Pop culture

Xênia França em entrevista exclusiva para a L’Officiel Brasil

Indicada pela terceira vez para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, a baiana Xênia França é um acontecimento 

blazer coat jacket formal wear suit adult male man person face
Full look LOUIS VUITTON, joias e relógio BULGARI

Xênia França estreou em carreira solo em 2017. Em 2022 lançou seu segundo álbum. E acaba de ser indicada pela terceira vez para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. De tantos lugares que já se apresentou pelo planeta, brinca que poderia ser diplomata. Como imagina ter conseguido se conectar com tantos, em tantos países e em tantas culturas? “Era algo que eu já manifestava na infância, me imaginava viajando o mundo inteiro. Sempre fui muito sonhadora e desde que comecei a cantar já tive a oportunidade de conhecer lugares do Brasil e do mundo, como Cariri, Turquia, Medellin, Berlim, Cuba, Nova York… Lancei meus dois álbuns no Japão e por aí vai. Todos os lugares por onde passei até agora me deram a chance de expandir minha consciência e ampliar a minha visão de mundo e eu sou muito grata por isso.” 

    

Nascida no Recôncavo Baiano, mudou-se para São Paulo em 2004. Trabalhou como modelo até 2008, quando começou a cantar em barzinhos. Participou de um álbum com Emicida, fez parte da banda Aláfia, até que lançou seu primeiro álbum solo. Foi indicada para o Grammy Latino de 2018 nas categorias Melhor Álbum Pop Contemporâneo e Melhor Canção em Língua Portuguesa (com Pra que me chamas?), e também para o Women Music Award 2018. Foi a primeira artista brasileira a se apresentar no canal do YouTube COLORS, destaque do caderno de estilo do The New York Times. A baiana Xênia França, 37 anos, é assim, um acontecimento. E conta a seguir um pouco dos seus mistérios, segredos e do que vem por aí. 

head person face photography portrait accessories jewelry necklace
Tricô MIU MIU, joias BULGARI

L’OFFICIEL Quando vê a pronúncia do seu nome –Shay-Nee-Ah – ser explicada, imaginava que tudo isso aconteceria em apenas seis anos?

XÊNIA FRANÇA Eu fico muito feliz e orgulhosa com esse reconhecimento do meu trabalho internacionalmente e de tudo o que ele carrega. Existe uma jornada anterior até chegar nos meus álbuns solos. Eu tenho muito carinho por tudo que tive acesso e aprendi antes de poder me experimentar dessa forma que faço agora. Ouvir meu nome em outros contextos e esse lance da pronúncia é interessante porque você pode se surpreender por nem imaginar aonde pode chegar, mesmo consciente do trabalho que está entregando. É mágico. Talvez seja um indício de que estou cumprindo meu caminho. Sou uma artista independente e me sinto fazendo milagres muitas vezes. Um raio pode sim cair mais de uma vez no mesmo lugar.

   

L’O De onde vem a força de Xênia França?

XF Eu acredito que do comprometimento que eu tenho comigo mesma. De me curar e me aperfeiçoar por meio do autoconhecimento e da espiritualidade. Meu maior objetivo na vida é ficar bem comigo mesma, me aceitar e ficar confortável com quem eu sou. Acredito que, qualquer coisa que eu conquiste, sem isso não faz muito sentido pra mim.

adult female person woman accessories blouse necklace jacket black hair pendant
Regata MISCI, sobretudo e cinto ESTÚDIO TRAÇA, short DIEGO FÁVARO, joias BULGARI

L’O Como canaliza a sabedoria ancestral baiana na sua música?

XF Olha, a musicalidade produzida na Bahia é muito forte e faz parte do meu imaginário. No momento que tive a oportunidade de criar os meus trabalhos, foi inerente à minha vontade que ela estivesse presente. A linguagem de percussão baiana, por exemplo, faz parte da identidade geral do meu trabalho desde o meu primeiro disco. A desconstrução de ritmos tradicionais em fusão com texturas digitais e harmonias mais elaboradas é uma das formas que eu busco me expressar, criando desdobramentos dessa musicalidade tão rica e profunda que a Bahia tem e que eu carrego dentro de mim.

“ENFEITAR-SE COM joias, PARA MIM, ESTÁ PARA ALÉM DE UMA atitude VAIDOSA, minhas JOIAS SÃO amuletos DE PROTEÇÃO E DE ATRAÇÃO DAS boas VIBRAÇÕES DO UNIVERSO.”

clothing coat formal wear long sleeve sleeve blazer jacket face suit fashion
Camisa, gravata e short DOD, blazer MISCI, blusa LACOSTE, top DIEGO FÁVARO, saia YOUSE, joias BULGARI

L’O Percussão, sons do jazz, soul e R&B. Alguns falam de jazz espiritual, outros de constelação de ritmos afro-brasileiros, e ainda de neo-soul afro-brasileiro. Como você define seu estilo? 

