Pop culture

Carol Castro fala sobre amor, essência, carreira e muito mais

Comemorando 30 anos de carreira, Carol Castro fala sobre suas paixões, carreira e crescimento pessoal em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil

head person face happy smile adult female woman dimples laughing
Foto: @renamchristofoletti

Carol Castro, a icônica ‘Gracinha’ em ‘Mulheres Apaixonadas’, ganhou o Brasil com a sua beleza e naturalidade frente às câmeras, e hoje, celebra não apenas o sucesso da reprise do clássico em rede nacional, como também a presença de sua personagem ‘Darlene’ na novela ‘Amor Perfeito’, da TV Globo.

Alcançando 30 anos de carreira, a atriz acumula atuações em 23 filmes, 18 novelas, 5 séries e soma inúmeras participações em minisséries e curtas-metragens, com produções nacionais e internacionais. O talento de Carol, foi passado de geração em geração, visto que, segundo a atriz, ela é “o verdadeiro ‘bicho de coxia’”, lugar de onde ela acompanhava seu pai em sets de filmagens, ensaios e no teatro. 

clothing formal wear suit blazer coat jacket head face sitting pajamas
Foto: @renamchristofoletti

Os sonhos que habitavam o seu coração na época, eram muitos. Mas nem de longe mensuravam o que a vida preparava para ela. Em uma conversa leve, doce e verdadeira, Carol Castro fala sobre juventude, crescimento, paixões e muito mais:

L’OFFICIEL: Ao completar 30 anos de carreira, existe algo que você faria diferente? E existe algo que você não se arrepende de jeito nenhum?

CAROL CASTRO: Eu não me arrependo de ter sido sempre eu mesma. Não me arrependo de jeito nenhum de nunca ter perdido minha essência, de não ter me vendido ou deslumbrado, ou ido por caminhos errados, mas, ao mesmo tempo, queria ter tido mais coragem para dizer alguns “nãos”. Isso é o que faria diferente, algumas escolhas e coragem para mais “nãos”. 

L’OFFICIEL: A pequena Carol Castro iniciou a carreira com 9 anos de idade. Quais sonhos habitavam o seu coração enquanto ainda era uma garotinha?

CAROL CASTRO: Nossa, lembro como se fosse ontem a sensação que tive quando subi pela 1ª vez no palco. Senti uma emoção sem tamanho. Aquela sensação de “é isso que eu quero!”. Eu sou o verdadeiro “bicho de coxia”, porque cresci acompanhando meu pai em sets de filmagens, em ensaios e no teatro. Meus sonhos eram muitos e ainda são! 

Mas posso dizer que não imaginava chegar exatamente onde estou hoje. A vida me surpreendeu em várias esferas.

clothing formal wear suit adult female person woman coat
clothing formal wear suit adult female person woman coat long sleeve sleeve
Foto: @renamchristofoletti

L’OFFICIEL: Você brilha em produções de teatro, cinema, televisão e streaming. Como se prepara profissionalmente para encarar diferentes desafios como esses? 

CAROL CASTRO: Eu amo desafios! Fico completamente entusiasmada com começos de trabalho. Adoro fazer preparação nos trabalhos que exigem e procuro sempre mergulhar profundamente na história de cada nova personagem. Costumo criar playlists musicais pra cada uma delas. Sou movida à música e ela ajuda a me concentrar ou “entrar” no clima de cada cena. Tenho playlist pra choro, raiva, amor ou que pareça com as características da personagem. E claro, leitura, referências de filmes ou imagens. Tudo soma. Tudo ajuda. 

L’OFFICIEL: Tem alguma história engraçada que você possa compartilhar sobre sua estreia na televisão como Gracinha, em ‘Mulheres Apaixonadas’?

CAROL CASTRO: Minha vida mudou da noite para o dia. Minha 1ª cena foi de biquíni na beira da piscina, imagine isso. No dia seguinte fui passear com meu cachorro da época (o saudoso Bruxo, um labrador preto) e todo mundo na rua me olhava, cochichava e apontava para mim. Lembro que me assustei muito! (risos)

Talvez pelo fato de sempre ter convivido com atores “famosos” desde nova, eu não tivesse consciência da “fama” na própria pele, sabe? Talvez, por isso, eu sempre tenha lidado muito bem com a exposição. Entendi que sem a plateia os artistas não são ninguém. Faço questão de receber o carinho dos fãs, tirar foto, dar abraço e ter essa troca mágica. Mas no início, eu fiquei meio assustada, confesso. Kkkkk

finger hand person adult female woman face head photography portrait
Foto: @renamchristofoletti

L’OFFICIEL: Hoje, a sua personagem Darlene, vive um “amor proibido” com o Frei João, em ‘Amor Perfeito’. Na vida real, você acha que vale a pena viver uma relação improvável? Há alguma lição valiosa que podemos tirar de experiências assim?

