mais sutis, dei continuidade a outras estudos como a alquimia, health coach, estudos dos florais, herbalismo, Ayurveda, foi no processo desses aprendizados que descobri minha grande paixão pela perfumaria natural e acabei fundando também a Itree Perfumes, que é um braço da Itree Life. 


L’Officiel: Agora conta um pouquinho das suas motivações para criar o Itree? 

R: Tudo aconteceu muito naturalmente, passei por um grande processo pessoal, a princípio uma insatisfação de achar que não estava vivendo meu propósito, sentia um vazio no peito sem saber da onde vinha, nada estava bom apesar de tudo está fluindo bem. Foi daí que conheci a Yoga quando ainda morava em NY e me ajudou bastante. Comecei a me conectar mais com a natureza, a conhecer outros tipos de pessoas, aprender novas práticas. Assim que percebi o quanto pude me beneficiar tanto dessas práticas e ver a melhora vindo de várias formas, pensei, porque não ajudar a outras pessoas nesse processo? Foi daí que surgiu a Itree, dessa vontade de dividir com o coletivo minhas experiências e estudos voltados para a melhora e realização pessoal. 

person human head
plant vegetation person human tree

L’Officiel: Afinal, qual o propósito do projeto?

R: A Itree vem com um propósito de ajudar pessoas a se tornarem mais saudáveis e conscientes sobre si mesmas. Ensinando através de práticas, mudanças de hábitos e estilo de vida mais saudável, é possível ter autonomia das próprias escolhas que pode levar a uma realização pessoal. Com a ajuda das ervas, florais e práticas de autoconhecimento, a Itree proporciona ferramentas que ajudam pessoas a explorarem seus desafios e potenciais para poder crescer e ser livre de barreiras que possam impedir o seu desenvolvimento. 


L’Officiel: Antes de finalizar, conta pra gente de que forma acredita que a metodologia pode agregar na vida das pessoas?

R: No fundo todos nós já sabemos o que queremos ou que nós faz bem, passamos por muitas distrações e inseguranças que nos fazem distanciar daquilo que internamente queremos, pode ser por influência cultural, familiar, social. O que pude perceber em resultados alcançados com o público é uma maior sintonia de propósito pessoal, um alinhamento tanto físico, emocional e espiritual. A metodologia da Itree oferece a pessoas um conhecimento sobre o corpo através da alimentação natural baseado nos princípios ayurvédicos, das práticas de Yoga e respiração e uma conexão mais profunda com a ajuda dos florais e a astrologia. Pude perceber uma grande renovação nas pessoas que participaram do programa parecida com o processo que eu também passei.

Créditos

Agência : @primemgmt
Agente : @pablodcoelho
Fotógrafo : @_rodolforuben

Tags

Posts recomendados