Viagem leve: como turistar na moda apenas com uma mala de mão?
É época de férias e no que diz respeito ao assunto viajar, estamos sempre atentas às melhores dicas no quesito mala, o primeiro a se pensar e organizar depois que o roteiro da vez estiver fechado.
Depois de organizar os dias da viagem com passeios, restaurantes, pontos turísticos, bares, lojas, sorveterias... Chega a hora de pensar na tarefa de fazer as malas, quando o dia de ida estiver chegando, claro.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas infalíveis para quando chegar a sua hora de se preparar e sonhar com o próximo destino. Se para ir de uma cidade para outra a apenas algumas horas de distância às vezes não é fácil conseguir levar poucas coisas, quando a viagem envolve pegar um avião para outro país, então, o desafio só aumenta.
Anote a lista que preparamos e tente você também desapegar para na próxima vez viajar de forma mais leve e prática!
1- Hora da lista
O primeiro passo é pensar no que é exatamente necessário para aquela viagem. Listar os itens principais e que não podem faltar, e depois os menos importantes que entram se couberem. O segredo está em pensar na última viagem e analisar o que foi levado e nem sequer saiu da mala. Esqueça as muitas blusas, pares de sapatos extra e milhões de produtos de higiene e cuidados.
2- Como dobrar e embalar as peças de forma eficiente?
Uma mala com espaço requer refletir a respeito do que pode ser dobrado em rolo e o que não pode por amarrotar. Todas as peças não amarrotáveis podem ficar em rolinhos, o que abre, no fim, bastante espaço. Existem também os sacos à vácuo. Tudo o que se precisa fazer é embalar as peças e sugar o ar com aspirador.
3- Escolhendo suas roupas
Se for o caso de estar indo para um destino de frio, a ideia é que o casaco mais grosso, cinto, e sapato mais pesado estejam em seu corpo para o vôo. Assim, sobra espaço na mala para as peças mais finas, leves e menores.
Se o destino for, por outro lado, um local de verão e praia, opte por peças que não amarrotem tão facilmente e possam ser repetidas, mudando-se apenas acessórios, por exemplo.
4- Escolha só os produtos de higiene pessoal necessários
Ter em sua casa frascos pequenos onde possa colocar parte de seu shampoo e condicionador é sempre uma boa ideia. Também vale sempre lembrar que muitos hotéis oferecem estes produtos, além de outros como hidratante corporal. Eles podem ser utilizados durante a sua estada, ou seja, não é preciso leva-los, e, ainda, se quiser pode guardar as embalagens para uma próxima.
5- Jamais leve roupas que nunca usou antes
A probabilidade de não usar uma roupa que nunca usou antes é grande. Esta ocasião não é ideal para arriscar. O objetivo aqui é levar o máximo de roupas confortáveis que possam ser usadas – e repetidas – diariamente.
6- Perca algum tempo para já fazer combinações possíveis
O mais legal é conseguir levar peças que combinem sempre entre si. Dê prioridade aos looks com duas delas, assim poderá conseguir várias combinações bacanas com um número pequeno de opções.
7- Escolha uma ou duas bolsas no máximo e invista nas cores coringas
A bolsa que levar deve “dar com tudo”. Escolha uma ou no máximo duas (uma maior e uma menor para noite). O ideal é apostar em uma cor coringa, que seja fácil de combinar. Uma boa opção é o cinza/rato que realmente combina com tudo: preto, marrom, azul e por aí vai.
8- Esquecer um item básico pode acontecer
Não coloque mil itens na mala apenas para se sentir mais segura de não esquecer nada. A não ser que esteja indo acampar em um local isolado, sempre haverá farmácias e lojas se precisar de alguma emergência.