Viagem

La Vita è Bella

Linhas limpas, conforto ​​e luxo - palavras que descrevem tanto a estética da grife Giorgio Armani, como a de sua casa de verão de tirar o fôlego, que ele mesmo construiu. Aqui, ele fala sobre seu refúgio de férias na ilha de Pantelleria.

Giorgio Armani, Ilha de Pantelheria
Giorgio Armani, Ilha de Pantelheria

A primeira vez que coloquei os pés na ilha italiana de Pantelleria (localizada no estreito da Sicília, no Mar Mediterrâneo) foi há uns 30 anos, quando fiz uma viagem para visitar um amigo. Acredite ou não, eu não gostei do lugar. Eu esperava que fosse mais exótico, não tão difícil. Não havia bons hotéis, nem restaurantes, tampouco vida. Precisávamos de um gerador para cozinhar. A maior emoção do dia foi quando um carro passou na estrada. Mas depois de alguns dias, eu me acostumei a inatividade. Um dia, eu olhei para cima e vi o céu limpo, e tudo estava tão quieto e calmo - um silêncio puro.

Em 1981, voltei para visitar outro amigo e decidi comprar uma casa lá. Alguns anos mais tarde eu comprei um outro pedaço de terra que era mais perto da água e, desde então, esta casa na ilha tem sido o meu refúgio de verão todo os meses de agosto. É claro que hoje em dia Pantelleria é bem diferente: tem eletricidade, existem alguns hotéis e carros passando na estrada já não são a grande atração. Mas ela ainda mantém essa selvageria intocada e uma beleza pura que me fazem lembrar daquele momento quando eu comprei a casa.

As estruturas originais foram dois dammusi abandonados em um local isolado - onde as pessoas muitas vezes colhiam figos indianos e cactos gigantes. (O dammuso é uma estrutura arquitectónica tradicional feita de materiais naturais, como pedra, tufo vermelho e gesso, e foi introduzida em Pantelleria no século 10). As paredes de pedra têm dois pés de espessura e são construídas de rocha vulcânica e os telhados, em cúpulas brancas, são formas naturais de isolamento e proteção contra temperaturas extremamente altas, portanto, os quartos da casa são frescos e o ar é fresh constantemente - é ainda melhor do que ar-condicionado!

"Você tem que se sentir confortável, relaxado e mimado em sua própria casa. Eu amo tudo o que tem o seu fundamento na natureza".
"Você tem que se sentir confortável, relaxado e mimado em sua própria casa. Eu amo tudo o que tem o seu fundamento na natureza".

Estranhamente, o mar não era uma prioridade para mim. O que me conquistou foi a natureza da ilha, a luz, o terreno selvagem. O lugar foi cercado por uma enorme rocha vulcânica preta - que deu a força da localidade. E eu precisava de uma força natural como essa para me ajudar a relaxar.

Ao longo dos anos, tenho trabalhado incansavelmente no jardim que mais parece um oásis que rodeia minha casa. Ele inclui árvores Tiare espectaculares, roseiras magníficas, sebes jasmim, ciprestes raras, e as palmeiras de 300 anos de idade importados da Sicília, para não mencionar as plantas locais espinhosas Echninocactus grusonii (cacto) e Cycads. Todos os anos, faço uma reforma de manutenção no imóvel. Na verdade, no ano passado, o trabalho foi focado na área da piscina e eu também renovei completamente o interior usando peças da Armani Casa.

Escolhi trabalhar com o arquiteto Gabriella Giuntoli por uma série de razões. Ele é um nativo de Pantelleria e entende o ambiente natural perfeitamente. Além disso, tem uma habilidade inata para compreender o gosto e as necessidades de alguém e transformar essas idéias em uma realidade que é simples, natural e, finalmente, luxuosa. O que eu mais amo nesta casa? O terraço, que mais é sala de estar, ao ar livre  e com vista para o mar; a piscina que aparece como uma piscina natural entre a paisagem selvagem; a sensação de calma e relaxamento; e o fato de que mesmo tão perto de Milão ainda me sinto a milhas e milhas de distância da civilização.

1 / 8
Giorgio-Armani-Home-Pantelleria
Giorgio-Armani-Home-Pantelleria
Giorgio-Armani-Home-Pantelleria
Giorgio-Armani-Home-Pantelleria
Giorgio-Armani-Home-Pantelleria
Giorgio-Armani-Home-Pantelleria
Giorgio-Armani-Home-Pantelleria
Giorgio-Armani-Home-Pantelleria

Esta casa de férias em Pantelleria espelha minha visão e estética pessoal perfeitamente. Tal como acontece com as roupas, um lar reflete uma personalidade. É por isso que é tão importante selecionar os itens que ajudam a trazer para fora sua personalidade de uma forma natural. Você tem que se sentir confortável, relaxado e mimado em sua própria casa. Eu amo tudo o que tem o seu fundamento na natureza, se estamos falando de material, cor ou forma. Hoje, tenho várias casas em todo o mundo. Cada uma é muito diferente, mas o denominador comum entre elas é que todos refletem minha personalidade e as circundantes paisagens naturais.

Muitas vezes as pessoas me pedem para comparar a minha casa em Milão com minha casa em Pantelleria. Eles são duas realidades completamente diferentes e executam funções diferentes. Minha casa em Milão é o lugar onde eu passo a minha vida trabalhando e mantenho o horário de trabalho de segunda à metade de sexta-feira. É moderna, funcional e linear. Posso relaxar e ter pessoas ali e ainda estar no escritório em dois segundos. Além disso, eu moro exatamente no centro de Milão!

Pantelleria é o meu refúgio de verão. Eu vivo ao ar livre quando estou lá. É o único lugar onde eu realmente sinto que posso "desligar" e fugir do stress e desgaste da vida profissional. Eu costumava visitar apenas no verão, mas, recentemente, estou indo para lá por longos fins de semana no outono e na primavera. É tão perto de Tunísia que o clima é sempre quente e convidativo. Minha irmã diz que é o único lugar capaz de mudar minhas expressões. É porque eu estou realmente relaxado; o estresse desaparece!

Um dia em Pantelleria
Um dia em Pantelleria

Um dia na minha vida em Pantelleria é o epítome da vida da ilha, vivida ao máximo ao ar livre. Meu dia começa com uma caminhada cheia de energia ao redor da ilha às 7:30 am (eu sempre fui um madrugador) e, ao contrário do que as pessoas me perguntam sobre, eu não sou de fazer os meus clientes virem comigo - a menos que eles queiram, claro. Eu tomo café da manhã com a minha família e amigos após a caminhada - estou tão energizado e eles sempre meio dormindo! Após o café da manhã apanho o barco para o mar e vou dar um mergulho. Em seguida, voltamos para a praia, para o almoço, por volta das 15:00. As refeições são sempre no exterior. Depois do almoço, eu tiro um cochilo até o final da tarde. Então, vamos dar um passeio no mercado local ou assistir a um filme. O jantar é sempre ao ar livre e sempre à luz de velas.

Posts recomendados