O que é o aceno real e por que a rainha Elizabeth II faz isso?
Existem muitas tradições reais peculiares que se tornaram de conhecimento público ao longo dos anos, desde a regra que diz que o esmalte de cor escura seria uma quebra de protocolos até relatos que afirmam que ninguém pode comer alho na presença da rainha Elizabeth II. A família real certamente tem seu próprio modo de fazer as coisas, uma das quais é um aceno específico que eles usam para cumprimentar multidões - muito bem referida como "o aceno real".
Mas o que é a o aceno real e por que eles fazem isso? Bem, de acordo com uma série de documentários (atualmente disponível na Netflix) sobre a história da realeza, The Royal House of Windsor, há uma razão bastante simples e tudo tem a ver com a prevenção de lesões.
A série documenta a história da família real, explicando como a rainha Elizabeth II (que atualmente está se auto-isolando com seus 22 empregados) chegou ao trono. Também detalha como o avô de Sua Majestade, o rei George V, foi o primeiro a sair em compromissos públicos - algo que era raro até aquele momento. Ele o fez na tentativa de conquistar o país, que se sentia desconectado da monarquia na época já que eles só ficavam trancados em seus grandes castelos.
O rei George V não apenas desfilou pela multidão enquanto estava sentado na parte de trás de um carro, mas também saiu e se envolveu pessoalmente com pessoas e visitou suas casas e fábricas - sem surpresa, toda essa saudação do público envolveu o ato de acenar e o aperto de mão.
O documentário também detalha como o filho do rei George V (tio da rainha), que governou brevemente como rei Edward VIII, até viu um médico por conta de seu pulso dolorido após compromissos públicos. "Uma vez em turnê, o [então] príncipe apertou tantas mãos que ele recebeu ordens de seu médico para descansar a mão direita e usar a esquerda".
Membros da família real foram forçados a tentar encontrar uma solução para o problema: Uma maneira menos intensa de acenar.
Hoje, a forma como a realeza normalmente acena é um movimento muito mais lento e controlado, o que poderia ajudar a evitar dores no pulso. Também acrescenta um ar de classe, de acordo com uma comentadora real, Victoria Arbiter, "Você pode reconhecer uma aceno real imediatamente. É uma mão vertical com uma leve torção no pulso, um caso elegante que exala decoro". Então, aí está! A realeza acena dessa maneira porque ajuda a evitar lesões no pulso