Tendências que vão dominar o mercado de beleza e wellness em 2021
Fique de olho nas tecnologias e lançamentos que serão tendências neste ano!
Com a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais rápido e as pesquisas no ramo da beleza e wellness ganhando destaque, as tendências nessas áreas estão se renovando a cada temporada, trazendo opções com resultados seguros, intensos e de grande satisfação para o público. Seja em produtos capazes de desempenhar diversas funções para a pele ou até mesmo tratamentos capazes de auxiliar na hipertrofia, confira 7 tendências que vão dominar o mercado em 2021!
Reforço protetor:
Já não é novidade a importância da aplicação correta de protetor solar diariamente mas, ainda assim pesquisas apontam que muitas pessoas possuem o mal uso do produto. Como uma forma de amenizar os danos causados pelos raios solares, estudos com novas moléculas estão reforçando a proteção contra a radiação, com vitaminas como a E, C e B3 além de moléculas como moléculas como Alistin, Exo-P, SuperOx-C.
“A suplementação também ganha papel de destaque para atuar como reforço nessa luta contra os danos do sol. Ativos como Bio-Arct (antioxidante), FC Oral (anti-inflamatório) e Glycoxil (antioxidante e antiglicante) podem ser usados” explica Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos.
Como destaque o Clarivis NIA 10, da Ada Tina que traz em sua formulação a Niacinamida a 10% combinada ao Ácido Hialurônico de baixíssimo peso molecular.
Cremes hiperpersonalizados:
Encontrar os produtos ideais para a sua pele pode ser uma tarefa realmente difícil, com diversas consultas a dermatologistas e pesquisas mas, em 2021 a hiperpersonalização dos cuidados com a pele (conhecida também como Skin Tech 2.0) estará ganhando cada vez mais destaque. Isso porque é feito um exame que analisa seu material genético e, assim, entender melhor as necessidades de sua pele para oferecer os melhores produtos para ela.
“Através da saliva, os exames analisam o DNA de sua pele e apontam especificidades como propensão à acne ou ao fotoenvelhecimento, nível de sensibilidade e reatividade e até mesmo a capacidade de cicatrização do tecido cutâneo” explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“A vantagem é que eles ajudam o dermatologista a indicar o que é melhor para a pele de cada paciente levando em consideração seu gene, o que faz com que seja possível uma abordagem mais precisa para a rotina de cuidados com a pele de cada um, com produtos e tratamentos específicos para oferecer o que o tecido cutâneo mais necessita”.
Skin fasting:
Com rotinas cada vez mais atribuladas, encontrar espaço para realizar diversas etapas de skincare pode desestimular qualquer um. Mas, skin fasting é a grande tendência de cuidados com a pele para 2021 e inclui apenas três etapas: limpeza, hidratação e fotoproteção. “A pele responde bem a um tratamento direcionado e não a um volume muito grande de produtos aleatórios aplicados sem orientação”, afirma a Dra. Paola.
Para realizar o skin fasting, o ideal é começar lavando o rosto tanto de manhã quanto de noite. Logo em seguida, chegamos à hidratação, etapa que pode concentrar também o tratamento anti-idade, quando alguns ativos com essa função são adicionados ao hidratante no mesmo produto.“Por fim, é hora de proteger a pele. Produtos que aliam ação anti-idade e fotoproteção são excelentes, mas você precisa observar no rótulo se, além do FPS, ele também conta com PPD, para evitar os riscos dos raios UVA” revela a Dra.
Otimização facial:
Como uma opção para quem deseja abandonar o uso de maquiagem e até mesmo de filtro, mas ainda assim adotar uma mudança leve e que mantenha sua essência natural o Litlift está ganhando cada vez mais destaque no mercado. “O tratamento mais adequado para essa otimização geral da face funciona por meio da combinação estratégica de preenchedores e neuromoduladores, todos injetáveis, e feitos em uma sessão de no máximo 30 minutos”, afirma o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
O processo está ganhando tanto destaque que nos Estados Unidos tem até uma hastag “#NoFilterJustFiller. Entre suas vantagens está o rejuvenecimento e melhora geral da aparência.
Foco nas pernas!
Com a falta de exercício e movimentação que a pandemia trouxe para a rotina de muitas pessoas, pode ser que a falta de circulação tenha trazido problemas para a perna, como varizes. Ainda que o tratamento possa parecer assustador para muitos, não há motivo para medo.
“Uma das técnicas mais usadas é o ClaCs (Cryolaser + cryoescleroterapia), que combina o laser transdérmico com escleroterapia com glicose, tratamento adequado para veias menos calibrosas e superficiais na pele. Também pode ser utilizada para vasinhos (as famosas telangiectasias)”, diz a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Fim da dor:
Quando o assunto são procedimentos estéticos, os mais procurados são claro, os menos invasivos, possuindo menos tempo de recuperação e dor. Mas, com a tecnologia em constante evolução diversas opções vantajosas estão surgindo no mercado, com destaque para a rinoplastia preservadora, nova técnica cirúrgica que traz excelentes resultados de forma menos invasiva, com menos inchaço e hematomas, além de tempo de recuperação reduzido.
“A rinoplastia preservadora tem como objetivo corrigir problemas estéticos e funcionais do nariz de maneira menos agressiva que a rinoplastia estruturada, técnica tradicional que, apesar de trazer bons resultados a longo prazo, exige longo período de recuperação e causa dificuldades caso seja necessária uma segunda intervenção”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, que trouxe a técnica de maneira pioneira ao Brasil.
Na rinoplastia preservadora há também menos chances de ocorrerem complicações e, caso seja necessária uma nova intervenção no nariz, a cirurgia é mais simples.
Malhar sem suar:
Para quem deseja alcançar a meta de hipertrofiar e ganhar massa muscular, o uso da tecnologia HI-EMT (Treinamento Eletromagnético Muscular de Alta Intensidade) pode ser o grande aliado nessa missão. Isso porque ele oferece um auxilio nesse processo em sessões de apenas 30 minutos - sem cansaço e sem dor! “Enquanto o dispositivo executa mais de 20 mil abdominais ou agachamentos, é como se o paciente estivesse treinando” explica a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “A tecnologia passa por todas as camadas da pele e da gordura e estimula diretamente o músculo por meio de contrações contínuas e intensas”.
A Dra. revela ainda que segundo estudos “a tecnologia HI-EMT pode aumentar em aproximadamente 15% a espessura do músculo abdominal e promover uma redução média de 19% na camada de gordura subcutânea do abdômen”.
Há quatro protocolos exclusivos, sendo dois para o público feminino e dois para o público masculino, através de seis programas (fases) de treinamento.O tratamento pode ser feito em oito sessões, duas vezes por semana, ou conforme orientação médica, após avaliação do paciente.