Gal Costa, ícone da música brasileira, morre aos 77 anos
Gal Costa estava se recuperando de um procedimento cirúrgico nasal
Brasil de luto: Gal Costa morreu na manhã dessa quarta-feira, 09/11, aos 77 anos. A cantora e compositora foi uma das maiores representantes da música brasileira em seus quase 60 anos de carreira. A notícia pegou seus fãs completamente de surpresa, já que Gal estava escalada festival Primavera Sound, em São Paulo, mas cancelou sua presença no último minuto. De acordo com a assessoria, ela estava recuperando de um procedimento cirúrgico nasal.
Nascida como Maria da Graça Costa Penna Burgos em Salvador, na Bahia, em 1945, Gal fez a sua estreia oficial ao lado de outros grandes nomes, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé, no espetáculo "Nós, Por Exemplo" em 22 de agosto de 1964, que inaugurou o Teatro Vila Velha, em Salvador. Já a primeira vez que apareceu em um disco, foi na estreia da amiga Maria Bethânia, em 1965, com "O duo Sol Negro", seguido do primeiro compacto, com as canções "Eu vim da Bahia", de Gilberto Gil, e "Sim, foi você", de Caetano Veloso.
Em 1968 participou do disco "Tropicália" ou "Panis et Circencis" (1968), com as canções "Mamãe Coragem "(Caetano Veloso e Torquato Neto), "Parque Industrial" (Tom Zé) e "Enquanto seu lobo não vem" (Caetano Veloso), além de "Baby" (Caetano Veloso), o primeiro grande sucesso solo, que se tornou um clássico.
Mas antes mesmo de entrar no mundo musical, Gal trabalhou em uma loja de discos chamada Roni Discos em sua cidade natal. Foi com o trabalho e o incentivo de sua mãe, que a estrela resolveu buscar uma carreira cantando.
Abaixo, veja mais fotos de Gal Costa ao longo dos anos!