Melinda dá detalhes polêmicos de seu divórcio com Bill Gates
Melinda e Bill Gates se separaram em 2021
Quando Melinda French Gates decidiu contar sua história em "The Next Day", sabia que estaria abrindo um capítulo doloroso de sua vida para o público. O livro, que chega às livrarias em 15 de abril, mistura memórias e reflexões sobre os momentos de maior transformação que enfrentou — entre eles, o divórcio de Bill Gates. Durante uma conversa com a "PEOPLE", ela fala sobre o processo de reconstrução após o fim do casamento de 27 anos.
Ao falar sobre "traições" no relacionamento, termo que usa no livro, Melinda pausa por um momento antes de dizer: "Você precisa ser fiel a si mesmo sempre, não é?". Desde o anúncio da separação, há quase quatro anos, ela tem sido discreta sobre os detalhes. Mas em seu livro, compartilha o que sentiu nos meses que antecederam a decisão. No fim de 2019, começou a ter pesadelos com uma casa desmoronando ao seu redor. "Meu subconsciente estava sendo bem óbvio", escreve. Também menciona um artigo daquela época sobre Bill e Jeffrey Epstein, algo que considerou "perturbador". "Bill reconheceu publicamente que não foi sempre fiel a mim", afirma.
O casamento já vinha abalado, e os sonhos logo evoluíram para outra imagem: via-se ao lado de Bill e dos filhos à beira de um precipício, até que caía no vazio. "Eu sabia que teria que tomar uma decisão sozinha". Em fevereiro de 2020, planejou uma viagem sozinha para o Novo México, mas acabou convidando Bill. Na última noite, disse que queria viver separadamente e que ficaria na casa com Phoebe, então no último ano do colégio. "Foi uma das conversas mais assustadoras da minha vida", relembra. Bill ficou "triste", mas "respeitoso".
Ainda trabalharam juntos na Fundação Gates, mas a convivência já não fazia sentido. No verão de 2020, Melinda disse a Bill que queria o divórcio. A conversa foi longa, por vezes até "tender", mas ela sabia que tempos difíceis viriam. "Bill tem fama de ser um dos negociadores mais duros do mundo", escreve, revelando que começou a ter crises de pânico.
Não era a primeira vez. Em 2006, teve uma ao ver seu filho Rory perto da borda de um balão de ar quente. No réveillon de 2014, durante a comemoração dos 20 anos de casamento, outra crise veio após uma conversa sobre um colega de trabalho "tóxico". Foi quando decidiu procurar uma nova psicóloga, com quem ainda faz terapia. O processo de separação foi "exaustivo", mas, uma vez firmado o acordo, tudo aconteceu rápido. No dia 3 de maio de 2021, divulgaram um comunicado conjunto. Naquele dia, Melinda estava com Phoebe, que tinha 18 anos, quando a filha mostrou alguns memes sobre a notícia. "Rimos um pouco, mas eu não estava exatamente no clima para comemorações", escreve.
Agora, com a Pivotal Ventures, Melinda segue dedicada a investir em projetos de empoderamento feminino e filantropia. "É preciso coragem para trilhar um novo caminho", diz. "Mas, quando você muda de rota, percebe que há um enorme horizonte à sua frente".