Café da manhã saudável: 9 alimentos que não podem faltar
Um café da manhã saudável é muito importante, principalmente se você incluir alguns alimentos específicos na sua rotina matinal. Saiba quais.
Para começar bem o dia, nada melhor que um café da manhã saudável. É nessa hora que devemos ingerir elementos fundamentais para o organismo, e que forneça vários nutrientes necessários para ter mais disposição e bem-estar.
Cada alimento tem suas características únicas e por isso, pedimos para a dra. Marcella Garcez, médica nutróloga, listar 9 alimentos saudáveis e gostosos para você incluir no seu cardápio matinal. Será que você já consome algum deles, vamos conferir?
CAFÉ
O café é uma bebida funcional que tem ótimas quantidades de cafeína, que estimula o sistema nervoso central, ajuda a combater depressão, fadiga física e mental. Na bebida ainda são encontrados mais de 20 compostos bioativos que trazem benefícios à saúde, entre eles o ácido clorogênico, ácido cafeico, kahweol e trigonelina, com propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir disfunções e doenças, desde que consumido logo após o preparo e preferencialmente não adoçado.
OVOS
Fonte proteica de origem animal, os ovos são ricos em vitaminas, vitaminas A, D, E, K, do complexo B, minerais como ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês, selênio e os carotenoides luteína e zeaxantina, quase um polivitamínico natural, que ajuda a combater a anemia, na manutenção das fibras e contração muscular, auxilia na absorção de cálcio e ainda fortalece o sistema imunológico.
AVEIA EM FLOCOS OU FARELO
A aveia é um cereal rico em fibras alimentares, que melhoram o trânsito intestinal, evitando constipação, e estão associadas à diminuição do risco de doenças cardiometabólicas e câncer de cólon. Além de proteínas vegetais, é rica em ferro, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, que garantem a produção de energia pelo organismo e o bom funcionamento do sistema nervoso e hormonal.
BANANA
A banana é uma fruta de elevado valor nutrológico, alto teor de carboidratos, portanto boa fonte de energia, além de vitaminas A, B1, B2 e C e de sais minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio.
MAMÃO
O mamão é fonte de betacaroteno, que é precursor de vitamina A, vitamina C e B2, minerais como cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio, enzima papaína e fibras que auxiliam no processo digestivo. Alem de baixa concentração calórica, pois cada 100g oferecem apenas 43Kcal.
PÃO 100% INTEGRAL
Desde que totalmente integral, ajuda a prolongar a sensação de saciedade e regula o trânsito intestinal pela ação de suas fibras, que são carboidratos resistentes à digestão que colaboram para a prevenção de doenças digestivas e metabólicas.
NOZES E CASTANHAS
Conhecidas como oleaginosas são alimentos funcionais por conter boas quantidades de gorduras boas, monoinsaturadas e poli-insaturadas, com ação antioxidante, cardioprotetora e neuroprotetora.
HOMUS DE GRÃO DE BICO
Opção de proteína vegetal, é uma pasta com várias propriedades e nutrientes benéficos à saúde, além de fonte de proteica, é rico em fibras, ácido fólico cálcio e vitaminas como as B, C, K e antioxidantes, pode ser consumido com pães e torradas.
CUZCUZ DE MILHO
Livre de glúten, o cuscuz feito com flocos de milho, é rico em carboidratos complexos, fibras, vitaminas A, B1, ácido fólico, minerais como ferro, magnésio, zinco e selênio, além de carotenoides, que têm atividade antioxidantes e ajudam a melhorar funções metabólicas e do sistema imune.