Covid-19: como curtir o verão 2021 com cuidado?
Saiba como se cuidar para aproveitar a temporada em segurança e livre da Covid-19!
A estação mais esperada do ano pelos brasileiros está chegando e com ela as preocupações com os cuidados com a Covid-19. Se o coronavírus não suporta altas temperaturas e a permanência dele é menor no calor porque afinal, devemos redobrar a atenção com a saúde no verão?
Conversamos com o médico pneumologista Dr. Arthur Feltrin, que atua na linha de frente contra o coronavírus. que explica tudo o que é preciso saber e fazer para aproveitar a temporada em segurança.
-
No verão ainda é importante cuidar da imunidade?
Com certeza. Precisamos cuidar da nossa imunidade o ano todo. No verão as pessoas tendem a se hidratar mais, comer de forma mais leve e saudável e se expor mais ao sol - o que resulta no aumento da vitamina D e, consequentemente, da imunidade.
A diminuição do stress, por conta da prática mais intensa de exercícios físicos no verão, promove sensação de bem-estar e relaxamento que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. A temperatura elevada também faz com que as pessoas optem por frequentar ambientes mais arejados e ventilados, evitando aglomerações e diminuindo o risco de infecções e contaminações.
- É indicado frequentar piscinas e mares?
A água não é um ambiente amigável para o vírus. É possível frequentar piscinas e mares desde que com os cuidados recomendados. Procure sempre manter o distanciamento de no mínimo dois metros entre as pessoas. Evite entrar na água quando tiver um número considerável de indivíduos e aglomerações. Não compartilhe alimentos, bebidas, equipamentos como guarda-sol e cadeiras e brinquedos e sempre que possível faça o uso da máscara e do álcool gel.
- Mudanças de temperaturas podem prejudicar nossa respiração?
Podem e muito. Temperaturas muito altas nas ruas deixam a umidade do ar baixa o que causa dificuldade na hora de respirar. Já o ar condicionado nos ambientes, geralmente com temperaturas amenas, provocam uma mudança brusca de clima e esse feito faz com que o corpo tenha que se adaptar rapidamente.
Quando vamos de um ambiente quente para o frio, a pressão aumenta e pode ocorrer uma crise hipertensiva. Do contrário, por sua vez, do frio para o quente, o sangue fica mais espesso, as artérias se contraem e a pressão tende a cair. O que se agrava muito quando o assunto são os sintomas do coronavírus. No verão, a alternância brusca de temperatura deixa o organismo mais vulnerável, com a imunidade mais baixa, permitindo assim que os vírus e as bactérias típicos de verão ataquem o corpo.
- Como cuidar da proteção da pele e da higiene no verão?
Os cuidados com a pele no verão precisam ser adaptados pois ela sofre alterações nos níveis de hidratação. A maior exposição ao sol, a produção de suor e lavar constantemente as mãos e o rosto, sem a utilização de produtos adequados, podem ter efeitos indesejados como irritações, inflamações, fissuras e acne que são porta de entrada para bactérias e infecções diminuindo a imunidade e permitindo que o corpo fique suscetível a vírus.
Recomendo o uso de protetor solar e de fotoproteção oral, evitar os horários de pico do sol, abusar da ingestão de água, ter uma alimentação leve e saudável e fazer trocas inteligentes de produtos de beleza como substituir o creme por sérum, loções e até mesmo águas termais.