Únicas e atemporais: A expansão crescente da ISLA
Fundada em 2008, a marca de bolsas encontrou no franqueamento um modelo de negócio promissor.
Nascida em Itaúna, no interior de Minas, Silvia Monteiro explorou algumas áreas criativas até compreender sua verdadeira paixão e vocação: a moda! Em 2008, por não encontrar em acessórios nacionais o design diferenciado que procurava, Silvia começou de forma despretensiosa uma pequena produção independente de bolsas, onde conseguiu explorar formas e materiais que sempre sonhou. A aceitação foi tão positiva que logo veio a necessidade de transformar a oportunidade em um negócio. Então, a designer deu forma à ISLA, uma marca mineira de bolsas únicas e atemporais, com um alto nível de detalhamento, pensadas através do garimpo das mais nobres e sofisticadas matérias-primas.
Hoje, a ISLA já expandiu muito além da linha festa, a qual concedeu à marca o renome imediato e conta com um mix completo de bolsas que vão desde a praia até o dia a dia. Em 2020, incrementou a seu portfólio de produtos, uma linha de bolsas feitas artesanalmente de forma sustentável através do uso de resíduos têxteis, aplicando as mais elaboradas técnicas de tecimento manual, firmando um compromisso com a sustentabilidade com a inclusão social de mulheres através do incentivo dessa mão de obra local.
A utilização de resíduos têxteis, fios sustentáveis e técnicas manuais, fazem com que cada peça seja única e diferenciada. Para isso, a ISLA possui uma parceria com uma comunidade de artesãs no interior de Minas Gerais, composta atualmente por dezenas de mulheres, empoderando-as e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dessa comunidade. Liderada por cargos 95% femininos, a estrutura garante a imagem de uma marca feita por mulheres para mulheres.
Com quinze anos de história, atualmente, a grife está presente nas mais importantes multimarcas do país e nos principais marketplaces de luxo, nacionais e internacionais. Mas foi nas franquias que a ISLA encontrou o formato que precisava para expandir pelo Brasil afora. Além de suas duas lojas próprias, as sete franquias marcam presença nos estados do Paraná, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, interior de São Paulo e como não poderia deixar de ser, Minas Gerais, mais especificamente Belo Horizonte, cidade natal da ISLA e sua fundadora.
As franqueadas passam por incentivos constantes. Treinamento sobre vendas e produto, sobre tendências, e viagens de relacionamento, como a "ISLA Fashion Trip" que está em sua terceira edição, levando essas empreendedoras para cidades que recebem a Semana de Moda, para experiências exclusivas e dias de muito conhecimento. "São esses investimentos que fazem a diferença para manter nossas franqueadas satisfeitas e estimuladas. Pensar nas franquias como lojas próprias, é essencial para manter o padrão do atendimento e o sucesso nas vendas", comenta Silvia Monteiro.