Roma e Florença: Os sabores da Itália em um tour gastronômico
Com certeza a Itália é um destino gastronômico por excelência e reconhecido internacionalmente pela qualidade e variedade de sua culinária
Com uma população de aproximadamente 2,8 milhões de habitantes, Roma é uma verdadeira relíquia histórica, cultural e religiosa. É como se fosse um museu a céu aberto! Em todas as direções, há monumentos com mais de um século de existência, repletos de memória. Além disso, a cidade oferece uma culinária excelente, afinal, estamos falando da Itália! Portanto, vamos explorar este lado da cidade tão enriquecedor quanto a sua história.
ROMA
Há uma grande variedade de restaurantes em Roma, desde os mais finos até às autênticas cantinas. A boa notícia é que a comida é sempre de qualidade em praticamente qualquer lugar que se vá. Começando pelo centro histórico, destaque para o Colline Emiliane, aberto desde 1931. Esse restaurante tradicional oferece pratos típicos da região de Bolonha e é um negócio familiar autêntico, sem muitos luxos, mas que raramente erra nos pratos. Além disso, as massas são produzidas na própria fábrica e enroladas manualmente, com ingredientes selecionados de alta qualidade. Destaque para o tortelli di zuca e o tagliatelle al pomodoro: simplesmente perfeitos!
Sabemos que é um lugar clichê, mas ainda vale visitar o restaurante Alfredo alla Scrofa, tradicional desde 1908 e onde o verdadeiro Fettuccine al Alfredo foi criado. Ao longo dos anos, o restaurante atraiu personalidades famosas de todo o mundo, como Frank Sinatra e até Pelé. É um lugar turístico, mas com um sabor nostálgico. Enquanto isso, em frente ao Alfredo, está o Gusto, moderninho e charmoso, frequentado por locais. O menu é bem variado, com bruschettas, pizzas, massas, e ainda por cima, conta com uma bela varanda, se o tempo permitir.
Ainda no centro antigo, a Roscioli Salumeria e Vineria é altamente recomendado. Embora o exterior do restaurante pareça uma loja, ele é um mix de cantina, loja de vinhos, mercearia e padaria que vende itens de ótima qualidade. Há também mesas disponíveis para desfrutar de uma autêntica experiência gastronômica em Roma, aliás, imperdível o carpaccio de foie gras. No entanto, certifique-se de fazer uma reserva com antecedência, pois as mesas são bem disputadas.
Para quem procura uma experiência mais informal, o Signorvino é a opção ideal! Com algumas unidades em toda a Itália, incluindo três em Roma, esta enoteca oferece uma seleção de vinhos incríveis e excelentes refeições em um ambiente agradável que se assemelha a uma adega. O ambiente é descontraído e charmoso, tornando-o perfeito para uma refeição relaxante.
Não muito longe dali, a 3 KM, está a famosa Da Enzo al 29, uma trattoria tradicional aberta em 1929 no bairro boêmio de Trastevere e atualmente na terceira geração da família. O simpático Roberto, membro da família do Enzo, me levou para conhecer a cozinha e toda a equipe. Apesar de ser pequeno e um pouco confuso, foi bem divertido! Mas atenção: não faz reservas e sempre há filas de clientes - então é recomendado chegar cedo! Os pratos clássicos são os mais destacados do menu, como o autêntico cacio e pepe, que estava magnífico. De fato, vale a pena esperar por essa experiência imperdível em Roma!
Quem optar por uma pizza, pode explorar o Da Vittorio, este simpático e autêntico restaurante, que desde 1988 oferece pratos clássicos italianos, mas também com reinterpretações e diversos sabores de pizzas.
Se você estiver procurando por uma experiência de alta gastronomia, o Glass Hostaria é uma ótima opção. Aberto em 2014 no agito de Trastevere, o restaurante conquistou uma estrela Michelin. Comandado pela chef Cristina Bowerman, oferece uma abordagem moderna à cozinha italiana, mas sem esquecer das tradições. Experimentei um ravioli de foie gras que foi inesquecível! Além do menu à la carte, também há opções de menu degustação, inclusive vegetariano.
Ainda nesta linha, o Imago é considerado um dos melhores restaurantes de Roma, dentro do hotel Hassler e com uma estrela Michelin! Comandado pelo chef Francesco Apreda, ele oferece cozinha italiana contemporânea e tem como trunfo ter Roma aos seus pés. Decoração elegante, música suave e uma atmosfera romântica completam o ambiente! Seu concorrente, o La Terraza, também com uma estrela, fica no rooftop do luxuoso Eden, comandado pelo chef Chef Fabio Ciervo que utiliza com abundância produtos frescos e ervas em sua culinária ousada e nativa em Roma. No mesmo piso com vista estarrecedora semelhante, fica o mais descontraído Il Giardino, que oferece culinária italiana clássica, com opções saudáveis. Aposte na sopa de alcachofra e tome uma drinque autoral no imponente bar.
Outro premiado e com um visual belíssimo de Roma, de frente para o Coliseu, é o Aroma, no terraço do elegante Hotel Pallazzo Manfredi.O menu autoral do chef Giuseppe Di Iorio privilegia os ingredientes locais, enquanto o destaque vai também para a adega, com mais de 600 rótulos!
