Dia do Orgasmo: alimentos que podem ajudar no aumento do apetite sexual
Hoje, dia 31 de julho, é comemorado o Dia do Orgasmo. No entanto, o que muitos não sabem é que a data começou a ser celebrada em 1999, a partir da iniciativa de algumas sex shops britânicas para diminuírem o tabu sobre o prazer feminino - e claro, aumentarem suas vendas.
Segundo um estudo organizado pelo Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, para as mulheres, infelizmente, a dificuldade de chegar ao orgasmo é um ''problema'' muito mais comum e, conforme o levantamento, cerca de um terço das brasileiras nunca conseguiram. Diversos fatores internos e externos - como culturais, históricos e mentais - influenciam diretamente na jornada das mulheres até o clímax do prazer sexual, assim como a perda da libido que pode ser causada por inúmeros motivos, como estresse e uso de medicamentos.
Porém, mesmo que para as mulheres seja mais difícil e nos dias atuais se fale com muito mais frequência sobre o assunto, o orgasmo ainda é considerado um tema difícil para boa parte da sociedade e, consequentemente, atingir o tão buscado ponto alto do prazer, independente do gênero, pode não ser tão simples quanto parece. Pensando assim, junto de um especialista, separamos alguns alimentos que podem ajudar.
Mitos e verdades sobre alimentos afrodisíacos
Segundo o nutrólogo Allan Ferreira, do Hospital Anchieta de Brasília, poucos alimentos têm ação comprovada para aumentar a libido, até porque existem alguns com uma conotação romântica, como morangos, chocolate e chantilly, que podem estimular a imaginação, contribuindo assim, de maneira indireta. Algumas outras substâncias que promovem sensação de relaxamento e desinibição - e que também possuem a mesma conotação, como um vinho e outras bebidas alcoólicas, por ter um efeito sedativo, podem acabar prejudicando o desempenho sexual.
Castanhas e Nozes
Verdade! As nozes e castanhas ajudam a aumentar o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais e isto contribui para o aumento da libido. Elas são fonte de arginina - aminoácido que estimula o óxido nítrico, capaz de promover maior circulação sanguínea na região do pênis ou do clitóris. A vitamina E presente também contribui para o aumento de fluxo sanguíneo na região dos órgãos genitais. Assim como a niacina - vitamina do complexo B, possui ação vasodilatadora.
Ostras
Mito! Não há estudos que comprovem que as ostras melhoram a libido. O que poderia levar a este benefício é o fato de serem ricas em zinco - mineral responsável pela regulação da testosterona. Porém seria benéfica apenas para paciente com deficiência de zinco.
Chocolate
Mito! Ao contrário do que muitos acreditam o chocolate não ajuda a melhorar a libido. Estudos levantam a hipótese da cafeína e outros estimulantes presentes no chocolate dar um pouco de vigor para quem está cansado, assim, contribuindo para a libido.
Pimenta
Verdade! A ingestão de pimenta gera reações fisiológicas no corpo como, por exemplo, transpiração, aumento da frequência cardíaca e da circulação sanguínea. Este efeito estimulante pode ajudar na excitação e apetite sexual.
Manjericão
Verdade! Apenas pelo seu aroma ele é capaz de melhorar a circulação sanguínea.
Mel
Verdade! Rico em vitaminas do complexo B - necessárias para a produção de testosterona, e em boro - que ajuda o organismo a metabolizar e usar o estrogênio. Estudos sugerem que o mel pode elevar os níveis dos mesmos no sangue.
Mamão
Verdade! O mamão, assim como a semente de anis, é estrogênico, o que significa que ele possui compostos que agem como o estrogênio, o hormônio feminino. Sendo assim, pode ser usado para aumentar a libido da mulher.
Alcaçuz, Canela e Cravo
Verdade! A estimulação olfativa e gustativa ajudam a aguçar nossos sentidos. Usá-los em uma sobremesa ou mesmo para aromatizar, pode ter efeito estimulante na libido.
"Alimentos mais leves e bem temperados, cheirosos, tem seu efeito estimulante, ajudando a aguçar os sentidos", destaca o nutrólogo "carnes leves temperadas com pimenta e/ou gengibre, acompanhados de uma sobremesa com chocolate e morangos, pode ser uma boa pedida", finaliza.