Brother Vellies, você precisa conhecer essa marca de sapatos
A canadense Aurora James queria apresentar para o resto do mundo os sapatos tipicamente africanos que tanto amava, resgatando as tradições locais. Foi a partir daí, de forma despretensiosa, que nasceu a Brother Vellies, marca de sapatos e bolsas que têm conquistado o mundo da moda não só por seu estilo supercool, mas pelo processo sustentável e artesanal em que são feitos.
As sandálias de pelúcia, botinhas de camurça e flats com estampas multicoloridas são algumas das principais apostas da etiqueta, criada em 2013. Cada peça é desenvolvida por artesãos de países como África do Sul, Quênia, Etiópia e Marrocos, com o objetivo de criar empregos e fomentar as economias locais, ao mesmo tempo em que levam adiante uma parte de suas culturas.
A maioria dos sapatos é feita a partir de couro Kudu, um subproduto animal, além de materiais como Nile Perch, Springbok e Rabbit, fornecidos por pequenos produtores do Quênia e da África do Sul. As sobras de tecido também são aproveitadas: elas vão para a Brother Minis – linha de sapatos infantis da Brother Vellies. A marca usa ainda tingimento vegetal nas peças, que é menos nocivo ao meio ambiente do que o tingimento químico.
A equipe responsável pela confecção das bolsas e sapatos, espalhada por vários lugares da África, é diversa: são homens e mulheres de diferentes idades, tribos, religiões e orientações sexuais. No escritório do Brooklyn, em Nova York, a premissa é a mesma: o time tem pessoas de toda a parte do mundo.
No Brasil, as peças podem ser encontradas no e-commerce Farfetch. Confira na galeria algumas das nossas favoritas: