Wellness

Bondade trás benefícios testados pela ciência

Fazer o bem ao próximo e praticar a bondade, pode ser mais benéfico do que você imagina

face person human female smile woman

Embora a expressão "seja gentil" possa soar como uma frase fofa feita para ser colocada em fundos de quadros, as vantagens por trás desse ato - e, especificamente, os benefícios do campo da saúde - são bastante reais.

Para citar alguns exemplos: exercícios regulares reduzem o risco de mortalidade em 30%; uma forte rede de apoio o faz em cerca de 45%; comer frutas e vegetais diários recomendados reduz o perigo de morrer cedo em 26%; e a gentileza representa até 44% a menos desse risco. Isso é de acordo com Marta Zaraska, uma jornalista científica que se aprofundou no assunto ao escrever seu livro "Crescer Jovem: Como a Amizade, o Otimismo e a Bondade podem ajudá-lo a viver até os 100 anos".

Resumindo, esqueça tendências passageiras de exercícios e alimento, e comece a  focar em fazer coisas para tornar a vida melhor para outras pessoas, já que isso é mais benéfico para os seus níveis de bem-estar do que qualquer outra coisa.

 

  1. Longevidade

Ser gentil pode literalmente ajudá-lo a viver mais. Todas as propensões da bondade para reduzir o estresse e o impacto do sistema imunológico estão ligados. Isso pode nos ajudar a prevenir doenças como doenças cardiovasculares e diabetes.

 

  1. Baixar sua pressão sanguínea

As estatísticas que mostram os efeitos da solidão no corpo são incompreensíveis. Você sabia que a sensação é tão ruim para o corpo quanto fumar 15 cigarros por dia? É pior para você do que a obesidade? E é provável que aumente seu risco de morrer em 26 por cento? 

É um grande problema na sociedade de hoje, mas a gentileza é uma ótima terapia para a solidão. Em vez de pensar: 'Como estou sozinho? Pense: o que posso fazer pelas outras pessoas hoje?

Há muitas evidências de que pessoas que estão socialmente isoladas vivem vidas mais curtas. Além de 2,5-3 vezes mais probabilidade de morrer prematuramente do que outras pessoas, eles também têm telômeros mais curtos (as capas protetoras no final dos cromossomos que fazem uma diferença em como envelhecemos), pressão arterial mais alta e expressão de genes diferentes quando se trata de inflamação e câncer. 

Esses efeitos biológicos foram reconhecidos como um grande problema de saúde pública.

 

 

 

  1. Menos estresse

Cuidar dos outros pode reduzir nossos níveis de estresse. Zaraska cita o sistema de cuidado do nosso cérebro, cuja existência destaca como a bondade é uma parte evoluída do ser humano.

"É um exemplo de como algo digno de uma citação fofa pode ter efeitos reais no corpo", diz ela. "Nós evoluímos para cuidar da nossa prole, já que bebês humanos são indefesos e temos que ter cuidado extra para garantir que sobrevivam, então temos sistemas extras para garantir que cuidar seja recompensador."

Não se trata apenas dos próprios filhos, mas de outras pessoas, como amigos, parceiros ou vizinhos. Ele ativa a parte de recompensa do cérebro, então queremos dar mais. Também está ligado aos nossos sistemas de amígdala e redução de estresse, o que pode soar contra-intuitivo - especialmente para qualquer pessoa com um bebê pequeno - mas você não pode fornecer bons cuidado quando muito estressado, então é evolutivamente calmante para nossos corpos. 

 

 

  1. Melhora a imunidade

Estudos mostram efeitos palpáveis ​​da gentileza no sistema imunológico, com aumento dos glóbulos brancos, que lutam contra bactérias e vírus, no corpo, em comparação com os de um grupo de controle.

Por exemplo, se você compra café para alguém, você realmente pode ver as mudanças nas células do seu sangue.  

No contexto de 2020, ela explica que "sabemos que quando as pessoas se voluntariam, sua resposta antiviral melhora o nível de proteínas que foram implicadas em Covid mais grave. Não há pesquisas ainda, mas melhora nossa resposta antiviral em geral, então é provavelmente benéfico . "

  

  1. Os ganhos são similares a ter uma dieta saudável 

Em estudos, as pessoas que fazem trabalho voluntário regularmente (aproximadamente uma hora por semana) têm taxas de mortalidade mais baixas e risco entre 22 e 44 por cento, pelo menos tanto quanto uma dieta saudável.

Isso inclui menor risco de mortalidade, pressão arterial e níveis de inflamação. 

  1. Menos tempo no hospital

Bem como o impacto na própria saúde, estudos mostram que é o propósito que a bondade oferece a você que faz uma grande diferença.

Pessoas que sentem que têm um propósito se saem melhores em cuidados preventivos de saúde, como exames de colesterol, exames de Papanicolaou e mamografias. Se você acha que a vida tem um significado, cuide melhor dela.

  

  1. Hormônios da felicidade

Conectar-se com outras pessoas - sendo extremamente gentil com a pessoa que o atende no supermercado ou indo ao banco de alimentos local para ajudar, libera nossos 'hormônios da felicidade'. O voluntariado, por exemplo, pode levar a uma onda de endorfinas (mesmo hormônio da felicidade liberada durante os exercícios) 

Nossos corpos ainda são feitos para ter uma vida social, evoluímos para estar com nossa "tribo" e funcionamos melhor quando estamos cercados por amigos.

Tags

Posts recomendados