Pop culture

Michelle Yeoh comete infração e corre risco no Oscar; entenda

Michelle Yeoh fez publicação nas redes sociais com texto que questiona possível vitória de Cate Blanchett 

dimples face head person smile adult female woman coat black hair
Michelle Yeoh (Foto: Reprodução/instagram @michelleyeoh_official)

Michelle Yeoh cometeu uma infração grave e pode correr risco no Oscar. Indicada a "Melhor Atriz", pela atuação de "Tudo Em Todo Lugar ao Mesmo Tempo", a atriz - ou sua equipe - compartilhou um artigo nas redes sociais contra Cate Blanchett, indicada ao mesmo prêmio pelo longa "Tár". 

 

No texto, a publicação questiona se Cate precisa de outro Oscar, já que é vencedora de outros dois. A matéria, intitulada "Já se passaram mais de duas décadas desde que tivemos uma vencedora não branca de melhor atriz. Isso mudará em 2023?", defende a vitória de Michelle e a importância que isso pode reverberar na carreira dela.

 

"Detratores diriam que o desempenho de Blanchett é mais forte – a veterana atriz é, indiscutivelmente, incrível como a prolífica regente Lydia Tár –, mas deve-se notar que ela já tem dois Oscars", diz o artigo da Vogue compartilhado pela atriz.

"Um terceiro confirmaria talvez seu status como um titã da indústria, mas, considerando seu corpo de trabalho expansivo e incomparável, ainda precisamos de mais confirmação?"

 

O problema é que esse tipo de atitude infringe uma das regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Michelle deletou a publicação, feita horas antes do fechamento das votações do Oscar. O que nos faz questionar, será que a atriz será responsabilizada pela atitude e corre o risco de perder o Oscar? 

Por ter compartilhado o texto, Michelle Yeoh violou a regra "Referências a Outros Indicados". Segundo o artigo, publicações em redes sociais de pessoas associadas a um filme elegível que joguem uma "luz negativa ou depreciativa em um filme ou candidato concorrente não serão toleradas".

 

"Qualquer tática que singularize 'a competição' pelo nome ou título é expressamente proibida", afirma outra norma da votação. 

Ainda segundo as regras, a penalidade para esse tipo de caso é a exclusão do(a) candidato(a) da categoria em que foi indicado(a). Mas, apesar disso, não está claro se o ato de compartilhar uma notícia feita por um veículo jornalístico constitui uma violação.

 

Especialistas da área também acreditam que Michelle não vai ser responsabilizada. Ao menos, não publicamente. A atriz continua concorrendo ao prêmio. Mas será que ainda tem chances de vencer? Alguns acreditam que Michelle Yeoh pode ser punida perdendo a categoria. Vale lembrar que, nas últimas semanas, a atriz assumiu o posto de favorita para ganhar o Oscar. 

Também vale destacar que as redes sociais da atriz, possivelmente, são administradas por uma equipe. O que levanta a hipótese: será que foi a atriz ou a equipe que publicou o texto? Afinal de contas, Michelle Yeoh e Cate Blanchett têm demonstrado bastante apoio uma a outra ao longo da temporada.

 

A 95ª cerimônia do Oscar neste domingo, dia 12 de março, em Los Angeles. A apresentação é do humorista Jimmy Kimmel. A transmissão no Brasil vai acontecer pelo canal pago TNT e pela plataforma HBO Max.

Tags

Posts recomendados