Respiração: tudo sobre a nova tendência de wellness
Não há uma forma correta de respiração, entretanto, há algumas técnicas que podem equilibrar o sistema nervoso. Descubra!
Com a rotina cada vez mais intensa, muitas vezes esquecemos a importância de uma respiração controlada. Mas o segredo para um corpo saudável, mente sã e pele ainda mais clean pode estar relacionado com o simples fato de criar a respiração consciente, que se tornou uma das maiores tendências de bem-estar do momento.
Desde os anos 60, a prática de um trabalho respiratório é fortemente usada de modo a melhorar o estado de espírito e saúde. Depois de alguns anos negligenciados, os estudos no ramo voltaram com tudo e, com o novo livro do Dr. Herbert Benson, passaram a ganhar força.
Sua obra fala sobre o poder da respiração para a melhoria da saúde do coração. Mas agora já é sabido que a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estado hormonal e sistema digestivo são todos controlados pelo sistema nervoso autônomo, e, entre estes itens, o único que você pode controlar é a forma que você respira. Fazendo isso, é possível alterar todos os outros pontos relacionados a ele e construir uma melhor condição de saúde.
Não há uma forma correta de respirar, entretanto, há algumas técnicas que podem equilibrar o sistema nervoso
Postura: A postura e a respiração caminham juntas, uma afetando a outra. Por isso, quanto melhor a sua postura, mais espaço você terá em seu dorso, o que dará mais espaço para receber o oxigênio nos pulmões.
Profundidade: A respiração profunda significa que mais oxigênio entra em seu corpo, ou seja, mais energia e maior expulsão de toxinas. Ao usar o diafragma no momento da respiração o movimento natural massageia os órgãos internos, além de ativar o nervo vago, que tem uma espécie de efeito calmante.
Velocidade: Uma das primeiras coisas que acontecem durante o estresse é o aumento da velocidade da respiração, portanto, ao respirar lentamente você envia para o seu cérebro uma mensagem de que está tudo bem, e seu corpo responde a isso.
Ritmo: Estudos feitos pela Dra. Patricia Gerbarg e a Dra. Richard Brown nos Estados Unidos afirmam que 10 minutos de respiração rítmica por dia ajudam a melhorar a saúde do nervo vago, o que é capaz, inclusive, de aumentar a sua expectativa de vida.
Localização: Que parte de seu corpo você usa para respirar? Sua barriga? Suas costas? O uso do diafragma para puxar o ar protege os músculos das costas contra o cansaço.
Consciência: Por ser algo constante, muitas vezes esquecemos a nossa respiração. Mas prestar atenção neste movimento é uma prática que é poderosa, um exemplo disso é a meditação. Quando você se torna consciente de sua respiração você passa a focar no momento, na sua mente e em seu corpo.
Mover-se: diversas técnicas como ioga, qigong, tai chi e dança seguem o ritmo da respiração com seus movimentos.