XF Eu não sinto a necessidade de rotular o que faço. Ainda é cedo. A maneira como trabalho é muito livre. Com método, obviamente, mas minhas referências são muito variadas, vão de Michael Jackson aos blocos afros da Bahia, de Head Hunters a Carlinhos Brown. Alice Coltrane, Billie Holiday, Erykah Badu, Elza Soares, Mantras e Rumpilezz... Tudo o que me influencia na música está no meu trabalho de alguma forma, misturado com minha curadoria interna e minha sensibilidade. Mas não acredito em fórmulas. Entro no estúdio e permito que a música seja o que ela quer ser. Acho que preciso de mais alguns álbuns para definir o meu estilo (rs).

face head person photography portrait black hair adult female woman neck
Brinco e colar BULGARI, blusa ANSELMI, camisa CALVIN KLEIN

L’O Canções de Gilberto Gil e de Djavan estão no álbum Em nome da estrela. Quem mais você escuta? 

XF Cara, é impressionante como eu amo e ouço muito os dois. São mestres absolutos e essenciais para a existência do meu trabalho. É incrível a especificidade e a riqueza de ambos em suas linguagens, porém complementares pra mim. A música Gil e Djavan dançam com o universo e ouvir semanalmente é quase uma medicina pra mim.

   

L’O Você já foi modelo, antes de se tornar cantora. O que a modelagem a ensinou? Como a moda continua presente na sua vida? 

XF Acho que o maior ensinamento dos meus tempos de modelo é ter mais domínio sobre a expressão da minha imagem. Acredito que o trabalho da minha autoestima começou com essa experiência, levando em consideração que a moda é um ambiente competitivo e cruel. Tive que aprender a amar minha aparência e me aceitar como sou. Venho potencializando a minha autoimagem de dentro pra fora com técnicas e terapias. Estou aprendendo que o externo é um espelho de quem eu sou por dentro, mas não tem poder sobre mim.

blouse long sleeve sleeve adult female person woman knitwear sweater face
Blusa ANSELMI, camisa CALVIN KLEIN, calcinha INTIMISSIMI, short DOD, bermuda MISCI, joias e relógio BULGARI

L’O Parece que a força e a transformação estão no seu DNA, como em Serpenti, de Bulgari, que faz 75 anos. Qual a sua relação com a marca e com joias? 

XF Eu sempre tive um fascínio por joias. E depois que eu descobri que sou filha de Oxum “a dona do ouro e da prata”, tudo fez sentido pra mim. Nas minhas pesquisas holísticas, descobri também que no Egito antigo a serpente era um símbolo de regeneração, força vital e feminilidade. As mulheres iniciadas na escola de mistérios de Ísis, por exemplo, eram reconhecidas por tatuagens ou joias de serpentes. Eram mulheres muito poderosas e também dotadas de poderes espirituais e sobrenaturais. Muitas outras civilizações antigas têm a serpente como um símbolo que carrega muito poder. Fiz uma alusão a esse arquétipo na capa do meu primeiro disco, assim como a presença de adornos e objetos dourados nos meus dois discos porque acredito na vibração energética das coisas e como isso pode potencializar nossas energias também. Então, enfeitar-se com joias, para mim, está para além de uma atitude vaidosa, minhas joias são amuletos de proteção e de atração das boas vibrações do universo.

dancing leisure activities person adult female woman clothing skirt dance pose face
Camisa MISCI, blusa INTIMISSIMI, calcinha I LIKE IT, short DOD, saia ANSELMI, sandálias PRADA, joias BULGARI

L’O O que o futuro guarda para você em 2024? Quais projetos vêm por aí? 

XF Estou indicada ao Grammy Latino com meu segundo álbum Em nome da estrela na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, logo depois do meu primeiro disco também ser indicado em duas categorias. Então, estou muito feliz em ter esse reconhecimento pelo trabalho que venho propondo. Estou planejando alguns visuais para algumas músicas do disco também. Mudei de agência e estou reestruturando minha carreira e desejo que o futuro pra mim seja de leveza, paz de espírito e felicidade. Só existe futuro se há presente. E eu estou trabalhando para ficar nele.

head person face photography portrait adult female woman necklace black hair
fashion adult female person woman cape face portrait blouse dress
Blazer MISCI, camisa SCHUTZ, joias e relógio BULGARI | Full look FENDI, joias e relógio BULGARI
Créditos
GUEST: Xênia França
BEAUTY ARTIST: Mari Kato (DENIS RIBEIRO MGMT) com produtos NARS
HAIR STYLIST: Vale Saig (SD MGMT) com produtos AUTHENTIC BEAUTY CONCEPT
RODUÇÃO DE MODA: Pedro Mendes e Larissa Yumi
FILME: Raphael Pacheco
MANICURE: Sonia Lima
CAMARIM: Magnalva Pinheiro
MASSAGEM: Patricia Laquele
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Marcelo Andrade
ASSISTENTE DE BELEZA: Carlaxane
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Anna Guirro
PRODUÇÃO: Barbara Barbosa e 7L MGMT
TRATAMENTO DE IMAGEM: Alt Retouch
CATERING: MV Buffet

Tags

Posts recomendados