Sharon Stone descobre parentesco com realeza europeia
Sharon Stone ficou surpresa com a revelação
A atriz Sharon Stone foi surpreendida ao descobrir que tem um ancestral ilustre na história da Europa: Carlos Magno. A revelação aconteceu durante sua participação no programa 'Finding Your Roots', da emissora norte-americana PBS. Aos 66 anos, a estrela de Hollywood ficou visivelmente chocada ao saber que descende diretamente do governante medieval, conhecido por unificar grande parte da Europa Ocidental durante a Idade Média.
O programa, cujo nome significa "Encontrando Suas Raízes", tem como objetivo investigar a ascendência de seus convidados por meio de registros históricos e testes genéticos. Durante o episódio, o apresentador Henry Louis Gates Jr. revelou a Stone que ela é descendente direta de Carlos Magno, também chamado de Carlos, o Grande. "Carlos Magno, o antigo rei que transformou a Europa, é seu 38º bisavô. O primeiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Ele era um grande homem. É uma das figuras mais importantes da história e, com muita determinação, basicamente criou a Europa moderna", declarou Gates Jr.
Diante da revelação, Stone não conseguiu esconder sua surpresa e reagiu de forma bem-humorada. "Se você quer saber como é ver uma pessoa completamente atônita, olhe para o meu rosto", brincou a atriz, de boca aberta. Conhecida por papéis marcantes no cinema, como em 'Instinto Selvagem' (1992), 'Invasão de Privacidade' (1993) e 'Cassino' (1995), Stone demonstrou interesse e curiosidade ao ouvir mais sobre seu antepassado, que governou entre 768 e 814. Durante seu reinado, Carlos Magno expandiu seus domínios por meio de campanhas militares bem-sucedidas contra os Saxões e territórios que hoje fazem parte da Itália e da Espanha.
Apesar de a descoberta parecer extraordinária, especialistas indicam que descendências ligadas a grandes figuras históricas não são tão raras. O jornal 'Daily Mail' consultou estudiosos que explicaram que milhões de europeus compartilham alguma ligação genealógica com Carlos Magno, já que ele teve muitos descendentes. Em 2017, o geneticista britânico Adam Rutherford afirmou que "literalmente todos" os europeus de ascendência ocidental têm, em algum grau, uma linhagem que remonta ao imperador medieval. No entanto, apenas pessoas com acesso a pesquisas genealógicas detalhadas – como as celebridades que participam de programas como 'Finding Your Roots' – conseguem comprovar esses laços históricos.