Pop culture

Thelminha fala dos bastidores do Carnaval de SP em novo projeto

Thelminha proporciona uma imersão única nos bastidores do carnaval, revelando a jornada cotidiana daqueles que tornam essa festa grandiosa

face head person portrait solo performance adult female woman dancing purple
Foto: Iude Richele

Médica, apresentadora/comunicadora, influenciadora, mãe de pet e esposa! Thelminha abre espaço na agenda e concilia a vida agitada com seu mais novo projeto "Por Trás das fantasias".

O programa, que estreia amanhã (31.01) nas suas redes sociais, proporciona uma imersão única nos bastidores do carnaval, revelando a jornada cotidiana daqueles que tornam essa festa grandiosa. Por meio de entrevistas envolventes, ela desvenda a dedicação física dos participantes, aborda questões relacionadas à saúde, desvenda os segredos das aulas de samba, explora a rica história por trás dos desfiles e destaca o labor meticuloso dos aderecistas. Serão 5 episódios gravados com grandes personalidades do Carnaval de SP.

dancing leisure activities person face head
Foto: Iude Richele

Para a Musa/Destaque de chão na Mocidade Alegre, Diva do Acadêmicos do Baixo Augusta e Musa do Camarote Bar Brahma, Thelminha não esconde seu amor pelo samba "Eu sempre participei do carnaval paulistano, antes mesmo de entrar no Big Brother, a Mocidade Alegre é minha escola do coração desde sempre. E este ano decidi me dedicar 100% ao Carnaval de São Paulo, vou desfilar como Musa da Mocidade Alegre, Diva do Acadêmicos do Baixo Augusta e Musa do Camarote Bar Brahma; e muita gente tem curiosidade de saber um pouco mais sobre os bastidores do carnaval, e criamos o “Por Trás das Fantasias”, um projeto audiovisual para as minhas redes sociais, que terá cinco episódios, o primeiro será com Ivi Mesquita, que é bailarina e desfila como destaque da Vai-Vai, no episódio, nós fizemos um treino aeróbico que a Ivi sempre faz para se preparar para o carnaval, subimos juntas alguns lances de escadas na Praça Charles Miller. Também teremos um episódio com o Ailton Graça mostrando um pouco da preparação da Lavapés, escola de samba paulistana que ele preside."

Em entrevista exclusiva ela nos conta sobre sua expectativa para esse novo projeto e muitas dicas para uma dose extra de energia.

 

Como surgiu a ideia desse projeto e o que podemos esperar dele?

Como estou há muitos anos vivendo intensamente o Carnaval de São Paulo, eu sempre quis compartilhar com meus seguidores os bastidores e a preparação das pessoas e das escolas de samba, aquilo que ninguém vê o processo, apenas o resultado, sabe?! E aí eu decidi que este ano eu iria mostrar para as pessoas um pouco de como é que tudo isso acontece e é feito, até chegar no Sambódromo, com aquele resultado que deixa todo mundo de boca aberta; Do desejo de contribuir com a visibilidade e fazer com que as pessoas cada vez mais respeitem a força do Carnaval Paulistano, surgiu o “Por Trás das Fantasias”, que estreia nesta quarta-feira, dia 31, no meu Instagram.

Algum spoiler para contar pra gente da sua fantasia como Musa da Mocidade Alegre?

Este ano o enredo da Mocidade é “Brasiléia Desvairada: A Busca de Mário de Andrade Por um País”. Nos ensaios técnicos da Mocidade eu fui fantasiada de Maria-Navalha no primeiro, que é uma das entidades cultuadas no Catimbó - religião que surgiu no nordeste, com culto à Jurema e que tem influências afro, ameríndia e católica; e no segundo, no último sábado, fiz uma homenagem ao Maracatu, que é uma expressão genuinamente brasileira, criada no estado de Pernambuco e que consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. O que posso adiantar da minha fantasia para o desfile da Mocidade Alegre, é que eu vou representar muito do que eu sou.

 

O que o carnaval de SP representa para você?

O Carnaval de São Paulo representa muito para mim. Sempre amei e participei do Carnaval de São Paulo, desde o Carnaval de Rua até o Sambódromo, desfilando pela minha escola de samba do coração, que é a Mocidade Alegre. E hoje poder representar o carnaval dessa cidade que eu amo e me orgulho, me deixa extasiada. Desde 2017, por exemplo, antes de entrar no BBB, eu já participava do Acadêmicos do Baixo Augusta, que é considerado o maior bloco de Carnaval aqui de SP, e este ano serei Diva do bloco, não tenho nem palavras para descrever.

 

Quem é a sua grande inspiradora na avenida?

Eu me inspiro em muita gente, uma delas é a Ivi Mesquita, que é bailarina formada em artes do corpo pela PUC-SP e desfila como musa da Vai-Vai, inclusive ela participa do primeiro episódio do “Por Trás das Fantasias”.

 

Quais dicas você pode dar para alguém que vai desfilar pela primeira vez?

Precisa de muita hidratação, se for usar uma roupa por baixo da fantasia, precisa ser leve e confortável, de preferência roupas de ginástica. Outro adereço muito importante e que poucas pessoas se preocupam, é com o calçado, um tênis confortável sempre é a melhor opção. Uma preparação física alguns dias antes é muito importante, caso você não tenha o costume de se exercitar, vale começar caminhando para preparar o corpo pro desfile. E um alongamento momentos antes de entrar na avenida e depois do desfile, também é muito importante.

 

Como estar com o corpo em dia para a folia?

O ideal seria que as pessoas se preparassem o ano inteiro para viver esta maratona que nós chamamos de Carnaval. Mas o mais importante é estar com roupas confortáveis e leves, até porque esta é uma época do ano que costuma fazer muito calor, principalmente para quem vai nos bloquinhos durante o dia. Além disso, calçados ou tênis confortáveis, estar bem alimentado e beber muita água para manter o corpo sempre hidratado já que temos um gasto calórico e energético muito grande. Ah, e estar rodeado de amigos para que a folia fique ainda melhor e 100% completa.

 

Tags

Posts recomendados