Quais foram as últimas palavras da princesa Diana?
Diana Spencer (1961-1997) iria completar 60 anos no próximo mês, 1.07. Como boa canceriana, ela era uma pessoa sensível e sempre preocupada com questões humanitárias, o que lhe rendeu o apelido de princesa do povo. Seus filhos, os príncipes Harry e William, estão organizando uma bela homenagem: uma estátua em sua memória nos jardins do Palácio de Kensington.
Sua morte foi causa de choque no mundo inteiro. Diana foi seguida por um grupo de paparazzi enquanto estava com o seu namorado Dodi Al Fayed, em Paris, quando o motorista do carro perdeu o controle e os envolveu em um acidente fatal no túnel da ponte de l'Alma. Agora, mais de 14 anos após sua morte, o bombeiro francês que socorreu Diana resolveu revelar quais foram as suas últimas palavras.
O sargento Xavier Gourmelon estava de plantão na madrugada de 31 de agosto de 1997. No dia, ele não sabia que era a princesa Diana a envolvida no acidente. Em depoimento ao jornal "Daily Mail", Xavier disse que soube que era algo grave quando chegou ao local, que estava rodeado de muitos médicos.
A equipe primeiro removeu Al-Fayed e então tentou tirar Diana. Ele contou: “Após ele [o namorado] ser removido, fiquei por conta da passageira. Ela falava em inglês e perguntou ‘meu Deus, o que aconteceu?’. Entendi isso, então tentei acalmá-la. Segurei a mão dela” e essas foram suas últimas palavras. Ela não disse mais nada até ir para o hospital.
Xavier disse que aparentemente ela estava bem, com respiração estável e pulso forte, apenas com um ferimento exposto no ombro, mas sem outro machucado visível.