Ansiedade: como lidar com ela durante o tratamento de fertilidade
Conversamos com dois experts em reprodução humana e tratamentos de infertilidade para entender como reduzir o stress e a ansiedade nessa fase tão delicada
A trajetória até a maternidade é um momento que pode trazer grandes alegrias. Mas encontrar uma barreira nesse caminho pode trazer diversos impactos físicos e emocionais, causando estresse e até mesmo ansiedade para as pessoas envolvidas. Por isso que o tratamento de fertilidade deve ir muito além dos métodos de reprodução assistida, trabalhando com todos os aspectos biológicos, psicológicos e sociais que podem estar relacionados e associados ao problema.
Como lidar com todas essas questões em um momento tão delicado da vida? A Medicina Tradicional Chinesa, através da acupuntura, está ganhando cada vez mais destaque nessa jornada por trazer uma série de benefícios para o corpo e para a mente. Isso porque um de seus grandes objetivos é tornar os pacientes mais confiantes e preparados para enfrentar o tratamento.
De acordo com o Dr. Matheus Roque, médico especialista em reprodução humana, “todos os pacientes que enfrentam a infertilidade deveriam ter um suporte para os aspectos emocionais envolvidos nesta doença. A infertilidade gera grandes impactos na saúde mental dos pacientes e a adequada avaliação e acompanhamento são fundamentais neste processo”.
A acupuntura pode ajudar na redução do estresse e ansiedade, através da liberação de serotonina e endorfinas para o cérebro, mas além disso, o tratamento está diretamente ligado a diversas outras questões, como o aumento do fluxo de sangue para a região do útero e ovários, podendo facilitar a implantação dos embrião; além da modulação hormonal e da diminuição dos efeitos colaterais das medicações utilizadas durante os tratamentos de infertilidade, tais como irritabilidade, ganho de peso, inchaço, dor de cabeça.
Desde 2002, estudos apontam a eficácia da acupuntura nesta jornada, pois ela influencia o ciclo menstrual e a circulação sanguínea uterina, permitindo assim o aumento das taxas de gravidez.
Ao ser questionada sobre o assunto, Ana Paula Huang, especialista em acupuntura no tratamento da infertilidade revela: “Acreditamos que a mulher deve se conectar ao seu corpo nesse momento através de terapias corpo-mente, como a acupuntura”. “Quando a mente pode engravidar, o corpo segue o mesmo caminho. De fato, essa terapia milenar é o tratamento paralelo mais procurado pelos casais que realizam fertilização in vitro no mundo todo", explica.
Mas enfim, quantas vezes é recomendado fazer o tratamento com acupuntura para mulheres que estão fazendo tratamento para infertilidade? Ana Paula revela que o recomendado são sessões semanais, "sendo uma terapia natural, requer regularidade e reavaliações", explica.
Já em casos de fertilização in vitro, Ana Paula indica o início das sessões entre 2 a 3 meses antes do tratamento “em uma frequência semanal, podendo intensificar as sessões assim que o tratamento iniciar”. Para a fase da transferência de embrião, ela recomenda o protocolo de Paulus “que pode aumentar em até 15-20% as taxas de gravidez, segundo os estudos científicos”.