CAROL CASTRO: Não sei improvável, mas sou uma pessoa que faz loucuras por amor. Como por exemplo, ir dirigindo sozinha de carro muitos quilômetros para passar uma noite com o amado. Eu aprendi que quando é amor verdadeiro mesmo, não tem tempo ruim. Sempre existe um jeito. Quando os dois estão fazendo todo esforço do mundo para estarem juntos, o máximo de tempo possível, é a prova de que vale a pena!

A lição seria: o amor move, cura, transforma e alimenta a alma.  E vale muito a pena. Eu sempre fui uma “emocionada”. (risos)

Mas, hoje, tenho mais os pés no chão. Continuo sonhando sim, mas com os pés no chão. Já cheguei a perder a fé no amor, mas aí veio a vida e pronto, me apresentou um amor totalmente novo e potente a ponto de resgatar meu lado sonhador. Sou um pouco careta nesse sentido. E isso também nunca mudou.  rs 

L’OFFICIEL: Você já comentou que teve um parto natural, sem anestesia e selvagem. Viveria novamente essa experiência?

CAROL CASTRO: Com certeza!!!! É uma experiência única. E dizem que o segundo parto é ainda mais “simples” pelo fato de o corpo já ter passado por isso.

L’OFFICIEL: Suas tatuagens fazem sucesso! Quais os principais cuidados você tem com elas e a pergunta que não quer calar: já precisou escondê-las para gravar alguma cena?

CAROL CASTRO: Eu sempre passo protetor solar quando estou exposta ao sol. Procuro hidratar também. E sim! Já maquiei muitas vezes as tatuagens para personagens. Na novela “Velho Chico” por exemplo, tive muitas cenas de “pouca roupa” ou cintura baixa e precisei esconder a tatuagem da barriga.

Hoje em dia, isso é bem mais “normal” do que antigamente. As maquiagens e meios de cobrir uma tattoo cresceram muito e tudo se tornou mais simples. Hoje em dia, eu mesma tenho minha paleta de maquiagem a base de álcool para tampar as tatuagens se algum dia eu precise. Eu mesma sei fazer. As tatuagens nunca serão um empecilho. 

clothing formal wear suit coat long sleeve sleeve face head person
Foto: @renamchristofoletti

L’OFFICIEL: A Carol de 39 anos é muito diferente da Carol de 19? Se pudesse, daria algum puxão de orelha em sua versão mais jovem? 

CAROL CASTRO: Ah, com certeza tem muita diferença! Porque hoje em dia a bagagem que acumulamos (a boa e conhecida maturidade) não tem comparação com 20 anos atrás. Tudo faz mais sentido hoje. Todos os conselhos dos mais velhos. O fato de nos conhecermos melhor com o passar dos anos, nos coloca num outro lugar. Nada como sabedoria, experiência e autoconhecimento!

Puxão de orelha? Talvez tivesse que ter tido mais ajuda no início da carreira. Eu nunca soube muito pedir ajuda. Sempre fui aquela pessoa que tenta sozinha. Eu diria: peça e aceite ajuda. “Não sabe?” - Pergunte. “Não quer?” - Não faça. As escolhas definem nossa trajetória.
Acredito que demorei também a me dar valor. Sempre esperei que isso viesse de fora. E hoje vejo que eu precisava acreditar mais em mim, para que pudessem também acreditar na minha capacidade. 

L’OFFICIEL: Qual o seu gênero favorito de filme/série? Aquela produção que você adora assistir embaixo da coberta, após um dia cansativo?

CAROL CASTRO: Amo ficção científica. Séries de suspense, ação ou de época. Também amo uma comédia ácida! Sou muito eclética. Kkkk

L’OFFICIEL: Existe algum hábito saudável que você não abre mão de jeito nenhum? 

CAROL CASTRO: Sim. Beber muita água. Dosar o tempo no celular. Procurar sempre estar perto das pessoas que amo. Já foram 3! Rs

black hair hair person adult female woman head face photography portrait
Foto: @renamchristofoletti

L’OFFICIEL: Sobre sua alimentação, qual o seu ponto fraco? Aquela comida super calórica, mas que você não consegue resistir

CAROL CASTRO: Eu amo uma boa massa. Com muito molho, mas meu pecado maior é a pipoca. Até aí tudo bem, pois é um lanche super saudável quando ela é feita da maneira certa. Mas eu não consigo deixar de ralar um queijo de cabra em cima. E olha que não é pouco não! Kkk Esta é minha “pipoca gourmet!”. Também não resisto a um bom brigadeiro de panela nos dias mais frios.

L’OFFICIEL: Você já participou do ‘Dança dos Famosos’ e arrasou! Qual o seu ritmo preferido na competição? Ainda arrisca uns passos hoje em dia? 

CAROL CASTRO: Eu morro de saudade daquela aventura, sabia ?! Um dos ritmos que mais amei dançar foi o rock e o samba!!!! Inclusive me chamaram para o Super Dança, mas não pude participar.  Estava gravando série.

L’OFFICIEL: Se descreva em 3 palavras:

CAROL CASTRO: Autêntica. Leal. Leoa.

Foto: @renamchristofoletti

Styling: @herikdumont

Beauty: @walterlobato_

Assistente de Fotografia: Edu Malta

Tags

Posts recomendados