Selfie: qual a sua história?
O ato de tirar foto de si mesmo foi popularizado em 2006 e chama-se selfie!
Em novembro de 2006, as então melhores amigas Paris Hilton e Britney Spears tiraram algumas fotos aparentemente inocentes. Elas eram selfies em um tempo que esse tipo de foto ainda não tinha virado moda. As imagens em si eram praticamente irrelevantes até três anos atrás, quando Paris as twittou para seus 17 milhões de seguidores alegando que ela e Britney "inventaram a selfie".
E é claro que isso não é verdade. Diversas celebridades antes delas já tinham tirado fotos delas mesma incluindo Madonna, Paul McCartney a Bill Nye. Na época Alguns usavam claramente câmeras descartáveis ou Polaroid.
Em 2013, quando os Dicionários de Oxford reconheceram oficialmente “selfie” como a palavra do ano, eles a definiram como uma “fotografia que alguém tirou de si mesmo, normalmente feita com um smartphone ou webcam e carregada em um site de mídia social”.
E se estamos simplesmente falando sobre tirar uma foto de si mesmo, então Paris definitivamente não é a inventora da selfie. Essa honra pertence a Robert Cornelius, um entusiasta da fotografia da Filadélfia que, como muitos dos primeiros exploradores da mídia, usou-se como sujeito. A foto de cerca de 1839 em que ele aparece é de fato amplamente reconhecida como o primeiro retrato fotográfico.
Cornelius montou uma câmera nos fundos da loja de sua família, removeu a tampa da lente e correu para a moldura antes de se sentar por um minuto para posar, atuando simultaneamente como modelo e fotógrafo.