Alopecia: é possível usar mega hair durante o tratamento?
A alopecia é um problema relacionado à queda excessiva de cabelo, e o uso do mega hair, diferente do que muitos imaginam, pode ser um forte aliado durante o tratamento!
A alopecia é um problema relacionado à queda excessiva de cabelo, e pode, inclusive, ser muito mais comum do que se imagina! Existem diversas variações da alopecia, podendo ela, ser causada por fatores genéticos, emocionais e até mesmo, físicos – principalmente, quando o couro cabeludo não está saudável ou está sofrendo com o atrito causado por tranças e outros procedimentos.
No entanto, o que muitas pessoas não imaginam, é que o mega hair pode ser um forte aliado da mulher durante o período de tratamento da alopecia! A depender da técnica usada para a aplicação do cabelo, a mulher pode passar por seu tratamento mantendo a saúde de seu couro cabeludo e autoestima elevada. Para saber mais sobre o assunto, convidamos a Dra. Luciana Passoni, médica especialista em cabelos e transplante capilar e CEO da Passoni Clinic, para falar com exclusividade sobre o tema:
1- Se eu tenho alopecia ou estou com bastante queda de cabelo, posso colocar mega hair?
Sim, é muito comum pacientes que possuem essa condição colocarem mega hair, principalmente durante o tratamento, no entanto, é de extrema importância se atentar à técnica de aplicação e escolher um bom profissional, já que o peso da extensão pode causar uma tração nos fios, podendo desencadear a alopecia de tração, agravando o caso.
2- O que é alopecia? Quais são os tipos de alopecias e no que elas se diferenciam?
A alopecia é a condição em que ocorre a perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo e em que há a ausência de crescimento dos fios, o que pode ocorrer em diferentes graus. Existe a alopecia androgenética de causa genética que provoca a queda e afinamento dos cabelos e também a alopecia areata, caracterizada pela perda de cabelo ou de pelos formando falhas circulares, que além do fator genético também pode ser causada por estresse ou reações imunológicas a infecções com fungos e bactérias. A diferença encontra-se na causa e na forma em que a perda dos fios acontece. A alopecia androgenética tem causa genética com afinamento e queda distribuída por todo o couro cabeludo, enquanto a alopecia areata pode ser causada por fatores genéticos, estresse ou reações no sistema imunológico geradas por conta de micro-organismos e apresenta falhas circulares.
3- A alopecia tem cura? Qual o melhor tratamento indicado?
A alopecia tem tratamento, há o transplante capilar, mas dependendo do caso e do tipo de alopecia ela também pode ser revertida com tratamentos clínicos. Porém, de toda forma os cuidados devem ser contínuos para que o quadro de calvície não retorne. Para tratar a alopecia é possível adotar muitas combinações e opções de tratamento, sendo a maioria desses tratamentos pouco invasivos e indolores. Por exemplo, temos as técnicas para infundir medicamentos em couro cabeludo como o microagulhamento robótico, o MMP que é a microinfusão de medicamentos na pele, a mesoterapia e também o ultrassom microfocado, uma tecnologia destaque em grandes congressos pelo mundo que pode ajudar a tratar as alopecias. Temos o laser como o erbium e o tulio, que são dois diferentes tipos de comprimentos de onda, há o low level laser therapy, LED vermelho, terapias regenerativas como plasma rico em plaquetas e o plasma rico em fibrina, terapia regenerativa autóloga ou encherto autólogo. Utilizo todas essas tecnologias para realizar os tratamentos sempre avaliando cada caso para escolher as melhores opções. Uma grande novidade nesse tipo de tratamento também é a aplicação de exossomos no couro cabeludo, que é a micropartícula da célula tronco. Vale também destacar a suplementação com minoxidil, ativo clássico para a recuperação do surgimento dos fios e o transplante capilar.
4- O mega hair pode estimular a queda e/ou a quebra capilar?
Isso depende do método de aplicação e do entendimento técnico do profissional que está aplicando. Apesar dele não alterar o ritmo natural de crescimento dos cabelos, o peso e a tração que o Mega Hair causa nos fios pode sim quebrá-lo, e em alguns casos pode até gerar a alopecia de tração, que é um tipo de alopecia muito difícil de reverter. Portanto, o importante é escolher um bom profissional e um método de aplicação que não tracione os fios, além disso, é importante ter uma pausa entre uma aplicação e outra para que o cabelo possa “respirar”.
5- Há uma recomendação de quem pode optar pelo mega hair?
A principal recomendação é consultar seu especialista em cabelos para definirem em conjunto se seu caso permite colocar o mega hair. Tanto quem tem alopecia, quanto quem tem a queda normal de cabelo pode colocar mega hair, mas sempre optando por técnicas que não tracionam muito o fio e por um volume de cabelo não muito pesado.
6- Quais cuidados são indicados para ter cabelos saudáveis usando mega?
Há uma série de cuidados que são indicados para cabelo com mega, dentre eles são: evitar química após a aplicação do mega, nunca dormir com os cabelos molhados, evitar alguns tipos de produtos, como por exemplo shampoos com álcool ou com concentração de queratina, é interessante também utilizar produtos desenvolvidos especificamente para mega hair, apostar na hidratação, principalmente em relação as pontas do cabelo e tomar cuidado na hora de pentear os cabelos, separe o cabelo penteando uma mecha por vez e comece sempre de baixo para cima. Além disso, indico não entrar em piscinas, pois a extensão tem aversão ao cloro, tanto pela durabilidade como pela coloração que pode desbotar ou esverdear e também evitar o calor de secador e chapinha o máximo possível.
7- Há alguma técnica que os especialistas em cabelo acreditam ser mais saudável para os fios?
Sim, existe uma técnica de aplicação chamada “Impercept”, ela é realizada através de uma fita que é colocada rente ao couro cabeludo, dessa forma a extensão não pesa nos fios e não causa tanta tração, evitando a quebra e a queda do cabelo natural, além disso, o resultado é excelente e natural.