O restaurante Maccheroni fica no coração de Roma, entre o Panteão e a Piazza Navona. Com um ambiente intimista, tem uma cozinha aberta e mesas ao ar livre durante o verão. O cardápio é focado na cozinha tradicional romana, com especialidades como Amatriciana e Saltimbocca alla Romana, utilizando produtos frescos e de qualidade que variam de acordo com as estações. Com tantas opções, é difícil errar no pedido!
Recomendo também o Porto Fluviale, um local onde você não vai encontrar muitos turistas. Localizado em um antigo armazém de 900 metros2, este estabelecimento inclui uma trattoria, uma pizzaria, um bar, um lounge e uma cozinha de rua. É um ótimo lugar para tomar um drinque antes do jantar ou fazer uma refeição completa. O ambiente é muito charmoso e um ponto de encontro popular para os habitantes locais. Além de oferecer boa comida, o lugar tem uma vibe especial.
Entretanto, a grande surpresa gastronômica, foi o Recomendo o Retrobottega, um restaurante moderno indicado pelo Guia Michelin, que serve apenas menu degustação. Com um ambiente sofisticado, as mesas são comunitárias e o serviço é exemplar! O restaurante se destaca pela sua criatividade e contemporaneidade, oferecendo uma experiência gastronômica fantástica com pratos delicados e bem apresentados. Além disso, o Retrobottega é um restaurante consciente, com um compromisso de zero waste (zero desperdício), tornando-o ainda mais especial. Vale a visita para experimentar algo diferente no centro histórico e turístico de Roma que foge de todos os estereótipos.
FLORENÇA
Em uma hora e meia de trem, chegamos à romântica Florença, que oferece experiências gastronômicas formidáveis, incluindo o Antico Ristoro di Cambi, conhecido por fazer uma culinária típica da Toscana desde 1950. O ambiente é aconchegante e frequentado tanto por turistas quanto por locais. A vitrine expõe embutidos, frutas da estação, legumes e carnes de alta qualidade, e a adega oferece mais de 100 rótulos de vinhos toscanos que harmonizam perfeitamente com os pratos. O menu clássico traz opções variadas de massas e carnes, incluindo o famoso bife florentino.
Se você está procurando por um segredo bem guardado em Florença, o Cantinetta Antinori é uma excelente opção, localizado no centro histórico, no térreo do Palazzo Antinori - uma construção de arquitetura florentina de meados do século XV. Esta sofisticada cantina pertence à família Antinori, que produz vinhos há mais de 600 anos. Com um ambiente elegante e um menu com ingredientes sazonais e locais, especialmente da Toscana, os vegetais provêm dos jardins das colinas florentinas, enquanto os azeites são produzidos nas propriedades dos Antinori na Toscana. Experimentei o tagliolini com ragu de peixe e estava divino! Além disso, a cantina oferece uma excelente seleção de vinhos.
A Osteria delle Tre Panche é outra dica irretocável, no terraço do Hotel Hermitage, com vista para a Ponte Vecchio e os telhados do centro histórico de Florença. Com ambiente elegante e descontraído, o restaurante privilegia produtores locais e mescla a tradicional cozinha italiana com inovação. Destaque para os pratos com trufas, uma iguaria típica de algumas regiões da Itália.
Enquanto isso, os amantes da alta gastronomia devem conhecer o estrelado Il Palagio, dentro do Four Seasons Firenze, que oferece uma experiência gastronômica elegante e sofisticada em meio a lindos jardins. Comandado pelo chef Paolo Lavezzini - que morou no Brasil por 10 anos - o restaurante tem gastronomia internacional com ênfase em produtos toscanos frescos e de altíssima qualidade. Além do menu à la carte, há também duas opções de menu degustação, de cinco e oito passos. Destaque para o agnolotti com queijo e trufas, uma das especialidades do chef em Florença. Se você busca por uma experiência gastronômica memorável em um ambiente deslumbrante, o restaurante do Four Seasons Firenze é uma excelente escolha.
Ainda na mesma linha, reserve com antecedência a Osteria Gucci e visite todo o complexo da marca de luxo italiana. Além da estrela Michelin, ele oferece ambiente refinado e culinária modernos. Sob a supervisão do premiado chef Massimo Botura, a chef mexicana Karime Lopez traz sua cozinha inovadora e influências asiáticas e mexicanas para o menu degustação de sete ou nove passos. Os pratos são apresentados de forma delicada com belíssimas louças, e destacam-se o espaguete com ceviche de alcachofra e o pão no vapor com barriga de porco. Se você busca por uma experiência gastronômica sofisticada em um ambiente de luxo, a Osteria Gucci é uma excelente opção.
Com certeza a Itália é um destino gastronômico por excelência e reconhecido internacionalmente pela qualidade e variedade de sua culinária. Desde as massas artesanais e os queijos regionais até os vinhos renomados e as trufas raras, a gastronomia italiana é uma experiência imperdível para os amantes da boa comida e da cultura local, além da forte tradição de produção de alimentos locais, o que significa que os pratos são feitos com ingredientes frescos e de alta qualidade, diretamente do produtor para a mesa do restaurante. Portanto, vale muito a pena explorar a gastronomia italiana em sua próxima viagem ao país da bota.
Por Renata Araújo, jornalista e editora do site You Must Go!