Shakira vai a julgamento por fraude fiscal
Shakira pode ir a julgamento após perder recurso em caso de fraude fiscal
Shakira está sendo acusada por fraude fiscal na Espanha e acaba de perder o recurso que evitaria que ela fosse a julgamento. Promotores indicam que a cantora colombiana deixou de pagar cerca de 14,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 74,4 milhões na cotação atual) em impostos sobre rendimentos obtidos entre 2012 e 2014.
Segundo a Reuters, a justiça espanhola confirmou uma decisão tomada anteriormente, onde foi visto "evidências suficientes" para seguir com o processo e levar a cantora ao julgamento. Shakira alega que sua mudança oficial para a Espanha aconteceu apenas em 2015 e que todas as suas obrigações fiscais foram cumpridas, enquanto o tribunal espanhol afirma que ela já morava na Catalunha entre 2012 e 2014.
Já os advogados da colombiana defendem que, avaliando a agenda de shows e compromissos de Shakira, ela sequer passou 184 dias na Espanha, período mínimo para ser considerada residente do país e consequentemente para ter que pagar impostos.
Ainda em 2020, evidências mostram que Shakira estava sendo investigada por supostamente ter 14 empresas fantasmas espalhadas em paraísos fiscais, a fim de driblar a Receita espanhola. Até o momento a cantora não se pronunciou sobre os assuntos.