Shakira deixa problemas de lado e recebe prêmios de música
Cantora faz discurso comovente nos Prêmios Juventud, em Porto Rico
Nesta semana, a cantora Shakira, 48, recebeu oito condecorações no Prêmio Juventud 2023, em San Juan, Porto Rico. As estatuetas recebidas pela musa latina incluíam as categorias de Melhor Música, Melhor Artista Feminina e uma Menção Honrosa por ser uma agente de mudança pelo trabalho realizado em transformar comunidades há 23 anos através de sua fundação Pies Descalzos.
A cantora colombiana comemorou ao lado dos filhos Sasha, 8, e Milan, 10, que divide a guarda com o ex-marido Gerard Piqué , 36, ex-jogador do Barcelona. O casal criou os filhos na região espanhola da Catalunha, e anunciou a separação em junho de 2022. Logo após, Shakira trocou Barcelona por Miami com os filhos em abril deste ano.
Noite de emoções
Durante a premiação, Shakira ofereceu palavras cheias de sinceridade nas quais não faltaram referências aos filhos e agradecimentos aos fãs pelo carinho e apoio que a inspiram a ser melhor a cada dia. “É verdade que, como artista, tive a imensa sorte de trabalhar com uma gravadora incrível e de colaborar com produtores e artistas incríveis, mas minha maior sorte é ter os fãs que tenho. Todos os dias vocês me inspiram a me aprimorar e não desistir”, disse a cantora.
"Quando tive dúvidas sobre mim, você me fez acreditar em mim novamente. Quando me senti frágil, você me encheu de força, quando me senti sozinha você me acompanhou, me protegeu, me mostrou sua lealdade. Você comemora minhas alegrias comigo e me acompanha em todas as minhas lutas e por sua causa quero ser um músico melhor, uma artista melhor e se possível uma pessoa melhor", finalizou a cantora. Na plateia, estavam os filhos de Shakira entusiasmados que deram abraços e beijos na mãe que, orgulhosa, olhou para as crianças com muito carinho.
Sobre o prêmio pelo trabalho social realizado por sua fundação, a cantora também teceu um discurso emocionante sobre fama e solidariedade. "Fico muito aliviada em ver que esses jovens sabem fazer cada vez mais. As redes sociais amplificam as notícias que nos preocupam e revelam histórias que, se não fossem vocês, essas histórias não seriam conhecidas. Eles questionam coisas, apontam injustiças e buscam a verdade e, hoje, Milan e Sasha estão me acompanhando, o que é uma grande alegria para mim. Quero que meus filhos entendam que para ser um agente de mudança não é preciso ser uma pop star feminina, não é preciso ter uma base, você não precisa ser um político ou ocupar um lugar de poder ou ser famoso ou rico. Para ser um agente de mudança basta diferenciar o que é bom do que é ruim", disse Shakira emocionada.
A cantora ainda continuou com as palavras: "você tem que acreditar que é possível mudar as coisas e não deixar ninguém te dizer o contrário. Isso é poder. E vocês, jovens, têm esse poder. E se vocês estão com raiva e se a exclusão os incomoda e se não se deixam anestesiar pela dor dos outros e se levantam a voz e não abaixam os braços. Posso ficar tranquila que meus filhos e vocês são e serão a esperança de muitos e vocês também são e serão os verdadeiros agentes de mudança", concluiu a musa colombiana.
Shakira ainda fez uma postagem em seu perfil oficial no Instagram sobre a cerimônia de premiação. "Muito grata a todos vocês por esses 8 prêmios!!! Eu não esperava tanto! ❤️Obrigado @premiosjuventud ", escreveu a cantora para legendar o vídeo recebendo um prêmio.
Mais Polêmicas
Atualmente, a cantora latina está enfrentando um segundo caso de fraude fiscal na Espanha. Depois de quase 10 meses de ser condenada a prestar contas no valor de US$ 13,9 milhões, Shakira está passando por outra investigação a partir de uma denúncia do Ministério Público relacionada à suposta fraude no imposto de renda pessoal e imposto sobre patrimônio em 2018, segundo a agência Reuters.
Segundo o jornal El Pais, o tribunal da cidade de Esplugues de Llobregat, perto de Barcelona, abriu o caso como resultado de uma denúncia do Promotor de Crimes Econômicos de Barcelona sobre Shakira supostamente fraudar a agência tributária. El Periodico, outro jornal local, informou que o Ministério Público apresentou uma queixa por dois supostos crimes fiscais cometidos pela cantora, mesmo que o próprio tribunal não tenha informações exatas sobre o valor, de acordo com a Associated Press. Para o Ministério Público, Shakira já morava em Barcelona com o ex-companheiro Gerard Piqué, apesar do jogador de futebol pagar impostos no exterior, pois, segundo ela, viveu formalmente nas Bahamas. Conforme informou nesta semana, o Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) em um comunicado, o processo contra o artista, que está sendo investigada pelo tribunal de Barcelona, está aberto por dois supostos crimes contra o Tesouro público.
Nesta semana, uma representante de Shakira disse à People que a cantora “defende ter sempre agido de acordo com a lei e sob o conselho dos melhores especialistas em impostos. Ela agora está focada em sua vida como artista em Miami e está confiante de que haverá uma resolução favorável de seus problemas fiscais”. A informante também disse que ainda não recebeu nenhuma notificação formal sobre a segunda investigação referente ao ano de 2018. A declaração continuou: “a equipe jurídica não fará nenhum comentário até que a notificação chegue pelos canais oficiais e legalmente estabelecidos. Como é de conhecimento público, e como o Tesouro espanhol foi oficialmente notificado, Shakira agora está morando em Miami. Então, ela deve ser notificada pessoalmente em seu novo endereço em conformidade com as disposições da Lei.”